Conecte-se conosco

Geral

TSE ACENDE ALERTA SOBRE ´´INFLUENCIADORES SINTÉTICOS´´ NA CAMPANHA ELEITORAL

Publicado em

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrou em alerta sobre a atuação de influenciadores digitais “sintéticos” — isto é, criados por inteligência artificial (IA) — durante a campanha eleitoral.

Segundo avaliação de técnicos da Corte, há uma preocupação com um “limbo jurídico” para a eventual responsabilização por conduta vedada, uma vez que não são nem pessoas naturais, nem jurídicas.

O tema foi levado na semana passada à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, por membros do Comitê de Cibersegurança (CNCiber), órgão ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Há dúvidas, por exemplo, sobre como combater eventuais discursos de ódio replicados pelos “influenciadores sintéticos” na internet, a pretexto da liberdade de expressão.

Também não há clareza em relação a quem deve responder judicialmente em caso de irregularidades eleitorais: o desenvolvedor da IA, quem eventualmente o patrocina para alguma ação política ou ambos.

A advogada Patrícia Peck, representante da sociedade civil no CNCiber, participou da reunião com Cármen, em um apelo para que o TSE preencha essa lacuna normativa já para o pleito de 2024.

“Permanece a dúvida sobre a como imputar a responsabilidade no uso desse recurso e na fiscalização da transparência para com os usuários das redes”, diz o texto entregue pela especialista à ministra.

Peck diz que o uso de influenciadores fictícios já é uma realidade no mercado publicitário mundial e que as interações com eleitores também devem ser balizadas pelas regras eleitorais vigentes.

Segundo o memorial, a maioria dos perfis de influenciadores “artificiais” nas redes sociais não traz um selo que esclareça tratar-se de IA, o que pode acabar confundindo o eleitorado.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RS: PARENTE É PRESA APÓS TRAGÉDIA COM BOLO ENVENENADO EM TORRES

Publicado em

em

Por

A polícia prendeu neste domingo (5) uma parente da família que comeu bolo envenenado na cidade de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de Natal e resultou na morte de três mulheres.

A suspeita, que é nora de Zeli dos Anjos, de 60 anos, foi detida por triplo homicídio duplamente qualificado e tentativa de triplo homicídio. Zeli, que preparou o bolo, também foi intoxicada e está em estado de choque e permanece internada na UTI.

O envenenamento ocorreu durante uma confraternização natalina. Minutos após consumirem o bolo, cinco pessoas passaram mal. Duas morreram no mesmo dia, e a terceira vítima fatal foi confirmada horas depois.

Um menino de 10 anos, sobrinho-neto de Zeli – também foi intoxicado e chegou a ser tratado na UTI, mas já foi transferido para a ala pediátrica, onde está em observação, com quadro estável.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos toxicológicos para confirmar a substância usada e esclarecer o que ocorreu, mas análises laboratoriais iniciais detectaram a presença de arsênio no sangue das vítimas fatais.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo

Geral

EUA: QUEDA DE AVIÃO MATA DUAS PESSOAS E DEIXA VÁRIOS FERIDOS

Publicado em

em

Por

Ao menos duas pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas, nesta quinta-feira (2), quando um avião de pequeno porte se chocou contra o telhado de um edifício comercial em Fullerton, na Califórnia, nos Estados Unidos. A quantidade de feridos tem variado entre os veículos locais, mas a agência Associated Press informou que 19 pessoas teriam se ferido.

O avião caiu por volta das 14h (hora local, 19h pelo horário de Brasília) perto do Aeroporto Municipal de Fullerton, um aeroporto de aviação geral no Condado de Orange, a cerca de 10 quilômetros da Disneylândia, no sul de Los Angeles.

Em imagens transmitidas pela emissora KABC-TV, é possível ver uma coluna de fumaça negra saindo de um buraco no telhado de um dos vários armazéns da zona comercial. Equipes se deslocaram para a área para reforçar os esforços de resgate enquanto as causas do acidente são investigadas.

O prédio atingido pelo avião era ocupado pela Michael Nicholas Designs, uma fabricante de estofados de móveis, de acordo com uma placa na porta. Já o modelo da aeronave é um Van’s RV-10 monomotor, com quatro assentos.

*Com informações EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo