Conecte-se conosco

Geral

CPI PADRE JULIO LANCELLOTTI: VEREADOR PERDE APOIO MAS DIZ TER VOTOS

Publicado em

em

O vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União) afirma que tem o número de votos suficientes para conseguir aprovar a abertura da CPI que mira o padre Julio Lancellotti.

O que aconteceu:
“O número de 28 vereadores é baixo e temos esse apoio”, disse Rubinho ao UOL. Para que a CPI seja aberta, precisa passar pelo plenário com 28 votos a favor.

Sete políticos anunciaram que vão retirar seu apoio. Isso ocorreu após a repercussão de que a CPI poderia atingir o padre.

Inicialmente, a CPI visa investigar ONGs que atuam na Cracolândia. Após protocolar o pedido, Rubinho afirmou que vai mirar também no padre Julio — o que não está especificado no texto do requerimento.

Na base aliada, que apoia o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o sentimento é de que não há clima para instalação da CPI. A impressão geral é que a forma como o processo foi conduzido (com alarde em torno da figura do padre Julio) atrapalhou, ainda que a investigação sobre as ONGs fosse válida.

Vereadores dizem acreditar que colégio de líderes vai barrar o avanço do pedido. Caso isso aconteça, o requerimento não deve ir a votação na Câmara.

“Todos sabiam do conteúdo”, diz Rubinho, sobre o requerimento para abertura de CPI. Ele frisa que, uma vez incluídas, assinaturas não podem ser retiradas do documento — embora admita que “dois ou três” vereadores que assinaram já lhe informaram que não devem apoiar a criação da comissão.

O requerimento foi protocolado no ano passado com mais de 19 assinaturas, o mínimo previsto segundo o regimento interno. O texto agora deve ser analisado pelo colégio de líderes, que retoma as atividades após o recesso legislativo; só depois é que vai ao plenário.

A Câmara retoma atividades em fevereiro. A primeira reunião do colégio de líderes acontece no dia 6.

Retirada de apoio é simbólica, mas dificulta avanço:
Requerimento já foi protocolado, e anunciar retirada da assinatura é apenas simbólico. Apesar de ao menos sete vereadores terem mudado de opinião sobre a CPI, não há efeito prático até o momento.

Os vereadores que divulgaram a retirada do apoio são:

Milton Ferreira (Podemos);
Beto do Social (PSDB);
Sidney Cruz (Solidariedade);
Nunes Peixeiro (MDB);
Thammy Miranda (PL);
Xexéu Tripoli (PSDB);
e Sandra Tadeu (União Brasil)

O recuo significa que esses parlamentares não devem dar voto favorável à criação da comissão no plenário, caso o texto chegue até lá. A decisão da proposta avançar depende da vontade política dos líderes de partidos e do presidente da Casa, o vereador Milton Leite (União).
A tendência é que a proposta fique na fila, assim como outras CPIs já protocoladas para este ano. A Casa vai escolher três comissões para iniciar os trabalhos no primeiro semestre de 2024.

O que dizem os envolvidos:
´´Esclareço que não pertenço a nenhuma organização da sociedade civil ou organização não governamental que utilize de convênio com o poder público municipal.´´
-Padre Julio Lancellotti, em nota divulgada nas redes sociais

´´Fui o primeiro a retirar o apoio ao requerimento, pela questão do padre Julio. Não assinei com o objetivo de que ele fosse um dos alvos da investigação.´´
-Sidney Cruz (Solidariedade), vereador da base aliada

´´Se o requerimento for a votação, será um vexame para a Câmara.´´
-Eliseu Gabriel (PSB), vereador da oposição.

´´Com relação à CPI do vereador Rubinho Nunes, fui enganado, pois assinei para uma CPI sobre ONGs, não especificamente sobre o Padre Julio Lancellotti.´´
-Beto do Social (PSDB), vereador da base aliada

´´Entendo que o escopo da CPI requerida é propor uma investigação sobre as ONGs que trabalham na Cracolândia. Não tenho dúvida, que, se for o caso, elas provarão isso durante os trabalhos da CPI de forma colaborativa, e não como investigadas.´´
-Rodrigo Goulart (PSD), vereador da base aliada.

UOL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

FELIZ PÁSCOA!

Publicado em

em

Por

Que a luz da ressurreição de Cristo inspire nossos corações com amor, união e solidariedade. Que este momento fortaleça nossos laços como comunidade e nos motive a seguir construindo, juntos, uma cidade mais justa, fraterna e cheia de oportunidades para todos.

Em nome de todos os vereadores, vereadoras e servidores da casa, deixamos uma mensagem de gratidão e carinho a cada família constantinense.

Que nunca nos falte fé, saúde e paz.

A Câmara de Vereadores de Constantina deseja a todos os cidadãos e cidadãs uma Feliz e Abençoada Páscoa!

Continue lendo

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo
Sair da versão mobile