Conecte-se conosco

Geral

ÁCIDO DE PICADA DE FORMIGA É DETECTADO AO REDOR DAS ESTRELAS

Publicado em

em

Astrônomos usando o Telescópio Espacial James Webb (JWST) detectaram ingredientes químicos comuns encontrados em vinagre, picadas de formiga e até mesmo margaritas ao redor de duas jovens estrelas, de acordo com a Nasa.

As moléculas orgânicas complexas observadas usando o Instrumento de Médio Infravermelho do observatório espacial incluíam ácido acético, um componente do vinagre, e etanol – também conhecido como álcool.

A equipe também encontrou moléculas simples de ácido fórmico, que causa a sensação de queimação associada às picadas de formiga, além de dióxido de enxofre, metano e formaldeído. Os cientistas acreditam que compostos sulfurosos como o dióxido de enxofre podem ter desempenhado um papel fundamental na Terra primitiva, abrindo caminho para a formação da vida.

As moléculas recém detectadas foram avistadas como compostos gelados ao redor de IRAS 2A e IRAS 23385, que são duas protoestrelas, ou estrelas tão jovens que ainda não formaram planetas. As estrelas se formam a partir de nuvens giratórias de gás e poeira, e o material remanescente da formação estelar dá origem aos planetas.

Estima-se que a protoestrela IRAS 23385 esteja a 15.981 anos-luz da Terra na Via Láctea, de acordo com pesquisas anteriores.

A nova observação intriga os astrônomos porque as moléculas detectadas ao redor das estrelas podem ser ingredientes cruciais para mundos potencialmente habitáveis, e esses ingredientes podem ser incorporados aos planetas que provavelmente se formarão eventualmente ao redor das estrelas.

O espaço está repleto de metais pesados e elementos e compostos químicos que foram criados e liberados por explosões estelares ao longo do tempo. Por sua vez, os elementos químicos são incorporados em nuvens que formam a próxima geração de estrelas e planetas.

Na Terra, a combinação certa de elementos permitiu a formação da vida, e como o famoso astrônomo Carl Sagan disse uma vez: “Somos feitos de material estelar.” Mas os astrônomos questionaram por muito tempo quão comuns são os elementos necessários para a vida pelo cosmos.

A busca por moléculas complexas no espaço

Anteriormente, cientistas usando o Webb descobriram tipos de gelo feitos de diferentes elementos em uma nuvem molecular fria e escura, um aglomerado interestelar de gás e poeira onde as moléculas de hidrogênio e monóxido de carbono podem se formar. Aglomerados densos dentro dessas nuvens podem entrar em colapso para formar protoestrelas.

Detectar moléculas orgânicas complexas no espaço está ajudando os astrônomos a determinar as origens das moléculas, assim como aquelas de outras moléculas cósmicas maiores.

Os cientistas acreditam que moléculas orgânicas complexas são criadas pela sublimação de gelos no espaço, ou o processo pelo qual um sólido se transforma em um gás sem primeiro se tornar um líquido, e a nova detecção do Webb fornece evidências para essa teoria.

“Esta descoberta contribui para uma das questões de longa data na astroquímica”, disse Will Rocha, líder da equipe do Programa de Observações de Jovens Protoestrelas James Webb e pesquisador pós-doutorado na Universidade de Leiden, nos Países Baixos, em comunicado. “Qual é a origem de moléculas orgânicas complexas, ou COMs, no espaço? Eles são feitos na fase gasosa ou em gelos? A detecção de COMs em gelos sugere que reações químicas em fase sólida nas superfícies de grãos de poeira fria podem construir tipos complexos de moléculas.”

Um estudo detalhando as novas descobertas sobre as protoestrelas foi aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MENOR ENGRAVIDOU NA CASA DE HYTALO SANTOS E PERDEU O BEBÊ

Publicado em

em

Por

Uma das adolescentes “adotadas” pelo influenciador Hytalo Santos engravidou do irmão dele, Hyago Santos, aos 17 anos, e perdeu o bebê. Ambos os acontecimentos se desenrolaram enquanto a menor estava aos cuidados do influencer, que hoje é investigado por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil.

A adolescente em questão chama-se Kamyla Santos, mais conhecida como Kamylinha. Ela passou a morar com o influenciador aos 12 anos de idade para fazer parte da chamada “Turma do Hytalo”, e desde então vinha gravando conteúdos considerados sexualizados, produzidos e divulgados por ele. O caso ganhou grande visibilidade após o youtuber Felca denunciar, em vídeo, a adultização da menor, e de outros que também vivem com Hytalo.

O companheiro do influenciador, Israel Natan Vicente, também é suspeito dos mesmos crimes. Ambos estão presos desde a última sexta-feira (15), após serem acusados de submeter adolescentes a festas com topless e consumo de álcool em que “todos bebiam sem restrição”.

Segundo uma ex-funcionária de Hytalo disse ao Ministério Público, os menores não tinham acesso livre aos próprios celulares, como uma forma de o próprio Hytalo controlar o que seria postado a seu respeito ou não. Para ela, os adolescentes viviam em uma espécie de cárcere privado, como “propriedade” do influencer e sendo vigiados constantemente.

– Inclusive, já teve filmagens que ele fez em que as crianças estavam indo para a escola e, após desligar as câmeras, elas não iam para a escola – denunciou outro ex-funcionário.

As investigações apontam que Hytalo dava benefícios, incluindo valores mensais entre R$ 2 e R$ 3 mil, para os familiares dos adolescentes permitirem que eles morassem em sua casa e fizessem as gravações.

Kamylinha é uma das principais figuras da “Turma do Hytalo”. Recentemente, ela teve seu perfil derrubado no Instagram por fazer publicidade para casas de apostas antes de completar a maioridade. Em vídeo publicado nesta terça-feira (19), ela defendeu o influenciador e o comparou a uma figura paterna.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

MULHER NUA É ABORDADA EM ORLA E CONFESSA TER MATADO O PAI

Publicado em

em

Por

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante por homicídio na cidade de Itanhaém (SP), neste sábado (16). Ela caminhava nua pela orla da praia quando foi abordada por guardas municipais, momento em que confessou ter esfaqueado o próprio pai, de 74 anos.

Os policiais foram até o apartamento onde pai e filha moravam e encontraram a vítima morta com várias perfurações causadas por faca. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A mulher recebeu atendimento médico e foi levada à delegacia do município, onde permaneceu presa. Ela disse à polícia que cometeu o crime devido ao estresse acumulado nas atribuições por cuidar do idoso.

– O cenário que nós colhemos é de uma pessoa que tinha a incumbência de cuidar do seu pai e esse cenário, essas atribuições dela, de cuidados com o pai foram se alargando ao longo do tempo por conta dele ter ficado mudo – disse o delegado Luiz Carlos Vieira.

A faca e equipamentos eletrônicos encontradas no local do crime foram recolhidos para perícia.

*Com informações AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 16/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo
Sair da versão mobile