Conecte-se conosco

Geral

VENEZUELA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ELEIÇÃO DESTE DOMINGO

Publicado em

em

Milhões de venezuelanos deverão ir às urnas neste domingo (28) naquela que muitos consideram as eleições mais importantes do país desde que o líder Nicolás Maduro chegou ao poder, há mais de uma década.

A votação coloca o autoritário Maduro, que teve níveis sem precedentes de pobreza e emigração do país, contra Edmundo González Urrutia, um avô quieto e amante dos pássaros que obteve forte apoio apesar de ser a terceira escolha da oposição depois que seus dois candidatos preferidos foram proibidos de concorrer.

Mas os especialistas alertam que o resultado da votação pode ser questionado. Maduro tem o hábito de se agarrar ao poder: o seu governo é há muito acusado de fraude eleitoral e as eleições de 2018 foram consideradas ilegítimas por uma aliança de 14 nações latino-americanas, o Canadá e os Estados Unidos.

O populista e o ex-diplomata

Maduro, que assumiu o manto do movimento populista chavista após a morte do seu antecessor Hugo Chávez em 2013, procura o seu terceiro mandato consecutivo de seis anos no cargo. A sua última eleição foi amplamente boicotada pela oposição. A Organização dos Estados Americanos descreveu essa votação como uma “farsa” e observou que foi realizada “com uma falta geral de liberdades públicas, com candidatos e partidos ilegais, e com autoridades eleitorais desprovidas de toda credibilidade, sujeitas ao poder executivo”.

Nos eventos de campanha deste ano – geralmente alegres e cheios de dança – Maduro chamou os seus oponentes de “fascistas” e “manipuláveis”, depois de afirmar que eles privatizariam as indústrias petrolífera e de saúde do país e “dariam a nossa riqueza”.

No entanto, sob a sua liderança, a Venezuela assistiu a um rápido colapso da sua democracia e quase oito milhões dos seus habitantes fugiram do país. A inflação disparou e a escassez de alimentos espalhou-se à medida que o país sofria “o maior colapso econômico de um país sem conflitos em quase meio século”, como afirmou o Fundo Monetário Internacional.

González Urrutia, um ex-diplomata, concorre como candidato por uma coalizão de oposição conhecida como Plataforma Unitária Democrática. Entre as suas prioridades está o controle da inflação, que atualmente se situa nos 64% ao ano, e a restauração da confiança nas instituições de poder do país, como o poder judicial, que atualmente é atormentado por simpatizantes de Maduro. No entanto, não forneceu um roteiro sobre como convenceria um governo autoritário a renunciar voluntariamente ao controle e a liderar uma transição democrática.

Nas últimas semanas, os seus eventos ao lado de María Corina Machado, a líder carismática da coligação da oposição que foi proibida de concorrer à presidência no início deste ano (juntamente com a sua parceira Corina Yoris), atraíram grandes multidões, incluindo setores da população que têm sido leais ao chavismo há muito tempo.

O casal prometeu construir um país que possa acolher os milhões de venezuelanos que partiram em massa nos últimos anos devido ao desespero econômico. Outros candidatos também concorrem, mas têm apoio mínimo e a principal oposição os considera aliados do governo.

Segundo Oswaldo Ramírez, diretor geral da ORC Consultores, a oposição encontrou apoio em “quase todos os cantos do país”.

“A energia eleitoral está de volta às ruas da Venezuela”, afirmou. “Nunca, desde o início desta era política, a oposição teve uma intenção de voto que a favorecesse tão amplamente”.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

QUEDA DE HELICÓPTERO MATA CASAL EM SP, FILHA E PILOTO SOBREVIVEM

Publicado em

em

Por

Um helicóptero caiu na noite desta quinta-feira (16), em Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira (17). O piloto, além de uma menina de 12 anos, que estava com os pais na aeronave, foram resgatados com vida. O pai e a mãe da adolescente, no entanto, acabaram morrendo no acidente.

Em entrevista à TV Globo, o sargento Pelegrini, do Helicóptero Águia da PM, primeiro a chegar no local e fazer o resgate dos sobreviventes, disse que tanto o piloto quanto a menina foram resgatados conscientes. Os agentes chegaram ao local por meio do sinal de celular de uma das vítimas.

