Conecte-se conosco

Geral

IDOSOS COM 90 ANOS OU MAIS COMEÇAM A SER VACINADOS COM A BIVALENTE EM PORTO ALEGRE

Publicado em

em

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 90 anos ou mais começa nesta segunda-feira (27), em Porto Alegre. Idosos poderão ser imunizados em 37 locais com atendimento entre 14h e 21h, e em 21 postos que ficam abertos até as 17h. Veja abaixo.

  • Atendimento das 14h até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça.
  • Outros 21 postos que ficam abertos até as 17h: Santa Cecília, Panorama, Camaquã, Campo Novo, Nonoai, Moradas da Hípica, Glória, Nossa Sra. de Belém, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Ilha dos Marinheiros, Mato Sampaio, Parque dos Maias, Nossa Sra. Aparecida, Costa e Silva, Rubem Berta, Jardim Itu, Nova Brasília e Vila Ipiranga, além da Moab Caldas e Assis Brasil (até 19 horas) e Shopping João Pessoa (até 16 horas).

O imunizante vinha sendo aplicado somente em idosos e profissionais de saúde de Instituições de Longa Permanência (ILPI).

A abertura de faixas etárias será escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. A ampliação de púbico ocorre após a chegada de novo lote de imunizantes enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aos municípios.

Com a nova remessa, Porto Alegre chega a 53.256 doses de bivalente recebidas, segundo a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital informou que objetivo é reduzir a faixa etária para até 80 anos ainda na próxima semana. Devido ao quantitativo de doses, a abertura de novos grupos até 70 anos irá depender de mais remessas ou doses remanescentes.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto, deverão completá-lo com as vacinas monovalentes.

A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registraram o maior número de casos na última grande onda em todo o Brasil.

-G1 RS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PUTIN DIZ QUE RÚSSIA NÃO ATACARÁ OTAN, MAS JATOS DO OCIDENTE SERÃO ABATIDOS NA UCRÂNIA

Publicado em

em

Por

O presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia não tem planos para nenhum país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e não atacará a Polônia, os Estados Bálticos ou a República Tcheca, mas se o ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia, eles serão abatidos pelas forças russas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 desencadeou a crise mais profunda nas relações da Rússia com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Falando aos pilotos da força aérea russa, Putin disse que a aliança militar liderada pelos EUA se expandiu para o leste, em direção à Rússia, desde a queda da União Soviética, em 1991, mas que Moscou não tem planos de atacar um estado da Otan.

“Não temos intenções agressivas em relação a estes Estados”, disse Putin, segundo uma transcrição do Kremlin divulgada nesta quinta-feira (28).

“A ideia de que atacaremos outro país – a Polônia, os Estados Bálticos e os checos também estão assustados – é um completo disparate. É apenas uma baboseira.”

O Kremlin, que acusa os EUA de lutarem contra a Rússia apoiando a Ucrânia com dinheiro, armas e inteligência, afirma que as relações com Washington provavelmente nunca foram piores.

Questionado sobre os caças F-16 que o ocidente prometeu enviar para a Ucrânia, Putin disse que tais aeronaves não mudariam a situação na Ucrânia.

“Se eles fornecerem F-16, e estiverem falando sobre isso e aparentemente treinando pilotos, isso não mudará a situação no campo de batalha”, disse Putin.

“E destruiremos as aeronaves assim como destruímos hoje tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo vários lançadores de foguetes.”

Putin disse que o F-16 também poderia transportar armas nucleares.

“É claro que, se forem usados ​​em aeroportos de terceiros países, vão se tornar para nós alvos legítimos, onde quer que estejam localizados”, disse Putin.

Os comentários de Putin seguiram-se a comentários feitos no início do dia pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, de que a aeronave deveria chegar à Ucrânia nos próximos meses.

A Ucrânia, há mais de dois anos em guerra total contra a Rússia, tem procurado caças F-16 há muitos meses.

Bélgica, Dinamarca, Noruega e Holanda estão entre os países que se comprometeram a doar F-16. Uma coligação de países prometeu ajudar a treinar pilotos ucranianos na sua utilização.

Conflito com Moscou

A atividade da Otan na Europa Oriental e na área do Mar Negro visa preparar seus aliados para o conflito com Moscou, o que cria riscos adicionais para a segurança da Rússia, disse a agência de notícias RIA citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quinta-feira.

O ministério comentava os planos da Romênia de expandir uma base aérea militar no município de Constança.

(Reportagem de Guy Faulconbridge, em Moscou, e Ron Popeski; edição de Sandra Maler e Michael Perry; com informações adicionais da Reuters)

CNN BRASIL

Continue lendo

Geral

GENERAL CITADO NO CASO MARIELLE É CONFIRMADO COMO NOVO NÚMERO 2 DO EXÉRCITO

Publicado em

em

Por

O general Richard Nunes está confirmado como o novo número 2 do Exército brasileiro. O martelo foi batido durante reunião dos comandantes das forças armadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto.

Richard Nunes foi Secretário de Segurança do Rio de Janeiro em 2018. Assumiu o cargo por indicação do general Walter Braga Netto, então interventor por determinação do ex-presidente Michel Temer.

Foi nessa ocasião que Richard Nunes nomeou o delegado Rivaldo Barbosa como chefe da Polícia Civil do estado. Rivaldo é um dos suspeitos de articular a morte da ex-vereadora Marielle Franco. Foi preso no último domingo (24) junto com os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão.

Nos últimos dias, Lula teria reclamado a aliados sobre a possível promoção do general. Segundo relatos, Richard Nunes chegou a telefonar ao ministro da Defesa preocupado com a repercussão do caso em sua carreira.

A alta cúpula do Exército, no entanto, defendeu o general. Disse que a promoção segue critérios de antiguidade e convenceram o presidente.

Sob reserva, fontes ouvidas pela CNN disseram que outro argumento foi a proximidade de Nunes com o Comandante do Exército, Tomás Paiva e com o general Amaro, do Gabinete de Segurança Institucional.

Para esses militares, a aparição de Richard Nunes como responsável pela indicação de Rivaldo é um fato “incipiente”.

À CNN, o general disse nesta semana que a indicação de Rivaldo não é motivo para constrangimento.

“Não tenho nenhum constrangimento em confirmar isso, haja visto que a indicação seguiu critério de competência técnica, e naquele momento, inclusive, amplos setores da sociedade do Rio de Janeiro entenderam que tinha sido uma ótima escolha”, disse.

CNN BRASIL

Continue lendo

Geral

BOLSONARO FICA À FRENTE DE LULA EM PESQUISA PARA PRESIDENTE

Publicado em

em

Por

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do partido Progressistas (PP), apontou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria numericamente à frente do presidente Lula (PT) na disputa de uma eventual eleição presidencial. O ex-chefe do Executivo aparece com 37,1% do eleitorado, enquanto o petista tem 35,3%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um empate técnico entre os dois. Além de Bolsonaro e Lula, também aparecem no levantamento o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%.

A pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula até mesmo fora da margem de erro em alguns grupos do eleitorado, como homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40,0% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%), além dos votantes com ensino médio (41,9% a 32,3%) ou ensino superior (37,4% a 31,7%).

Apesar de ser cogitado no levantamento, Bolsonaro está proibido atualmente de disputar o próximo pleito presidencial por ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ações por suposto abuso de poder político em dois episódios em 2022: a reunião no Palácio do Alvorada com embaixadores e os eventos oficiais do Bicentenário da Independência.

SOBRE A PESQUISA
O levantamento do instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Os primeiros resultados tinham sido divulgados pelo senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, partido que encomendou a pesquisa.

PLENO.NEWS

Continue lendo