Acompanhe o programa informativo da câmara de vereadores de Constantina com o Vereador Marcos Xavier e o Vereador Gelso Polaquini.
Vereador Marco Xavier
A Sessão do Estudante ocorreu nesta quinta-feira, dia 26, na parte da manhã, na qual diversas escolas, professores e pais dos alunos que atuaram como vereadores por um dia participaram. A Câmara Legislativa proporciona anualmente essa sessão do estudante, na qual cada escola seleciona seus representantes para desempenhar o papel de vereador por um dia.
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um legislador e entender como o município atua em benefício da comunidade. Eles apresentaram indicações que serão enviadas ao Poder Executivo, responsável por atender as demandas da população.
Destacamos duas indicações notáveis: a primeira, feita por Mayara Romancinho, abordou a situação dos abrigos que protegem os estudantes nos dias de chuva ou sol. Em algumas comunidades, esses abrigos estão em más condições ou inexistentes, tornando a espera pelo transporte escolar desconfortável. A segunda indicação, apresentada por Bruno, discutiu a falta de sinalização adequada no trânsito do município, incluindo faixas de segurança em frente às escolas e sinalização para ônibus e estacionamento de veículos. Os estudantes demonstraram preocupação com essas questões e solicitaram uma atenção municipal para que essas indicações sejam atendidas.
Vereador Gelso Polaquini
Na Casa Legislativa, após assumir a cadeira, houve a transmissão da liderança do Conselho Municipal Agropecuário para Rogério, Rubens e Jorge, que agora ocupam o cargo de diretores do conselho. Nessa reunião, discutiu-se a Declaração de Situação de Emergência Municipal, considerando os problemas causados pelas fortes chuvas, perdas na produção de leite e outros desafios enfrentados pelos agricultores.
O encontro contou com a participação de técnicos de cooperativas e outros profissionais com conhecimento relevante na área. O objetivo era reunir informações para embasar um pedido ao executivo municipal, liderado pelo prefeito, para que seja declarada a situação de emergência devido às condições climáticas adversas.
Entre as preocupações discutidas, destacaram-se a produção de trigo, que enfrentou problemas de qualidade devido às condições climáticas, e a falta de sinalização em vias de trânsito do município, incluindo faixas de segurança em frente às escolas e estacionamentos para veículos. Essas questões foram levantadas pelos estudantes que atuaram como vereadores por um dia.
Os participantes também manifestaram a necessidade de recursos para pontilhões, bueiros e a recuperação de estradas, considerando que o plantio de soja se aproxima, assim como a colheita de milho e soja. A agricultura representa 60% da arrecadação de ICMS do município, e a aquisição de uma roçadeira hidráulica foi uma reivindicação destacada. Apesar de o custo atual ser desconhecido, os vereadores esperam que o prefeito compreenda a importância dessa máquina, não apenas para a manutenção das estradas do interior, mas também para o município em geral. Caso a aquisição da máquina não ocorra até o final do ano, a Câmara de Vereadores está disposta a usar recursos do duodécimo para adquiri-la e realizar o importante trabalho de manutenção das estradas no município.
Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.
No dia 23/12 foi realizada a 22ª Sessão Ordinária de 2024, a qual teve início às 18h.
Projetos votados na ordem do dia:
PROJETO DE LEI Nº. 86/2024 – ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA, PARA O EXERCÍCIO DE 2025. (APROVADO POR UNANIMIDADE COM EMENDA).
EMENDA Nº 01 AO PROJETO DE LEI Nº 86/2024. (APROVADA POR UNANIMIDADE).
PROJETO DE LEI Nº. 87/2024 – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CONSTANTINA A EFETUAR CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS E TEMPORÁRIAS PARA SUPRIR NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E DESPORTO PARA O ANO LETIVO DE 2025. (APROVADO POR UNANIMIDADE).