Geral
Mulher é agredida pelo ex e forçada a entrar em carro após fazer denúncias contra ele no litoral de SP
Publicado em
3 semanas atrásem

Uma mulher de 24 anos alega ter sofrido uma tentativa de sequestro pelo ex-marido, de 27, em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (19) mostram o homem forçando a vítima a entrar em um carro. A jovem havia registrado um boletim de ocorrência (BO) contra ele minutos antes, por sofrer ameaças pelo telefone (veja o vídeo acima).
O caso aconteceu na Avenida Pedro Lessa, no bairro Embaré. A vítima, que prefere não ser identificada, contou ao g1 ter sido surpreendida pelo homem ao sair de um carro, após uma corrida por aplicativo. Ela disse que foi seguida por ele, que dirigia outro veículo, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade até o local, onde entregaria o próprio currículo em um comércio.
Câmeras de monitoramento flagraram o momento em que o homem, que não teve o nome divulgado, saiu de um carro branco, cruzou a esquina a pé e, segundos depois, voltou segurando a mulher nos braços.
Ele tentou forçar a vítima a entrar no veículo, mas não conseguiu. No vídeo, o homem aparece tentando empurrar a mulher para dentro do carro, pela porta do passageiro, enquanto ela resiste. A mulher tenta se desvencilhar, se jogando no chão e depois tentando se levantar ao ser jogada em direção ao banco.
Rapidamente, pessoas que passavam pela rua percebem o que estava acontecendo e retiram a vítima do local. É possível ver que o agressor ainda discute com parte das pessoas que estão passando, quando a mulher já não aparace mais nas imagens. Por fim, o ex-marido da jovem entra novamente no automóvel e foge subindo a calçada. A situação durou aproximadamente dois minutos.
“Quando eu vi [o ex-marido], já sabia das intenções dele”, relatou a vítima. “Pensei: ‘não posso deixar que ele me coloque dentro desse carro, pois não sei o que acontecerá comigo depois’. Me joguei no chão e fiz de tudo para impedir, até que alguém veio me ajudar”.
A mulher disse que, na ocasião, o ex-marido levou o celular e a carteira de identidade dela. A vítima acrescentou que o homem pegou à força todos os boletins de ocorrência que ela registrou contra ele e que haviam sido levados até a DDM na última denúncia.
Nas imagens, é possível ver que ele retorna ao veículo com uma pasta na mão. O g1 não localizou a defesa do homem até a última atualização desta reportagem.
-G1
Geral
Lula: recursos para educação e saúde são investimento, não gasto
Publicado em
3 dias atrásem
02/06/2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (2) que os valores repassados a áreas como educação e saúde não configuram gasto, mas investimento. Durante evento na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, nesta sexta-feira (2), ele disse não haver, em todo o mundo, um país que cresceu e se desenvolveu sem antes investir na educação.
“Se a educação é a base de tudo, tomei a decisão de que, no nosso governo, quando se fala em fazer universidade, creche, escola, a gente não pode mais utilizar a palavra gasto. A palavra tem que ser investimento”, disse.
“É uma inversão que a gente precisa fazer. Para a elite dominante desse país, tudo que é benefício é gasto. Saúde é gasto. Ora, a saúde é um baita de um investimento. Todo mundo sabe o quanto custa uma pessoa doente aos cofres do Estado. E o quanto pode produzir, trabalhar e aprender uma pessoa que está com plena saúde.”
Crítica à Selic
Logo em seguida, o presidente voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros, a Selic, fixada pelo Banco Central. “Gasto é a gente pagar 13,75 [% ao ano] por juro para o sistema financeiro desse país”, disse. “Isso é gasto. O restante é investimento”, completou.
No último dia 19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendeu a diminuição da Selic. Ele avaliou que o país está pronto para iniciar um ciclo de queda nos juros e criticou a decisão do BC em manter a Selic em patamar elevado.
