O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de um ataque a tiros nesta quarta-feira (15) durante uma reunião de governo em Handlova, a cerca de 160 quilômetros da capital, Bratislava, segundo informações confirmadas pelo vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, e publicadas pela agência de notícias estatal, Tasr.
Fico estava consciente quando foi levado a um hospital na cidade de Handlova e tratado de ferimentos a bala, disse um porta-voz do hospital à Reuters por e-mail. Os tiros atingiram a região do abdômen.
O gabinete do premiê disse que Fico corre risco de morrer e foi transportado de helicóptero para o hospital.
A presidente eslovaca, Zuzana Čaputová, disse que o suposto atirador que disparou contra Fico, foi detido pela polícia. Ela disse que as agências de aplicação da lei divulgarão mais informações quando puderem e pediu ao público que não espalhe rumores não confirmados.
Diversas autoridades europeias condenaram o ataque nas redes sociais. Entre eles, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.
CNN BRASIL