Conecte-se conosco

Geral

PF ENCONTRA MENSAGEM DE RAMAGEM COM ORIENTAÇÕES PARA BOLSONARO QUESTIONAR URNAS

Publicado em

em

Na esteira da investigação sobre a chamada “Abin Paralela”, a Polícia Federal encontrou mensagem do ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem com questionamentos sobre as urnas eletrônicas.

Segundo fontes ligadas à investigação, uma mensagem apresenta orientação de como o governo Bolsonaro poderia fazer ataques ao sistema eleitora. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo é confirmada pela CNN.

Os dados estariam armazenadas no e-mail do então diretor da Agência Brasileita de Inteligência. Ainda não sabe se o conteúdo chegou a ser enviado a algum destinatário.

Também constaria nos arquivos crítica à postura de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa das urnas eletrônicas.

Nesta quinta-feira (25), a CNN antecipou que a força policial havia encontrado novas evidências que podem justificar pedidos de prisão preventiva. Os dados foram obtidos nos aparelhos eletrônicos do hoje deputado federal.

Os agentes da investigação avaliam agora se os elementos justificam a inclusão de Ramagem em investigações em curso pela força policial sobre ataques a urnas eletrônicas.

A Polícia Federal planeja, para as próximas semanas, novas operações no rastro dos desdobramentos da chamada “Abin Paralela”.

A expectativa inicial era de que o relatório fosse concluído em agosto. No entanto, novos dados obtidos por meio de mandados de busca e apreensão adiaram a conclusão da investigação.

Para agentes policiais, o depoimento de mais de seis horas de Ramagem não foi satisfatório.

Na última fase da operação, promovida neste mês, foram presos Mateus de Carvalho Sposito, ex-funcionário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o empresário Richards Dyer Pozzer, o influenciador Rogério Beraldo de Almeida, o policial federal Marcelo Araújo Bormevet e o militar do Exército Giancarlo Gomes Rodrigues.

A Policia Federal pretende inclusive ouvir novamente os cinco presos, já que Ramagem citou Bormevet e Giancarlo como responsáveis pelas atividades clandestinas.

Na força policial, há, inclusive, a expectativa sobre um acordo de delação premiada tanto com Bormevet como com Giancarlo. As defesas de ambos, no entanto, negam.

CNN já havia informado que a expectativa da Polícia Federal é de um indiciamento do vereador Carlos Bolsonaro e de Ramagem, que é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro.

CNN tenta contato com Ramagem e Bolsonaro, mas ainda não teve retorno.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

QUEDA DE HELICÓPTERO MATA CASAL EM SP, FILHA E PILOTO SOBREVIVEM

Publicado em

em

Por

Um helicóptero caiu na noite desta quinta-feira (16), em Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira (17). O piloto, além de uma menina de 12 anos, que estava com os pais na aeronave, foram resgatados com vida. O pai e a mãe da adolescente, no entanto, acabaram morrendo no acidente.

Em entrevista à TV Globo, o sargento Pelegrini, do Helicóptero Águia da PM, primeiro a chegar no local e fazer o resgate dos sobreviventes, disse que tanto o piloto quanto a menina foram resgatados conscientes. Os agentes chegaram ao local por meio do sinal de celular de uma das vítimas.

– Iniciamos o giro em cima da aeronave e avistamos uma pessoa tentando sair da área de mata. Optamos por pousar para tentar de alguma forma ajuda-lo. Adentramos a área de mata, ele informou que era o piloto, e que tinha lá três vítimas. E que a menina, que tinha passado a noite com ele no local, ela estava bem e direcionou para onde nós deveríamos ir – disse.

Ainda segundo o sargento, o piloto estava bastante abalado e, assim que foi resgatado, pediu água.

– Ele estava muito abalado, passou a noite em uma área ruim, muito úmida. Local de difícil acesso, ele já perdeu energia durante a noite e ainda gastou muita energia tentando sair daí – relatou o sargento.

Por conta do ocorrido, houve a interdição da Rodovia dos Bandeirantes no trecho do km 30 para o pouso de um helicóptero de resgate.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Economia

APÓS CRISE, GOVERNO DECIDE ACABAR COM A FISCALIZAÇÃO DO PIX

Publicado em

em

Por

Diante da crescente insatisfação em torno das novas regras de fiscalização do Pix, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou, nesta quarta-feira (15), que o governo Lula (PT) desistiu da medida por ora.

De acordo com Barreirinhas, a gestão federal vai revogar a Instrução Normativa 2.219/2024, que ampliou as regras de fiscalização das operações financeiras e que havia passado a valer no início deste ano.

– É para evitar judicialização e mentiras que a Receita Federal está tomando a atitude de revogar [a norma]. O advogado-geral da União, Jorge Messias, vai falar como vamos chegar nos autores das fake news. Tudo isso para resguardar as pessoas – declarou em coletiva de imprensa ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depois de participar de reunião no Palácio do Planalto.

Na ocasião, ele afirmou que nos últimos dias “pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando muita gente no Brasil, causando pânico principalmente na população mais humilde e desacreditando em um instrumento de pagamento muito importante no dia a dia das pessoas”.

Na sequência, Barreirinhas disse que o dano causado pela polêmica é “continuado” e, por isso, ele decidiu revogar o ato “em um primeiro momento”.

– Essa revogação se dá por dois motivos: um deles é tirar isso que virou, infelizmente e tristemente, uma arma nas mãos desses criminosos inescrupulosos. E a segunda razão é não prejudicar o debate e a tramitação do ato que vai ser agora anunciado pelos ministros – adicionou.

O ato mencionado por Barreirinhas é uma Medida Provisória (MP) que o governo vai assinar a fim de, segundo a equipe econômica, reforçar os princípios de gratuidade e de sigilo bancário da utilização do Pix.

Barreirinhas prometeu que haverá novos “rounds” pela frente e que essa luta “vai continuar”.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Economia

NÚMERO DE TRANSAÇÕES DE PIX TEM MAIOR QUEDA DESDE O LANÇAMENTO

Publicado em

em

Por

Em meio à enorme repercussão da nova regra da Receita Federal que amplia o controle do Fisco sobre as informações relacionadas às operações financeiras, o Pix – um dos mecanismos que serão rastreados – sofreu sua maior queda na quantidade de transações desde o lançamento, em novembro de 2020.

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Globo com base nos dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central, a quantidade de operações no Pix entre 4 e 10 de janeiro somou 1,250 bilhão, uma queda de 10,9% ante o mesmo período de dezembro.

Antes dessa forte queda, a maior redução das operações tinha acontecido em janeiro de 2022, quando as transações em Pix tinham caído 7,5% na comparação com o mês anterior. Os dados dos primeiros dias de cada mês são importantes justamente por serem do período que concentra o maior volume de transferências, já que inclui as datas em que a maioria dos salários é paga.

A redução nas transações por Pix no primeiro mês do ano parece refletir o temor explicitado por parte da população nas últimas semanas nas redes sociais: de que a nova regra que amplia o rastreamento das operações financeiras no país pode fazer com que a tributação alcance um número maior de pessoas e empresas, especialmente os negócios informais e autônomos.

PLENO.NEWS

Continue lendo