Em seu primeiro comício como pré-candidata à Casa Branca, a vice-presidente estadunidense Kamala Harris chamou seu adversário, Donald Trump, de “criminoso”. No evento realizado nesta segunda-feira (22) em Delaware, Estados Unidos, a democrata – formada em Direito e ex-procuradora – disse que conhece o “tipo de Donald Trump” e que “sabe lidar com criminosos”.
– Eu era a procuradora-geral da Califórnia e antes fui promotora, então, tive que lidar com todo tipo de criminoso nessa época. Predadores que abusavam de mulheres, fraudadores que roubavam consumidores, aqueles que quebravam as regras para ganhar no jogo. Então, prestem atenção quando digo que conheço o tipo de pessoa que é Donald Trump – afirmou Kamala.
Na ocasião, a vice-presidente prometeu ainda inserir a liberação do aborto na legislação dos Estados Unidos caso seja eleita.
O presidente Joe Biden – que cedeu à pressão para desistir das eleições devido à sua idade, 81 anos, e declarou apoio à vice – participou do comício por telefone e disse ter tomado a decisão certa. Kamala, por sua vez, agradeceu o apoio e chamou o legado de Biden de “incomparável”.
Harris tem 59 anos e já havia concorrido como pré-candidata à Presidência em 2020, mas acabou desistindo por falta de apoio e recursos. Ela acabou formando a chapa com Biden por atrair voto de minorias, visto que é filha de imigrantes, tendo a mãe indiana e o pai jamaicano. Ela tornou-se a primeira mulher a ser eleita vice-presidente no país. Antes de ingressar na política, Kamala foi procuradora em São Francisco e na Califórnia, tendo passado pelo Senado entre 2017 e 2020.
PLENO.NEWS