Conecte-se conosco

Geral

BRASIL TEM RECORDE DE ESTUPRO EM 2023

Publicado em

em

Em 2023, o Brasil bateu recorde de casos de estupros e estupros de vulneráveis. Foram registrados quase 84 mil ocorrências, um aumento de 6,5% em relação a 2022. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta quinta-feira (18), mostram que uma pessoa é vítima do crime a cada seis minutos.

Em comparação com a série histórica, os casos quase duplicaram. Em 2011, foram registradas cerca de 44 mil ocorrências, número que cresceu 91,5% no ano passado.

O perfil das vítimas é composto por meninas (88,2%), negras (52,2%), de no máximo 13 anos (61,6%) e em 84,7% das vezes os agressores são familiares ou conhecidos, que cometem a violação nas próprias residências das vítimas (61,7%). As vítimas de até 17 anos compõem 77,6% de todos os registros, segundo o estudo.

Onde ocorre a violência

  • Residência – 61,7%
  • Via pública 12,9%
  • Área rural – 2,5%
  • Sítios e fazendas – 1,1%
  • Estabelecimento comercial/ financeiro – 2%
  • Hospital – 1,4%
  • Outros – 18,4%

Veja piores taxas de estupro no Brasil

A taxa média nacional de estupros e estupros de vulnerável foi de 41,4 por 100 mil habitantes. Veja os estados com as maiores taxas isoladas para cada 100 mil habitantes:

  • Roraima – 112,5
  • Rondônia – 107,8
  • Acre – 106,9
  • Mato Grosso do Sul – 94,4
  • Amapá – 91,7

Os municípios foram analisados pela primeira vez para esse tipo de análise do FBSP. Os com maiores taxas para cada 100 mil habitantes são:

  • Sorriso (MT) – 113,9
  • Porto Velho (RO) – 113,6
  • Boa Vista (RR) – 101,5
  • Itaituba (PA) – 100,6
  • Dourados (MS) – 98,6

Estupro de vulnerável

O relatório aponta que, de todas as ocorrências verificadas em 2023, 76% correspondem ao crime de estupro de vulnerável, tipificado na legislação brasileira como a prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com vítimas menores de 14 anos ou incapazes de consentir por qualquer motivo, como deficiência ou enfermidade.

O estudo registrou a taxa de 233,9 casos para cada 100 mil habitantes de estupros de crianças e adolescente na faixa de 10 a 13 anos. A taxa quase seis vezes superior à média nacional. No caso de bebês e crianças de 0 a 4 anos, a taxa de vitimização por estupro chegou a 68,7 casos por 100 mil habitantes, 1,6 vezes superior à média no país.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EM PROPOSTAS DE DELAÇÃO, VORCARO CITOU MINISTRO DO GOVERNO LULA

Publicado em

em

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nas propostas de colaboração premiada apresentadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). Segundo relatos atribuídos ao banqueiro, teriam sido realizados repasses não declarados à campanha de Silveira ao Senado nas eleições de 2022.

De acordo com informações ligadas às investigações, reveladas pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o ministro seria o único integrante do primeiro escalão do governo Lula mencionado nas minutas de delação entregues por Vorcaro. O ex-banqueiro teria afirmado que cerca de R$ 20 milhões foram destinados à campanha do então candidato do PSD em Minas Gerais por meio de caixa 2.

As propostas de colaboração, no entanto, enfrentam resistência entre investigadores. Integrantes da PF e do Ministério Público Federal avaliam que os relatos apresentados até agora não trazem detalhes suficientes para comprovar os fatos narrados. Entre os pontos apontados como frágeis está a ausência de informações sobre eventuais contrapartidas relacionadas aos supostos repasses.

Procurado, Alexandre Silveira não se manifestou sobre o conteúdo da delação. Pessoas próximas ao ministro afirmam que ele não mantinha relação com Vorcaro durante o período eleitoral de 2022 e consideram a acusação sem fundamento. Naquele ano, Silveira disputou a reeleição ao Senado por Minas Gerais com apoio da chapa encabeçada por Alexandre Kalil ao governo do estado. Ambos perderam.

Registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apontam doações oficiais à campanha de Silveira feitas por Daniel Vorcaro ou por seu cunhado, Fabiano Zettel, apontado como operador financeiro do empresário.

Apesar disso, Silveira e Vorcaro foram vistos juntos em ocasiões posteriores. O ministro participou, por exemplo, de uma reunião realizada com o banqueiro no Palácio do Planalto em dezembro de 2024, que contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do então ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ex-ministro Guido Mantega e de Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central.

Em abril, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo também registrou a presença de Silveira em um encontro na residência de Vorcaro, em Belo Horizonte, durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, ou seja, algumas semanas antes da reunião no Planalto.

Até o momento, as propostas de colaboração de Daniel Vorcaro não foram homologadas. As negociações seguem sob análise da PGR e da Polícia Federal, que avaliam a consistência das informações apresentadas pelo empresário.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

Constantina presente em capacitação sobre gestão de resíduos sólidos

Publicado em

em

O Município de Constantina esteve representado no evento “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da FAMURS, nesta quarta-feira (10), em Lajeado/RS.

Representando o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Vande Madaloz participou da capacitação, que reuniu gestores e servidores municipais para debater temas relacionados à organização dos serviços de coleta, destinação adequada de resíduos, sustentabilidade, planejamento de políticas públicas e alternativas para o aprimoramento da gestão ambiental nos municípios.

A participação no encontro reforça o compromisso da Administração Municipal com a qualificação técnica dos servidores e com a busca constante por soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Continue lendo

Educação

DESAFIO, CONHECIMENTO E SUPERAÇÃO!

Publicado em

em

Os alunos da Escola Santa Júlia Billiart estão participando da 1ª fase da OBMEP 2026 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Nesta etapa, estudantes do 6º ao 9º ano colocam à prova seus conhecimentos, raciocínio lógico e dedicação aos estudos. A competição é realizada em duas fases, sendo que os melhores colocados avançam para a etapa seguinte.

A expectativa é grande, pois os alunos classificados para a 2ª fase poderão conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, reconhecimentos que destacam o talento e o esforço dos participantes.

A Escola Santa Júlia Billiart já tem motivos de sobra para se orgulhar! Em 2025, o estudante Henrique Zanela Schutz levou o nome da escola ainda mais longe ao conquistar a Medalha de Ouro em nível nacional, tornando-se referência e inspiração para os demais colegas.

Parabenizamos todos os participantes pela dedicação e desejamos muito sucesso nesta jornada. Que esta experiência seja mais um passo rumo a grandes conquistas!

Continue lendo
Sair da versão mobile