Conecte-se conosco

Geral

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Publicado em

em

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

GOVERNO LULA UTILIZA VACINAS DESATUALIZADAS CONTRA A COVID

Publicado em

em

Por

No Brasil, as doses de vacinas contra o Covid-19 estão desatualizadas. O motivo é a espera do Ministério da Saúde por um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de receber a versão mais recente dos imunizantes, que foram adquiridos numa compra de quase 60 milhões de unidades.

Atualmente, as doses disponíveis nos postos de saúde são direcionadas para a cepa da Ômicron XBB.1.5. Os imunizantes foram desenvolvidas no final de 2023 e receberam o aval para uso no país no início de 2024.

Em abril de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a atualização para a cepa JN.1, que é a mais prevalente no momento – orientação que foi seguida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2024.

A Anvisa já autorizou versões atualizadas da vacina para a JN.1, em novembro de 2024, mas apenas para as que são produzidas pela Pfizer e pela Moderna.

O contrato vigente do Ministério da Saúde para aquisição de doses contra a Covid-19, após licitação feita em novembro de 2024, é com a Zalika Farmacêutica para recebimento da vacina Covovax, desenvolvida pela Novavax, que ainda não tem a versão para a JN.1 aprovada no país. As informações são do jornal O Globo.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

SOBREVIVENTES DE NAUFRÁGIO NO RJ PEDIRAM AJUDA PELAS REDES SOCIAIS

Publicado em

em

Por

Os passageiros de uma lancha que naufragou no último sábado (1°), em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro, registraram todos os passos do ocorrido e fizeram pedidos de ajuda em postagens publicadas nas redes sociais. Todo o grupo, composto por 18 passageiros e pelo condutor, foi resgatado por outras embarcações. Apenas uma idosa foi encaminhada ao hospital.

Um vídeo publicado na web mostrou os passageiros na água esperando por socorro. Fotos com pedidos de ajuda também foram postadas nas redes. Posteriormente, em outro vídeo, os passageiros registraram que tinham conseguido ser resgatados. O caso ocorreu próximo à Praia Rasa, em Búzios.

De acordo com a página Folha de Búzios, o marinheiro da embarcação disse que a lancha “foi atingida por uma onda grande na popa que iniciou o naufrágio”. Já o primeiro marinheiro a chegar ao local do naufrágio, identificado como Vittorio Lima, disse que, assim que soube do caso, iniciou as buscas pelas vítimas.

– Na ocasião, o Luiz, pescador da Armação, nos informou sobre o naufrágio. Logo, assim que pude, eu, que estava no centro, comecei as buscas pelas vítimas. Quando passei pela beirada da praia fazendo as buscas, avistei pessoas com coletes salva-vidas boiando. Eles começaram a apitar e, naquele momento, concluí a busca. Fui o primeiro a chegar e resgatar dez pessoas – disse.

A Marinha do Brasil informou que, assim que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) tomou conhecimento do caso, na tarde do último sábado, enviou uma equipe ao local do ocorrido para prestar apoio e apurar as informações. No entanto, quando as equipes chegaram ao local, o resgate já havia sido feito e todos estavam sem ferimentos.

– A DelCFrio destaca que a embarcação estava com a documentação em dia, o condutor era habilitado e não houve registro de poluição hídrica. Ainda assim, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades – disse a Marinha.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Cultura

CLAUDIA RAIA SE PRONUNCIA APÓS CRÍTICAS POR DAR VIBRADOR À FILHA

Publicado em

em

Por

A atriz Claudia Raia se manifestou na manhã desta quarta-feira (29), após ser criticada por dar um vibrador à sua filha Sofia quando ela tinha 12 anos – atualmente ela tem 22. No Instagram, a artista disse que sua fala “foi tirada de contexto”.

– Sempre incentivei o diálogo aberto com meus filhos sobre todos os assuntos, incluindo educação sexual, de forma respeitosa e apropriada para cada idade. Como mãe, minha prioridade sempre foi criar um ambiente de confiança e informação. No entanto, entendo que cada família tem sua própria forma de lidar com esses temas, e respeito isso – finalizou a atriz.

No dia 20 de janeiro, Claudia deu uma entrevista ao programa Goucha no canal TVI de Portugal e comentou sobre o presente ao defender a importância do autoconhecimento.

– Quando a Sofia fez 12 anos, eu dei um vibrador para ela e disse: “Vá se investigar, vai saber do que você gosta”. É fundamental se conhecer desde cedo – disse ela.

Nas redes sociais, a artista foi bastante criticada por internautas após ter a fala viralizada na internet. O sentimento de revolta foi ecoado no programa Fofocalizando, do SBT. Durante o episódio desta terça (28), a apresentadora Cariúcha criticou a artista por sua fala.

– Criança brinca de boneca, criança não tem que se meter com vibrador. É o fim dos tempos – queixou-se.

A fala também repercutiu no mundo da política. O deputado estadual Lucas Pavanato (PL-SP) publicou em seu X, o antigo Twitter, um forte depoimento sobre o tema.

– Não há palavras para descrever o quão imundo isso é. Antigamente, as meninas recebiam bonecas. Quando te perguntarem o que é feminismo, mostre este vídeo – afirmou.

O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) denunciou Claudia Raia para a Polícia Civil de São Paulo pelo suposto crime de “exposição de conteúdo inadequado a menores de idade”, previsto no artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

– A noticiada, Claudia Raia, como figura pública amplamente reconhecida e influente na sociedade brasileira, utilizou-se de seu prestígio e visibilidade em uma rede pública de televisão para relatar condutas que podem configurar crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal – diz a notícia-crime.

– Essa atitude, além de ser imprudente, configura um perigo social, pois incentiva outros pais e responsáveis a adotarem práticas similares, em afronta direta à legislação vigente e à moralidade pública. Essa exposição em rede pública reforça a necessidade de uma atuação enérgica das autoridades para coibir discursos que incentivem a violação de direitos infantojuvenis e para prevenir danos irreparáveis à sociedade – completa.

A denúncia ainda pede a instauração de um inquérito, uma intimação para a atriz prestar depoimento e o envio dos autos para o Ministério Público.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo