Conecte-se conosco

Geral

CANADÁ: INTELIGÊNCIA DIZ QUE CHINA CAPTURA DADOS PELO TIKTOK

Publicado em

em

O diretor dos serviços de inteligência do Canadá, David Vigneault, disse que o TikTok faz parte de uma estratégia “do governo chinês para adquirir” dados pessoais de seus usuários e acrescentou que desencoraja fortemente seu uso.

Vigneault, diretor do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança (CSIC), afirmou em uma entrevista à emissora pública canadense “CBC” nesta sexta-feira (17) que “está claro” que a popular rede social foi projetada para disponibilizar os dados de seus usuários às autoridades chinesas.

Ele explicou que, embora esses dados pareçam inofensivos porque muitos usuários do TikTok são jovens, a China está pensando no futuro.

– Se, por qualquer motivo, alguém se tornar um alvo da China, eles terão muitas informações sobre essa pessoa – disse Vigneault.

Vigneault fez um alerta de que a China desenvolveu uma grande capacidade computacional e está trabalhando em projetos de inteligência artificial usando os dados capturados por sua tecnologia avançada.

– O objetivo final é sempre proteger os interesses do Partido Comunista chinês. E, desse ponto de vista, por diferentes motivos, é uma ameaça ao nosso modo de vida – acrescentou.

Na semana passada, o CSIC divulgou seu relatório anual, que dedicou atenção especial às ameaças vindas da China, Rússia, Irã e Índia.

Ironicamente, a única menção ao TikTok no relatório refere-se à prisão de Zakarya Rida Hussein pelos serviços de segurança canadenses por postar vídeos relacionados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico na rede social.

Mas o jornal disse que a China aprovou novas leis que exigem que os cidadãos chineses em todo o mundo ajudem os serviços de inteligência de seu país.

No final do ano passado, o governo canadense realizou uma análise de segurança nacional dos riscos apresentados pelo TikTok que ainda não foi concluída.

Em fevereiro de 2023, o governo canadense proibiu os funcionários federais de acessar o TikTok a partir de telefones celulares oficiais, pois representava um risco “inaceitável” para sua privacidade e segurança.

*EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

WALL STREET FECHA EM ALTA COM APOSTA DE REDUÇÃO DOS JURUS NO FED

Publicado em

em

Por

Wall Street fechou em alta nesta sexta-feira e os índices S&P 500 e Dow Jones atingiram recordes intradiários, com apostas de que o Federal Reserve reduzirá a taxa de juros em setembro, enquanto grandes bancos caíram após divulgarem resultados mistos.

Algumas das empresas mais valiosas do mercado se recuperaram após terem caído na sessão anterior. A Apple e a Nvidia subiram mais de 1% cada uma.

O S&P 500 e o Dow Jones subiram para recordes históricos antes de desfazerem grande parte desses ganhos no fechamento.

O lucro do segundo trimestre do JPMorgan Chase foi impulsionado pelo aumento das taxas bancárias de investimento. Entretanto, as ações do maior banco do mundo caíram 1,2%.

O Wells Fargo recuou 6% depois que a instituição não atingiu as estimativas para a margem financeira, enquanto o Citigroup cedeu 1,8%, apesar de ter registrado um aumento na receita do segmento de banco de investimento.

O índice de bancos do S&P 500 perdeu 1,5%.

O Dow Jones subiu 0,62%, para 40.000,90 pontos. O S&P 500 avançou 0,55% para 5.615,35 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 0,63%, para 18.398,45 pontos,

Na semana, o S&P 500 subiu 0,9%, o Nasdaq avançou 0,2% e o Dow Jones teve alta de 1,6%.

Com os índices de ações sendo negociados próximos a recordes, investidores estão apostando em um forte crescimento dos lucros de empresas além da Nvidia e de outros pesos pesados que se beneficiaram do crescimento explosivo da computação de inteligência artificial.

“O apelo temático da história da IA ainda está muito presente”, disse Zachary Hill, chefe de gerenciamento de portfólio da Horizon Investments. “Só precisamos ver uma inflexão no crescimento dos balanços do restante do mercado, e isso é algo que estaremos observando com bastante atenção nas próximas semanas.”

