Conecte-se conosco

Geral

MÃE E FILHO VÃO A JÚRI POR MORTE DE BOMBEIRO EM SAPIRANGA

Publicado em

em

Está marcado para às 9h30 desta quarta-feira (18) o início do júri de mãe e filho acusados de matar o bombeiro Glaiton Silva Contreira, de 52 anos, em 2020, na cidade de Sapiranga, Região Metropolitana de Porto Alegre. Os réus são Yago Rudinei da Silva Machado, enteado da vítima, e sua mãe, Ledamaris da Silva, esposa do militar. Eles respondem por homicídio duplamente qualificado.

O advogado Nemias Rocha Sanches, que representa Ledamaris, afirma que a ré “não tem nenhuma ligação com o crime, sendo uma pessoa inocente” (leia a íntegra do comunicado da defesa abaixo). Ela aguardou o julgamento presa preventivamente no Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre.

A advogada Michelle Jociane Ali Zini, que representa Yago, disse que nesta quarta terá a oportunidade de mostrar a condição médica de Yago, já que “a justiça até o momento vem o tratando como uma pessoa plenamente capaz de entender a ilicitude do fato. A Esquizofrenia Paranóide é uma doença mental desenvolvida a partir dos traumas de infância vivenciados por ele. Yago, possui diversos laudos médicos de peritos judiciais, inclusive comprovando a doença mental dele e isso não pode ser ignorado.”

Preso preventivamente, o réu chegou a ser encaminhado ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre. A reportagem não conseguiu confirmar a atual situação do acusado.

O julgamento será presidido pela juíza Milena Motta de Carvalho, da Vara Criminal de Sapiranga, realizado no salão do júri da comarca.

Conforme denúncia do Ministério Público, Ledamaris e Yago planejaram o crime por motivos patrimoniais. Glaiton foi sedado com gás sevoflurano, utilizado em anestesias gerais, sendo levado de carro até um local ermo, onde foi morto com cortes de estilete no pescoço.

Os promotores Karen Cristina Mallmann e Francisco Saldanha Lauenstein sustentam que Yago fugiu do local deixando a arma do crime, um celular e pertences do padrasto sob uma ponte.

Relembre o caso

O tenente Glaiton Silva Contreira, que estava desaparecido desde 25 de outubro de 2020, foi encontrado morto um dia depois em Sapiranga. Segundo a Polícia Civil, ele tinham uma marca de golpe de objeto perfurante no pescoço. Na ocasião, o enteado foi preso e, segundo o delegado Fernando Branco, admitiu a autoria do crime.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamentou a morte do tenente. Conforme a corporação, Contreira comandava os pelotões de Montenegro e Taquari, do 2° Batalhão de Bombeiro Militar.

De acordo com a investigação policial, o bombeiro e a então esposa iriam se separar e o enteado acreditava que a mãe e ele seriam prejudicados com a divisão de um imóvel da família. “A motivação foi patrimonial”, disse o delegado Fernando Branco na época.

Durante o inquérito, foi descoberto que o enteado teria desviado medicamentos do hospital em que trabalhava, em Sapiranga. “Foi premeditado. Ele era estagiário de um hospital e, durante duas semanas, ele desviou os anestésicos que iam pro descarte. Era uma espécie de éter”, afirmou o delegado.

A mulher foi presa no início de novembro de 2020, por suspeita de planejamento e execução da morte de Glaiton. Ela teria dopado a vítima e ajudado o filho a levar o marido, desacordado, até o carro.

Ainda em novembro, o enteado de Glaiton Silva Contreira foi encaminhado para o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre, após decisão judicial. A defesa solicitou a soltura do jovem de 25 anos, alegando que ele era “doente mental (esquizofrênico) e, portanto, sua confissão à autoridade policial, que defende irregular, deve ser vista com reservas”. A Justiça negou a soltura do suspeito, mas concordou em transferi-lo para o IPF, para que recebesse tratamento psicológico adequado.

-g1

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

RESTRIÇÃO DA FIFA PODE TIRAR CAZÉ TV DA COPA DE 2030, ENTENDA

Publicado em

em

A CazéTV corre o risco de ficar sem os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2030. A Fifa demonstra desconforto com o canal de streaming, que pertence à empresa LiveMode, devido a um suposto conflito de interesses envolvendo a compra e a venda de direitos esportivos.

A entidade máxima do futebol aponta que a LiveMode atua simultaneamente na compra, venda e exibição de direitos, além de compartilhar investidores com a Futebol Forte União (FFU), uma das ligas do futebol brasileiro. A Fifa promete dificultar as negociações para o próximo Mundial. A informação foi divulgada pelo portal Notícias da TV.

Outro obstáculo é político. A CBF planeja criar uma liga única em 2030, unindo a FFU e a Libra. Como a Fifa apoia a CBF, que é sua filiada, a proximidade da LiveMode com a FFU gera desgaste. As empresas XP Investimentos e General Atlantic possuem participação financeira em ambos os lados.

A LiveMode teve papel fundamental na criação da FFU, sendo a agência exclusiva para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão entre 2025 e 2029. Os contratos assinados com diversas plataformas aumentaram a receita anual da liga de R$ 800 milhões para R$ 1,7 bilhão.

Para fechar o acordo de 2030, a Fifa cogita exigir que a LiveMode assuma apenas uma função no mercado ou que os investidores XP e General Atlantic deixem o negócio. Essa decisão desvincularia a agência da liga de clubes e encerraria o atual modelo de atuação da empresa.

A CazéTV entrou no circuito da Copa após a Globo abrir mão da exclusividade digital em 2022. Na ocasião, a LiveMode e Casimiro Miguel adquiriram os direitos do Mundial do Catar por 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15,6 milhões na cotação atual), transmitindo os jogos no YouTube e consolidando o canal no mercado esportivo.

Para o torneio de 2026, a LiveMode foi contratada pela Fifa para vender as partidas. A agência negociou fatias com o SBT e a N Sports, e comprou todos os 104 jogos para exibição na CazéTV, tornando-se a principal concorrente da Globo em audiência no território nacional.

Na última partida da Seleção Brasileira, contra o Haiti, a audiência alcançou número recorde: enquanto a soma de exibições na TV Globo, Sportv (canal fechado da emissora) e GE TV (canal digital) chegou a 51 milhões, foram 37,4 milhões de aparelhos conectados durante a transmissão da CazéTV, uma aproximação inédita entre a TV tradicional e o digital.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

*CONSTANTINA: OBRIGATORIEDADE DO TRATAMENTO DA ÁGUA EM POÇOS ARTESIANOS

Publicado em

em

Nesta segunda-feira, no Posto de Saúde Central, representantes das comunidades do interior do município participaram de uma reunião para tratar sobre a obrigatoriedade do tratamento da água dos poços artesianos, conforme determina a Resolução nº 888/2021 do Ministério da Saúde.

A química responsável, Vera Pizzi DalPupo, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Silvana Casagranda, orientaram os representantes sobre as adequações necessárias e informaram que o município já realizou a aquisição dos materiais que serão utilizados no tratamento da água.

A ação tem como objetivo garantir mais segurança e qualidade da água consumida pela população. Nos próximos dias, terá início a implantação do sistema de tratamento nos poços artesianos das comunidades do interior.

Continue lendo

Geral

BRIGADA MILITAR PRENDE SETE HOMENS POR MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS EM CONSTANTINA

Publicado em

em

Na tarde deste sábado, 20 de junho de 2026, por volta das 16h30min, a Brigada Militar prendeu sete homens pelo crime de maus-tratos contra animais, no interior do município de Constantina, na localidade de Linha Capinzal, região da Reserva Indígena da Serrinha.

A ação foi realizada por guarnições da Brigada Militar de Constantina, com apoio das equipes de Liberato Salzano, após o recebimento de informações de que estaria ocorrendo uma rinha de galos no local.

Diante da denúncia, as equipes deslocaram até o endereço indicado, onde constataram a veracidade dos fatos. No interior de um galpão, os policiais encontraram uma estrutura montada para a prática da rinha, com animais sendo utilizados em combate, além de outros galos mantidos em gaiolas.

Durante a ocorrência, foram abordados e identificados os indivíduos que se encontravam no local, sendo dada voz de prisão aos envolvidos. Também foram apreendidos 19 galos, 18 sacos porta-galos, 92 esporas plásticas, 98 biqueiras de metal, cinco tesouras de metal, um aparelho vape, um tubo de lidocaína, três agulhas de metal, dois rolos de linha, três cronômetros, um rolo de pulseira destacada, um rolo de esparadrapo, uma lima, duas seringas, uma balança eletrônica, um bloco e um caderno com anotações, uma folha com nomes de participantes, além da quantia de R$ 2.760,10 em dinheiro.

Os objetos utilizados para a prática criminosa foram apreendidos, e os animais ficaram sob responsabilidade de fiéis depositários

Continue lendo