O relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no Congresso, deputado Danilo Forte (União-CE), criticou a quantidade de vetos do presidente Lula ao texto. “90% do que foi vetado foi acordado com o próprio governo”, disse hoje em entrevista à CNN.
O que ele disse:
Forte afirmou que “a tesoura funcionou de forma muito desequilibrada”. Segundo ele, o “partido do governo votou de forma favorável à grande maioria das matérias vetadas pelo presidente”.
O relator criticou a atuação da Casa Civil no tema. “O pessoal da Casa Civil não quis ter muito trabalho em separar e vetou tudo automaticamente”, disse.
Os vetos contribuem para aumentar a pressão do Congresso sobre o governo, disse. “Essa relação precisa ser harmonizada, o governo tem que ter uma preocupação maior”, destacou. Os vetos à LDO se somam à MP da reoneração da folha de pagamentos, que também desagradou os parlamentares.
Com isso, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), terá mais trabalho neste início de ano, avaliou. “Vai aumentar o trabalho do ministro Alexandre Padilha, sem sombra de dúvida vai ter uma sobrecarga”, disse.
“O governo precisa ter cuidado com sua postura para não criar uma contradição entre o que é votado no Congresso e o que é desejo do poder executivo. Se a gente quer fazer um governo de frente ampla tem que dialogar.”
Deputado Danilo Forte (União-CE)
O que Lula vetou?
Lula validou a LDO aprovada pelo Congresso, mas fez 34 vetos ao texto original. Três desses vetos foram em relação a um calendário que impõe prazos para o pagamento de emendas parlamentares — gastos que têm o destino decidido por deputados e senadores.
UOL