“Nós achamos que há espaço para começar um ciclo [de queda nos juros] mas, enfim, tem uma equipe técnica ali [no Comitê de Política Monetária do Banco Central] que está formada, e que nós procuramos respeitar.”
-agência brasil
Geral
Homem embriagado furta ônibus e deixa estragos significativos, em Soledade
Publicado em
3 dias atrásem
02/06/2023
Na noite desta quarta-feira, 31/05, ocorreu um incidente envolvendo um homem visivelmente embriagado que furtou um ônibus e causou colisões em vários veículos, além de colidir com um poste na Av. Farrapos, em Soledade.
O incidente aconteceu aproximadamente às 20h30min. De acordo com informações obtidas no local do acidente, o ônibus estava estacionado na Rua 20 de Setembro antes de ser furtado. Após a Escola Polivalente, o veículo atingiu diversos carros até finalmente parar ao colidir com um poste na esquina da Av. Farrapos com a Rua Cel. Ferreira.
A Brigada Militar respondeu à ocorrência e o homem responsável pela condução do ônibus foi encaminhado à DPPA de Soledade para o registro da ocorrência. Os veículos atingidos sofreram danos significativos. Após os procedimentos necessários, o homem foi preso.
A Corporação de Bombeiros e o Samu também estiveram presentes no local, mas felizmente ninguém ficou ferido.
-portal tchê
Geral
Condenada a 27 anos de prisão mulher que matou filho recém-nascido e escondeu corpo em lixeira no RS
Publicado em
3 dias atrásem
02/06/2023
O Tribunal Júri condenou a 27 anos de prisão em regime fechado a mulher acusada de matar o filho recém-nascido por asfixia e esconder o corpo do bebê em uma lixeira, nesta sexta-feira (2), em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério Público do RS (MPRS), responsável pela denúncia, ela teria escondido a gravidez e realizado o parto escondido no banheiro de casa. O caso aconteceu em 2017.
A Defensoria Pública do RS, que defende a acusada, afirmou que o processo corre em segredo de Justiça e que vai se manifestar apenas nos autos.
A sentença foi dada pelo juiz de Gilberto Pinto Fontoura, da 1ª Vara Criminal do município. A mulher foi condenada a 24 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso, que dificultou a defesa da vítima), e 3 anos por ocultação de cadáver.
A sessão iniciou às 9h de quinta (1), no Fórum de Tramandaí. Durante o julgamento, foram ouvidas quatro testemunhas, uma delas em comum entre defesa e acusação.
O crime
O caso começou a ser investigado em junho de 2017, quando catadores encontraram o recém-nascido morto e restos de placenta, em uma sacola plástica, dentro de uma lixeira. Após uma necropsia, foi confirmado que o bebê, de sexo masculino, nasceu com vida e foi morto por asfixia. A mãe teria colocado uma bucha de papel na boca do filho, rompendo as vias aéreas da criança.
Segundo informações do MPRS, a mãe do bebê utilizava cintas abdominais, shorts com extensão abdominal e protetores de seios, para esconder do companheiro e dos familiares a gravidez. Em 11 de junho de 2017, por volta das 23h, ao entrar em trabalho de parto, ela foi até o banheiro da residência onde morava com o companheiro e os sogros e deu à luz ao bebê.
De acordo com a denúncia, após matar a vítima, ela colocou o bebê e a placenta em uma sacola plástica e deixou no armário do banheiro. Para evitar os barulhos e eventual choro do bebê, ligou o secador de cabelos e o chuveiro. No dia seguinte, a mulher ocultou o cadáver do filho, deixando ele em uma lixeira.
-g1


PROGRAMA INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 27/05/2023

Residência é destruída por incêndio, em Estação/RS

Morador de Passo Fundo que colocou R$ 20 mil no lixo relata que dinheiro era utilizado para despesas do casal

Homem embriagado furta ônibus e deixa estragos significativos, em Soledade

Onça-parda é localizada em propriedade no interior de Panambi

Lula: recursos para educação e saúde são investimento, não gasto

Homem embriagado furta ônibus e deixa estragos significativos, em Soledade

Condenada a 27 anos de prisão mulher que matou filho recém-nascido e escondeu corpo em lixeira no RS

Relator libera julgamento de ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