Operadores estão apostando em uma chance de 94% de um corte nos juros em setembro, acima dos 78% de uma semana atrás, de acordo com o FedWatch da CME.

CNN BRASIL

Continue lendo

Cultura

BORDADOS A MÃO E DIAMANTES: A PRODUÇÃO DA NOIVA DO ´´MAIOR CASAMENTO DO ANO´´

Publicado em

em

Por

Anant Ambani, filho do homem mais rico da Índia, e a herdeira farmacêutica Radhika Merchant, deram início à sua cerimônia oficial do matrimônio nesta sexta-feira (12). O casamento dos dois acontece até domingo (14) e contará com diferentes tipos de eventos durante todo o final de semana. Para a sua produção, a noiva optou por um vestido com bordados a mão, além de joias de diamantes usadas por outros membros da família anteriormente.

As grifes publicaram a produção da noiva em seus perfis nas redes sociais, onde explicaram mais sobre a composição do look e joias.

Segundo Rhea Kapoor, as joias usadas por Radhika são compostas de pedras preciosas, como esmeralda e diamantes. Elas são herança de família, sua avó, mãe e irmã usaram eu seus devidos casamentos.

A roupa vem, primeiramente, de uma interpretação do “Panetar”, uma tradição das noivas se vestirem de vermelho e branco no casamento.

“O conjunto de corte Zardozi em marfim consiste em um ghagra (saia) em camadas com uma segunda peça destacável, um véu de cabeça de cinco metros e um ombro de tecido dupatta (espécie de lenço). O ghagra brilha com três bordas vermelhas”, descreve o perfil.

A publicação ainda revela os diferentes tecidos utilizados para a composição. “Seu acabamento é o melhor amálgama de Naqshi, Saadi e Zardozi, bordado simetricamente à mão em intrincadas botinhas florais ricamente decoradas com pedras, lantejoulas, tamba tikkis e um toque de Resham vermelho”.

A roupa é completada com uma dupatta de ombro vermelha totalmente bordada que eleva a silhueta com seu drama máximo”, descreve o perfil.

O casamento, descrito como o “maior do ano” na Índia, se tornou altamente popular nos últimos meses. Os eventos pré-cerimônia oficial trouxeram, inclusive, apresentações dos cantores Justin Bieber e Rihanna.

CNN BRASIL

Continue lendo

Geral

AVIÃO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA APÓS MULHER MORDER COMISSÁRIO

Publicado em

em

Por

Uma confusão gerada pelo comportamento descontrolado de uma passageira levou pilotos de um voo nos Estados Unidos a realizar um pouso de emergência. A mulher chegou a morder um dos comissários de bordo e arrancar um pedaço da camisa dele com a boca.

O episódio ocorreu na última terça-feira (9), durante o voo 762 da United Airlines entre Miami e Newark. A briga se iniciou no final do corredor da aeronave e teria como motivo o uso do banheiro.

– Ela [a passageira] aparentemente atacou verbalmente e depois fisicamente uma família na parte de trás do avião depois de não poder ir ao banheiro em um momento – relatou um passageiro ao jornal Daily Mail.

– As crianças gritavam, mas não tão alto quanto ela… Lembro-me de quando costumava agir assim aos 2 ou 3 anos, quando não tomava sorvete – criticou.

Além de gritar, a mulher também desferiu socos contra outras pessoas, incluindo passageiros e tripulantes. Quando foi contida e teve as mãos atadas, ela mordeu o ombro de um comissário e rasgando parte do uniforme dele com os dentes.

Ainda contida pela equipe da aeronave, a passageira foi levada até um assento para aguardar o pouso de emergência. Neste momento, ela se limitou a ataques verbais.

– As pessoas estão me gravando. Não voem de United Airlines. Essas pessoas têm um problema de comportamento, elas não fazem seu maldito trabalho (…) Senhora velha. Com quem você está falando, senhora velha? Volte para a Rússia.

Cerca de uma hora após a decolagem, o avião pousou em Orlando. A mulher foi tirada da aeronave escoltada por policiais. A viagem somente foi retomada duas horas após a parada de emergência.

PLEO.NEWS

Continue lendo