Conecte-se conosco

Geral

MINISTRO DO STJ MANDA TIRAR PRESA TRANS DE PRESÍDIO DE HOMENS

Publicado em

em

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, determinou que uma mulher transgênero seja transferida do presídio masculino para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Na decisão, o ministro levou em consideração, entre outros fundamentos, a Resolução 348/2020 do Conselho Nacional de Justiça, que assegura à população LGBT+ o direito de ter observada a sua autodeclaração de gênero para definição do local de cumprimento da pena.

As informações foram divulgadas pelo STJ.

A presa chegou a ser transferida para a penitenciária de mulheres por causa de sua identidade de gênero, mas acabou solicitando o retorno para a prisão masculina, o que foi deferido judicialmente.

Posteriormente, ela voltou a pedir a remoção para a ala feminina, mas o requerimento foi negado pela Vara de Execuções Penais do DF.

A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O tribunal considerou incabível o novo pedido em razão da quantidade de vezes que a presa foi transferida entre os presídios masculino e feminino, “o que afetaria a estabilidade e a segurança das unidades prisionais”.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, relator do habeas corpus no STJ, destacou que a Resolução 348/2020 do CNJ estabelece que a decisão sobre o local de cumprimento de pena de pessoa LGBT+ deve considerar a preferência dela sobre o local de custódia.

O relator citou precedentes do STJ (entre eles o HC 894.227) no sentido de que “é ilegal colocar uma presa trans em presídio destinado a homens quando a pessoa tiver manifestado desejo de cumprir a pena em estabelecimento feminino”.

Ainda segundo Reynaldo, “o fato de a presa ter sido transferida inicialmente para o presídio feminino e não ter se adaptado não é justificativa válida para negar a solicitação de nova transferência”.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

Câmara de Vereadores prestigia formatura de curso de auxiliar de cozinha

Publicado em

em

Por

Na noite de quarta-feira (03), o Presidente da Câmara Municipal de Constantina, Ari Giacomini, e o vereador Luiz Fernando Luza prestigiaram a formatura do curso de Auxiliar de Cozinha, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Senac.

A cerimônia ocorreu no CRAS, no Bairro São Roque, e marcou a conclusão de 50 horas de formação, finalizadas com sucesso por nove mulheres, que agora estão ainda mais preparadas para o mercado de trabalho.

A Câmara Municipal reforça seu apoio a iniciativas que incentivam a qualificação profissional, geram novas oportunidades de renda e fortalecem as famílias do município.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

A Câmara Municipal de Constantina reforça seu compromisso com o uso responsável dos recursos públicos.

Publicado em

em

Por

As diárias de viagens realizadas por vereadores e servidores são concedidas exclusivamente para atividades oficiais: cursos de capacitação, reuniões, audiências e funções essenciais ao trabalho parlamentar.

Tudo é feito com base em normas claras, respeitando critérios legais e buscando sempre o melhor custo-benefício para os cofres públicos.

Transparência é nossa obrigação. Fiscalizar é seu direito.

Quer saber mais?

Todos os detalhes das diárias e documentos comprobatórios estão disponíveis no Portal da Transparência e na matéria completa no site da Câmara, clique e acompanhe.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 05/07/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo
Sair da versão mobile