Conecte-se conosco

Educação

PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR FORMA 23 ALUNOS DA ESCOLA SANTA JÚLIA BILLIART

Publicado em

em

Na última quinta-feira, 10/11, aconteceu a formatura de 1ª turma do Projeto Jovem Empreendedor.

Estiveram presentes na oportunidade o Prefeito Fidelvino Menegazzo, Vice Adroaldo Araújo, Secretária de Educação Adineia Rossetto Santin, Secretária de Assistência Social Cecília de Martini Menegazzo, Secretário de Administração Rieli Rossini, Secretário de Fazenda Everton Lorenzoni, Presidente da Câmara de Vereadores Edeval Borcioni professor Anderson do Instituto Manager, equipe da EMEF Santa Júlia Billiart, alunos do projeto e familiares.

Idealizado pela Administração Municipal em parceria com o Instituo Manager, a iniciativa ofereceu aos alunos dos anos finais da escola Santa Julia Billiart mais de 20 cursos com aulas semanais gratuitas em turno inverso, com objetivo principal de ampliar suas capacidades empreendedoras, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho.

Dentro do curso os alunos tiveram aulas de economia, gestão e orientação sobre como criar e gerir seu próprio negócio, tendo inclusive desenvolvido projetos próprios dentro da grade do curso. Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar grandes empresas da região para entender melhor sobre o funcionamento de cada uma e conversar com empresários do município e região.

O Prefeito Fidelvino parabenizou os 23 alunos que receberam o certificado e enfatizou a importância dos investimentos na educação de nossas crianças e jovens. Fidel ainda afirmou que a parceria será mantida para que mais jovens tenham a oportunidade de passar pelo curso.

-PM CONSTANTINA

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

PROFESSOR ACUSADO DE AMEAÇAR ESTUDANTES COM FACA É DEMITIDO

Publicado em

em

Por

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou, nesta terça-feira (2), a demissão do professor Rafael de Freitas Leão, acusado de ter ameaçado estudantes com uma faca e spray de pimenta durante uma confusão com os universitários em outubro do ano passado. O docente alega que se sentiu ameaçado pelos alunos, que estariam, segundo ele, o impedindo de dar aula por causa de uma paralisação estudantil.

A demissão do professor foi publicada na edição desta terça no Diário Oficial do Estado, por meio de portaria. O documento afirma que o professor foi desligado da universidade por descumprir o Estatuto dos Servidores da Unicamp “com uma falta disciplinar gravíssima”.

Em nota, a Unicamp diz que a decisão foi tomada com base no relatório final produzido pela Comissão Processante Permanente, que analisou o caso, e referendado posteriormente pela Procuradoria-Geral da universidade.

– O processo na Comissão Processante Permanente transcorreu conforme determinam as regras internas da universidade, garantindo ao docente todas as possibilidades de exercer a sua ampla defesa – disse a instituição, em nota.

Rafael de Freitas Leão era docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. Ele se graduou, fez mestrado e doutorado em Matemática pela mesma universidade, conforme consta no currículo Lattes do professor.

A defesa de Leão foi procurada, mas afirmou que vai se manifestar nesta quarta (3). O agora ex-docente da Unicamp estava afastado das atividades acadêmicas desde 4 de outubro do ano passado, um dia depois de um desentendimento com estudantes dentro da universidade, no câmpus de Campinas, interior do estado de São Paulo.

Na ocasião, parte dos universitários defendia uma paralisação das aulas em protesto contra a situação das universidades estaduais e em defesa da contratação de mais professores.

Os estudantes dizem que estavam comunicando os professores sobre a decisão da assembleia de paralisação, quando Leão teria avançado sobre eles com um canivete.

Ainda na versão dos alunos, os discentes teriam se aglomerado em frente à porta para impedir que Leão escapasse. Como reação, o servidor espirrou spray de pimenta contra os universitários, e foi contido por seguranças da Unicamp na sequência.

Tanto o professor quanto os alunos foram encaminhados ao 1º DP de Campinas. Em depoimento à polícia, Leão alegou na ocasião que um grupo de alunos entrou na sala e o impediu de ministrar uma aula e, para se defender, teria utilizado uma faca e um spray de pimenta. Ele afirmou também que já tinha sido ameaçado pelos estudantes em outras oportunidades.

O relatório feito pela Secretaria de Vivencia nos Campi, órgão responsável pela segurança do câmpus, confirmou que Leão estava portando uma faca e um spray de pimenta. Com base no documento, a reitoria decidiu instaurar um Processo Administrativo Disciplinar e afastar o professor.

A Polícia Civil investiga o caso por meio de um Termo Circunstanciado (TC) pelo 7° DP de Campinas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o episódio foi registrado como lesão corporal e incitação ao crime, e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

– Os laudos periciais foram encaminhados para análise do Poder Judiciário – disse a pasta em nota nesta terça.

