Acompanhe o programa informativo da câmara de vereadores de Constantina com o Vereador Gelso Polaquini e o Vereador Ari Giacomini.
Gelso Polaquini
A preocupação da comunidade de Constantina, no Rio Grande do Sul, não se limita apenas aos representantes políticos, mas se estende a todos diante dos recentes danos causados pelas enchentes na região. Desde o início dos estragos provocados pelas inundações, foram realizadas reuniões para encaminhar o decreto de situação de emergência. Na última quinta-feira, representantes da cidade procuraram o prefeito municipal para discutir esse decreto.
Há indícios positivos, visto que o Estado já homologou a situação de emergência. Agora, aguarda-se a homologação a nível federal para que a Defesa Civil possa liberar os recursos destinados aos departamentos municipais. Esses recursos serão direcionados para a reconstrução de pontes, pontilhões e estradas, visto que os estragos são consideráveis e necessitam de regularização assim que os recursos forem disponibilizados.
Conversando com o prefeito municipal, ficou evidente a necessidade de divulgar à comunidade a importância de agir rapidamente. Foi destacado que ao reconstruir pequenas estruturas danificadas, como pontilhões, torna-se mais complicado conseguir recursos para a construção de novas pontes. A solução proposta é temporária, visando garantir a mobilidade das famílias enquanto aguardam os recursos para a construção de pontes definitivas, que resistam às enchentes e não demandem reconstruções constantes.
A decisão conjunta entre o prefeito e o secretário de obras, juntamente com outros membros da administração, é agir de maneira imediata para proporcionar segurança às famílias e, posteriormente, utilizar os recursos disponíveis para construir pontes permanentes e reparar os estragos causados pelas enchentes. A expectativa é que a Defesa Civil consiga viabilizar os recursos necessários para a construção de novas pontes e a recuperação das áreas afetadas pelas enchentes.
Ari Giacomini
Recentemente, em Constantina, RS, houve uma comemoração entre vereadores do Partido dos Trabalhadores pela conquista de uma obra que beneficiará mais de 40 famílias. A rua em questão, como destacado pelos representantes, não apenas impacta diretamente os residentes locais, mas também traz benefícios indiretos para toda a comunidade.
O vereador ressaltou a importância da intervenção ao relatar uma situação de perigo em uma rua da região, onde pedras soltas poderiam causar danos a veículos. Ele afirmou ter agido rapidamente, removendo as pedras soltas e solicitando assistência da prefeitura para realizar reparos emergenciais, visando prevenir possíveis danos aos moradores e transeuntes.
Além disso, foi mencionado o empenho político para trazer recursos para melhorias urbanas, não apenas na referida rua, mas em outras vias da cidade que também enfrentam problemas de infraestrutura, como buracos, acúmulo de entulhos e falta de pavimentação adequada.
O legislador expressou a preocupação em relação à gestão de resíduos provenientes das obras, salientando a importância de acordos com empresas para o correto descarte do entulho. Ele também fez um apelo ao Poder Executivo para destinar mais recursos à infraestrutura urbana, enfatizando a necessidade de investimentos em pavimentação e iluminação pública nos bairros.
Além disso, destacou a importância de não concentrar todos os recursos em uma única área, como recentemente ocorreu com investimentos na feira, ressaltando a necessidade de distribuir os investimentos para atender outras demandas igualmente importantes da população.
Este posicionamento reforça a necessidade de continuidade e ampliação dos investimentos em infraestrutura urbana para garantir uma melhor qualidade de vida aos cidadãos de Constantina.
Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.
No dia 23/12 foi realizada a 22ª Sessão Ordinária de 2024, a qual teve início às 18h.
Projetos votados na ordem do dia:
PROJETO DE LEI Nº. 86/2024 – ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA, PARA O EXERCÍCIO DE 2025. (APROVADO POR UNANIMIDADE COM EMENDA).
EMENDA Nº 01 AO PROJETO DE LEI Nº 86/2024. (APROVADA POR UNANIMIDADE).
PROJETO DE LEI Nº. 87/2024 – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CONSTANTINA A EFETUAR CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS E TEMPORÁRIAS PARA SUPRIR NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E DESPORTO PARA O ANO LETIVO DE 2025. (APROVADO POR UNANIMIDADE).