O deputado federal João Daniel (PT-SE) publicou em suas redes sociais, na sexta-feira (10), uma foto em que aparece ao lado de Basem Naim, porta-voz da ala política do grupo militante palestino Hamas.
Naim já ocupou cargos no governo palestino comandando o ministério da Saúde e dos Esportes.
Na legenda da publicação, o parlamentar brasileiro escreveu que Israel comete “atrocidades” contra a Palestina e que o conflito é uma “guerra injusta”.
“O Brasil faz um importante papel nessa luta contra as atrocidades que o Estado de Israel tem cometido contra a Palestina com essa guerra injusta que o mundo todo está assistindo”, afirmou João Daniel. “Seguimos na defesa pela liberdade do povo palestino.”
A foto, publicada junto com outros registros feitos pelo deputado, foi tirada na 1ª Conferência Global Anti-Apartheid pela Palestina, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.
Segundo o Comitê Diretivo Anti-Apartheid Sul-Africano, o evento recebeu mais de 250 ativistas de dezenas de países.
A proposta da conferência foi a de “reunir movimentos sociais, líderes inter-religiosos e comunicadores de todo o planeta para definir estratégias de mobilização e enfrentamento ao apartheid promovido por Israel contra o povo palestino”.
A CNN entrou em contato com o deputado João Daniel, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
*Supervisão de Marcos Rosendo
CNN BRASIL