Conecte-se conosco

Geral

GOVERNO LULA RECONHECE PONTO DE INFLEXÃO, MAS MANTÉM APOSTA DE DIÁLOGO COM MADURO

Publicado em

em

O governo Luiz Inácio Lula da Silva reconhece como um ponto de inflexão no processo eleitoral da Venezuela a não aceitação da historiadora Corina Yoris como candidata da oposição ao regime de Nicolás Maduro. No entanto, a política externa do petista vai manter a aposta no diálogo com o presidente do país vizinho para garantir o cumprimento do Acordo de Barbados na votação marcada para 28 de julho.

Dentro do Palácio do Planalto, há um reconhecimento de que foi dura a nota de Maduro em resposta ao Itamaraty, que disse acompanhar “com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país”. A Venezuela viu o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores brasileiro como “nebuloso” e que parecia “ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Para assessores de Lula, é preciso aproveitar a relação histórica entre os dois líderes para contribuir, sem ingerência nos assuntos domésticos da Venezuela, e fazer valer o Acordo de Barbados, do qual o Brasil é observador – portanto, tem envolvimento direto e interesse de que o pacto seja cumprido e sejam realizadas eleições com vistas à normalização do processo político venezuelano.

A questão é o quanto o impedimento à inscrição de Corina Yoris, indicada pelo grupo político de Maria Corina Machado, que está judicialmente impossibilitada de concorrer, marca uma perda de confiança no regime de Maduro. O descumprimento do Acordo de Barbados representaria um grave revés para a política externa, com repercussões domésticas no Brasil.

Pesquisas de opinião não só feitas no atual mandato de Lula, mas ainda durante os governos anteriores do PT, mostram que a relação com a Venezuela vem sendo percebida pelos brasileiros como algo negativo. Levantamento da Genial/Quaest realizado em dezembro apontou a retomada de relações com o país vizinho como um dos três “maiores erros” do governo Lula em 2023, ao lado do volume de viagens internacionais do presidente e a não classificação do Hamas como grupo terrorista.

Meses antes, em junho, a retomada das relações diplomáticas com a Venezuela só não era mais mal avaliadas do que políticas que facilitassem a compra e a posse de armas, uma medida amplamente defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e questionada até mesmo dentro de seu eleitorado.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AMANTE? BOLSONARO CRITICA FALA DE LULA E SE DECLARA PARA MICHELLE

Publicado em

em

Por

O presidente Lula (PT) afirmou que os maridos amam mais as amantes, que as esposas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas ao petista e aproveitou para se declarar para sua esposa, Michelle Bolsonaro.

Lula disse que é “amante da democracia” nesta quarta-feira (8) durante ato que marcou os dois anos da manifestação do 8 de janeiro de 2023, quando prédios da Praça dos Três Poderes foram depredados.

– Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela – disse Lula.

Bolsonaro resolveu criticá-lo pelo comentário gravando um vídeo:

– Quer dizer, segundo Lula, que maridos amam mais as amantes? Esse é o chefe da nação que fala em família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é a base da sociedade, dispensa comentários. Sou apaixonado pela minha esposa, e com toda certeza a grande maioria dos maridos.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

NORA PRESA SUSPEITA POR ENVENENAR FAMÍLIA CHAMAVA SOGRA DE “NAJA”

Publicado em

em

Por

Presa sob suspeita de ter envenenado o bolo feito por sua sogra, Deise Moura dos Anjos, confirmou em depoimento à Polícia Civil que não tinha um bom relacionamento com Zeli dos Anjos e outros membros da família de seu marido.

Apesar disso, negou que tenha cometido o crime que terminou com seis pessoas intoxicadas por arsênio, três delas indo a óbito, sendo duas irmãs da sogra e uma sobrinha. Zeli também foi intoxicada, mas segue hospitalizada.

Durante o depoimento, Deise contou que chamava a sogra de “naja” – um tipo de serpente venenosa – revelando ainda que um dos problemas com a família envolvia questões financeiras e outras desavenças.

A mulher também comentou que já teve um desentendimento com Tatiana, prima de seu marido, uma das vítimas do envenenamento de um bolo que fez parte da ceia de Natal da família. Sobre o sogro, Paulo, que faleceu em setembro de 2023, ela nega que tivesse desentendimentos.

Deise ainda confirmou que pesquisou sobre venenos para seres humanos. Segundo a mulher, a pesquisa foi feita após a morte do sogro, pois queria saber o que poderia ter causado a morte dele. Paulo faleceu após uma intoxicação alimentar e agora a polícia quer saber se ela tem relação com esta morte.

Outra pesquisa foi feita por Deise durante o velório das vítimas, sobre isso, a mulher explica que queria entender sobre os sintomas das mortes e foi então que a substância arsênio apareceu nos resultados da busca feita no Google. As informações são do G1.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

PASTOR OSIEL GOMES SOFRE GRAVE ACIDENTE DE CARRO: “LIVRAMENTO”

Publicado em

em

Por

O pastor Osiel Gomes, presidente da Assembleia de Deus em Tirirical, no Maranhão, capotou o carro em uma estrada. O veículo, onde ele estava com sua esposa, Aderian, ficou com o teto destruído, mas eles não se machucaram.

No vídeo, divulgado pela página Assembleias de Valor, o pastor aparece falando em livramento:

– Foi livramento do céu – declarou o pastor.

Aderian também comentou o assunto em seu Instagram:

– Glória a Deus por este grande livramento!

Não há informações detalhadas sobre o ocorrido, mas as imagens sugerem que o carro capotou na noite deste domingo (5). No dia, o casal esteve na Assembleia de Deus em Tasso Fragoso, no interior do Maranhão.

PLENO.NEWS

Continue lendo