Em manifestação nas redes sociais, o Diretório Central dos Estudantes da Unicamp classificou o desligamento do servidor como “vitória da greve estudantil”.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Educação

OLIMPÍADA DE QUÍMICA TEM ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÃO

Publicado em

em

Por

A USP está com inscrições abertas para a edição 2024 da Olimpíada de Química de São Paulo, competição de conhecimentos destinada a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. A primeira etapa consiste no envio de uma redação que deve debater o tema “Química no combate às Fake News”. Inicialmente com inscrições até 15 de março, a iniciativa gratuita teve as inscrições prorrogadas até o dia 25 de março. O processo é feito on-line pelo site app.fuvest.br.

Organizada há 27 anos, a Olimpíada de Química de São Paulo premia e seleciona anualmente dezenas de estudantes para a etapa nacional do evento, que por sua vez é a porta de acesso para a Olimpíada Internacional e para a Olimpíada Ibero-Americana.

De acordo com o professor Mauro Bertotti, do Instituto de Química (IQ) da USP e um dos coordenadores do evento, a Olimpíada de Química de São Paulo tem três grandes objetivos.

“Um deles é demonstrar para os alunos do ensino médio que a química é uma ciência interessante e que ela pode trazer benefícios para a sociedade. O segundo, é identificar alunos que têm facilidade na área e que podem, em uma etapa posterior, participarem da edição nacional e de competições internacionais. O último objetivo é criar um vínculo entre a USP e as escolas paulistas de ensino médio, especialmente as escolas públicas.”

Serão selecionados 150 alunos pelas redações e estes se juntam a outros que participaram de diferentes processos, totalizando cerca de 300 participantes na fase final. Os outros processos podem ser consultados no site da Olimpíada de Química. Aqui.

Fase final

A fase final consiste em uma prova de conhecimentos que será realizada no dia 8 de junho, a partir das 9 horas, no Instituto de Química da USP.

“Ela é feita na forma de vídeo e os alunos precisam descrever o que acontece nos experimentos e elaborar respostas a partir das perguntas formuladas pela banca da Olimpíada de Química”, informa Bertotti.

Os mais bem classificados recebem medalhas e premiações em dinheiro. Serão distribuídas 120 medalhas e 20 premiações em dinheiro, dez para cada categoria – segundo e terceiro ano do ensino médio. Recebem os prêmios o primeiro, segundo e terceiro colocados, alunos e professores de escolas públicas e as mulheres com maior pontuação.

Ao longo do dia, o Instituto de Química oferece diversas atividades para alunos, pais e professores, como palestras, visita aos laboratórios e show de química.

A cerimônia de premiação será realizada no final da tarde do dia 8 de junho, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, campus Butantã da USP.

Escolas públicas

Este ano a Olimpíada de Química de São Paulo desenvolveu diversas ações em prol de alunos de escolas públicas, como o maior número de convocados para a fase final, aula de reforço para os selecionados nesta fase e premiação diferenciada.

Uma das formas de acesso à graduação na USP são as competições de conhecimento. Os participantes desta e de outras competições podem ingressar diretamente sem a necessidade de vestibular. Saiba mais na reportagem do Jornal da USP.

Organizada pelo Instituto de Química (IQ) da USP e pela regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), a Olimpíada de Química de São Paulo conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Pró-Reitoria de Graduação, ambas da USP, da Fuvest e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SÃO PAULO

Continue lendo

Educação

UNIVERSIDADE QUE TEVE ALUNOS NUS EM RECEPÇÃO PODE SER INVESTIGADA

Publicado em

em

Por

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) pode se tornar alvo de investigação na Justiça por causa de uma performance ocorrida na última sexta-feira (8), na qual estudantes veteranos ficaram nus durante o que chamaram de “apresentação artística” para “acolher da melhor maneira possível” os calouros. A iniciativa gerou polêmica tanto na instituição quanto nas redes sociais.

De acordo com o colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que agora é presidida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), deverá solicitar ao Ministério Público Federal (MPF) a abertura de uma investigação sobre o caso. Antes disso, no entanto, Nikolas deve levar o tema aos membros da comissão no Congresso.

Ao comentar a atividade, a FURG disse que a iniciativa fez parte do programa Acolhida Cidadã, que teria como objetivo recepcionar “da melhor maneira possível” os calouros.

Além disso, a instituição alegou que, “devido à mudança de paradigma”, seria necessário “mostrar o contexto da universidade” aos novos alunos, com “uma boa recepção daqueles que já estão inseridos nela”. Não ficou claro, porém, como estaria inserido o contexto da nudez nessa atividade.

PLENO.NEWS

Continue lendo