Conecte-se conosco

Agropecuária

Dia Mundial do Café: veja curiosidades da bebida que virou cultura e história no Brasil e no mundo

Publicado em

em

O café está enraizado na cultura e no comportamento brasileiro e global. Seja quente ou gelado, o famoso cafezinho está presente em mais de um momento do dia. Não é à toa que é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado neste 14 de abril, o Correio do Povo separou algumas curiosidades que integram a história da bebida

Um pastor de cabras africano pode ter sido o responsável pela descoberta do café

O café veio da África, mais precisamente da Etiópia. O responsável por descobrir seu uso/consumo seria um pastor de cabras africano, com a ajuda de um monge. Depois, a Europa foi quem difundiu o consumo da bebida pelo globo. 

De acordo com a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen no ano de 575 d.C, o pastor Kaldi enquanto cuidava do seu rebanho observou que as cabras ficavam cheias de energia após mastigarem os frutos de coloração amarelo-avermelhada.

Apesar de ser considerada uma lenda, registros históricos indicam que foi nesta época que a exploração de diferentes possibilidades de consumo do café começou a se difundir. Na Etiópia, por exemplo, o fruto era consumido, mastigado, preparado como chá e até fermentado. 

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Depois dos norte-americanos, os brasileiros são os que mais consomem café no mundo. A diferença para os Estados Unidos é de 4,7 milhões de sacas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil consumiu 21,3 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Este volume representa 41,8% da safra de 2022, que foi de 50,9 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mas é de longe o maior produtor do grão

Se no consumo o Brasil ocupa a vice-liderança, na produção e exportação dispara na frente: é responsável por cerca de um terço da produção mundial. Esse status se mantém por mais de 150 anos. Em 1850, o país já era o maior produtor mundial com 40% da produção. A cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, era considerada a capital do café do mundo.

Hoje, os Estados Unidos e a Europa são os principais destinos do grão brasileiro. O produto é o 5º na pauta de exportação nacional, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O café já foi proibido em alguns países

A segunda bebida atualmente mais ingerida no mundo já foi considerada perigosa em alguns países. Isso porque era considerada estimulante, e deixar uma população acordada poderia causar transtornos. Sob este argumento ele foi proibido na Turquia no século 14, com pena de seis meses de prisão para quem fosse pego no flagra. 

No século 16, o governador de Meca mandou fechar todos os espaços de venda e consumo de café, com penas severas para quem fosse visto bebendo ou comercializando o grão. O perigo, neste caso, estava nas cafeterias onde os homens se reuniam para tomar café e falar sobre política e filosofia. 

Café leva o Brasil aos Jogos Olímpicos de 32

Dois episódios marcaram o ano de 1932: a Grande Depressão e os Jogos Olímpicos de 1932, nos Estados Unidos. Assolado pelas consequências da crise, o presidente Getúlio Vargas apostou na venda do café para financiar a ida de atletas para Los Angeles, na Califórnia. Para driblar a longa e cara viagem, os atletas embarcaram em um navio com milhares de sacas do grão do café. O intuito era vender o produto nos portos por onde passaram e, assim, garantir a participação do país na décima edição dos Jogos Olímpicos. A meta não foi batida e apenas 67 dos 82 atletas desembarcaram para competir.

-correio do povo

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agropecuária

NÃO-ME-TOQUE SEDIA FEIRA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

Publicado em

em

Por

Até a próxima sexta-feira (6), Não-Me-Toque, pequeno município de 18 mil habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul, é o foco do agro com a 24ª feira Expodireto.

+ Confira as últimas notícias de Agro

Trazendo novas tecnologias para o setor, geração de negócios, pesquisa e serviços de campo, a Expodireto é um ponto de encontro para a inovação e o avanço tecnológico.

Em um passeio pelos 130 hectares do Parque da Cotrijal, com entrada gratuita, os visitantes têm acesso às mais recentes inovações agrícolas, maquinários de ponta, soluções sustentáveis e práticas agrícolas eficientes.

+ Leia as colunas de Alessandra Bergmann

A edição deste ano conta com cerca de 500 expositores, sendo considerada uma grande vitrine do agronegócio do futuro.

E por que a Expodireto Cotrijal é tão importante?

Ela é a maior feira de agricultura de precisão da América Latina, ou seja, ela traz principalmente máquinas, equipamentos de lavoura, tecnologia artificial que ajuda o produtor rural a produzir numa mesma quantidade de terra, muito mais alimentos, com muito mais sustentabilidade ambiental.

Ou seja, num espaço de terra, onde caberia apenas uma semente, com a tecnologia, é possível plantar quatro, e ainda, por um sistema computadorizado, perceber cada necessidade do pedaço da terra, se precisa mais água, mais nutrição para a semente crescer. Muitas fábricas de máquinas com essa tecnologia estão em Não-Me-Toque.

Esse mesmo sistema de escaneamento que é feito na terra e na planta, pudesse ser feito no corpo.