– Iniciamos o giro em cima da aeronave e avistamos uma pessoa tentando sair da área de mata. Optamos por pousar para tentar de alguma forma ajuda-lo. Adentramos a área de mata, ele informou que era o piloto, e que tinha lá três vítimas. E que a menina, que tinha passado a noite com ele no local, ela estava bem e direcionou para onde nós deveríamos ir – disse.

Ainda segundo o sargento, o piloto estava bastante abalado e, assim que foi resgatado, pediu água.

– Ele estava muito abalado, passou a noite em uma área ruim, muito úmida. Local de difícil acesso, ele já perdeu energia durante a noite e ainda gastou muita energia tentando sair daí – relatou o sargento.

Por conta do ocorrido, houve a interdição da Rodovia dos Bandeirantes no trecho do km 30 para o pouso de um helicóptero de resgate.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Economia

APÓS CRISE, GOVERNO DECIDE ACABAR COM A FISCALIZAÇÃO DO PIX

Publicado em

em

Por

Diante da crescente insatisfação em torno das novas regras de fiscalização do Pix, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou, nesta quarta-feira (15), que o governo Lula (PT) desistiu da medida por ora.

De acordo com Barreirinhas, a gestão federal vai revogar a Instrução Normativa 2.219/2024, que ampliou as regras de fiscalização das operações financeiras e que havia passado a valer no início deste ano.

– É para evitar judicialização e mentiras que a Receita Federal está tomando a atitude de revogar [a norma]. O advogado-geral da União, Jorge Messias, vai falar como vamos chegar nos autores das fake news. Tudo isso para resguardar as pessoas – declarou em coletiva de imprensa ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depois de participar de reunião no Palácio do Planalto.

Na ocasião, ele afirmou que nos últimos dias “pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando muita gente no Brasil, causando pânico principalmente na população mais humilde e desacreditando em um instrumento de pagamento muito importante no dia a dia das pessoas”.

Na sequência, Barreirinhas disse que o dano causado pela polêmica é “continuado” e, por isso, ele decidiu revogar o ato “em um primeiro momento”.

– Essa revogação se dá por dois motivos: um deles é tirar isso que virou, infelizmente e tristemente, uma arma nas mãos desses criminosos inescrupulosos. E a segunda razão é não prejudicar o debate e a tramitação do ato que vai ser agora anunciado pelos ministros – adicionou.

O ato mencionado por Barreirinhas é uma Medida Provisória (MP) que o governo vai assinar a fim de, segundo a equipe econômica, reforçar os princípios de gratuidade e de sigilo bancário da utilização do Pix.

Barreirinhas prometeu que haverá novos “rounds” pela frente e que essa luta “vai continuar”.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Economia

NÚMERO DE TRANSAÇÕES DE PIX TEM MAIOR QUEDA DESDE O LANÇAMENTO

Publicado em

em

Por

Em meio à enorme repercussão da nova regra da Receita Federal que amplia o controle do Fisco sobre as informações relacionadas às operações financeiras, o Pix – um dos mecanismos que serão rastreados – sofreu sua maior queda na quantidade de transações desde o lançamento, em novembro de 2020.

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Globo com base nos dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central, a quantidade de operações no Pix entre 4 e 10 de janeiro somou 1,250 bilhão, uma queda de 10,9% ante o mesmo período de dezembro.

Antes dessa forte queda, a maior redução das operações tinha acontecido em janeiro de 2022, quando as transações em Pix tinham caído 7,5% na comparação com o mês anterior. Os dados dos primeiros dias de cada mês são importantes justamente por serem do período que concentra o maior volume de transferências, já que inclui as datas em que a maioria dos salários é paga.

A redução nas transações por Pix no primeiro mês do ano parece refletir o temor explicitado por parte da população nas últimas semanas nas redes sociais: de que a nova regra que amplia o rastreamento das operações financeiras no país pode fazer com que a tributação alcance um número maior de pessoas e empresas, especialmente os negócios informais e autônomos.

PLENO.NEWS

Continue lendo