A tecnologia agrícola, é hoje uma das mais avançadas no mundo. Feiras como esta servem para orientar produtores e os próprios consumidores sobre estas inovações, que acontecem a todo o tempo, em máquinas, nos laboratórios, na semente, na genética.

Tudo para garantir a saúde humana e do meio ambiente.

Na área internacional, é grande a expectativa pela presença maciça de delegações estrangeiras, de pelo menos 18 países, como Rússia, Estados Unidos, Alemanha e Emirados Árabes Unidos, com especial atenção para a China.

Serão entre 50 e 60 pessoas do país asiático, entre expositores, importadores, representantes de empresas. A expectativa é de muitos – e bons – negócios, visto que a China é a principal compradora dos produtos agrícolas gaúchos.

A feira, realizada desde o ano 2000, é promovida e organizada pela Cotrijal, a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, que conta com oito mil associados e 600 funcionários.

O evento deve receber mais de 320 mil visitantes durante cinco dias, só de estacionamento são 12 mil vagas.

Tudo isso também abre oportunidades em outros setores, fora do parque, como de alimentação e rede hoteleira. Como falei, Não-Me-Toque tem apenas 18 mil habitantes, então a cidade e toda a região “ferve” com tanto movimento.

SBT NEWS

Continue lendo

Agropecuária

EM EVENTO DO AGRO BOLSONARO É OVACIONADO POR MULTIDÃO

Publicado em

em

Por

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ovacionado ao participar de um evento do agro na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (5). O ex-chefe do Executivo está em terras gaúchas acompanhado dos deputados federais Tenente Coronel Zucco (PL-RS) e Bibo Nunes (PL-RS).

Ao desembarcar no Rio Grande do Sul, Bolsonaro foi recebido por uma multidão de apoiadores no Aeroporto da cidade de Passo Fundo. De lá, ele seguiu de carro até Não-Me-Toque, onde pessoas subiram até em cima de tratores para tentar enxergar o líder conservador e ovacioná-lo. No município, o líder conservador participou da Expodireto Cotrijal.

Quando o ex-presidente chegou ao local da exposição no alto de uma caminhonete, a multidão entoou gritos de “mito, mito” e cantos como “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão”. O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que recebeu Bolsonaro na sede da cooperativa, disse que nunca viu tamanha comoção em 24 edições da feira.

A organização do evento informou que esta terça registrou um recorde histórico de público em um único dia de feira, com 135 mil visitantes. Até então, o maior número de pessoas em um único dia da Expodireto Cotrijal tinha sido no terceiro dia de evento no ano passado, com 91,2 mil visitantes.

A feira recebe expositores focados nas áreas de tecnologia e negócios direcionadas para o agronegócio. O objetivo do evento é aproximar os produtores do meio digital para ampliar as oportunidades de mercado. A Expodireto Cotrijal vai até o dia 8 de março.

RETORNO PARA PASSO FUNDO
Nesta quarta (6), Bolsonaro retornou para Passo Fundo, onde se reuniu com pré-candidatos a prefeito e vereadores da região. O líder compartilhou um vídeo que mostrou a recepção que recebeu de uma multidão no Parque de Exposições da cidade

PLENO.NEWS

Continue lendo

Agropecuária

ATRASO NO PLANTIO DA SOJA E PERDAS 50% NO TRIGO SÃO PROJEÇÕES DA CONAB PARA A SAFRA 2023/2024 NO RS

Publicado em

em

Por

Com variação mínima em relação ao mês passado, o 3º Levantamento de Safra publicado na manhã desta quinta-feira estima que o Brasil deverá colher 312,3 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2023/2024, volume 2,4% inferior ao da safra passada. O decréscimo é atribuído a dois fatores climáticos: pouca chuva e muito calor na nos estados do Centro-Oeste, e excesso de precipitações no Rio Grande do Sul que, além de causar perdas na colheita do trigo, está atrasando os plantios de verão, em especial a soja.

“Estamos atentos e redobraremos o monitoramento das áreas produtoras. O comportamento do clima este ano é o fator mais determinante para as culturas que estão em plantio e em desenvolvimento, em função do El Niño. Além disso, os atrasos no plantio da soja abrem incertezas para o milho 2ª safra”, pondera o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.

A pesquisa mensal projeta aumento de 7,5% no volume de arroz que deve ser colhido nesta safra, podendo chegar a 10,79 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, reconhece que o Rio Grande do Sul, maior produtor do alimento, está vivendo problemas pontuais em razão das enchentes que se registram no Estado. Também no Rio Grande do Sul, a Conab destaca as dificuldades que o excesso de chuvas estão causando para soja, cujo semeadura está bem abaixo do mesmo período do ano passado.

A estimativa da Conab é de que o país colha 160,2 milhões de toneladas de soja e 118,53 milhões de toneladas de milho. A perda estimada para o trigo no Rio Grande do Sul é de 49,5%, o que deve representar um volume colhido de 2,98 milhões de toneladas contra os 5,73 milhões colhidos na safra passada.

Fonte: Correio do Povo

Continue lendo