Conecte-se conosco

Geral

CONCLAVE: TRUMP QUER INFLUENCIAR A ESCOLHA DO NOVO PAPA

Publicado em

em

Embora a escolha do sucessor do papa Francisco seja uma decisão exclusiva dos cardeais que se reunirão na Capela Sistina, do outro lado do Atlântico — mais precisamente na Casa Branca — uma movimentação política silenciosa tem ganhado força. O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, não pretende apenas assistir ao desenrolar dos acontecimentos: quer influenciá-los.

Antes mesmo da morte de Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), a administração republicana já articulava formas de emplacar no posto um aliado político, alguém capaz de reforçar, com chancela espiritual, a ordem cultural conservadora defendida por Trump.

A avaliação é de que um papa alinhado à postura do governo norte-americano ajudaria a legitimar seus ideais e contribuiria para difundi-los globalmente. A meta é eleger um pontífice que defenda valores religiosos tradicionais e a pauta antiaborto, se oponha ao movimento LGBTQIA+ e apoie o endurecimento das políticas migratórias.

Não é novidade que a postura de Francisco, mais inclinada a pautas progressistas, o colocou em rota de colisão com Trump em alguns momentos. E embora o papa não tenha preparado herdeiros naturais, suas atitudes definiram o perfil que ele gostaria que seu sucessor tivesse.

Segundo o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, ex-coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, o perfil indicado pelo até então pontífice é de um “progressista moderado, capaz de consolidar as iniciativas de Francisco, mas sem levar a uma ruptura com os atuais descontentes”.

Em análise feita para o portal UOL, o especialista afirmou que a expectativa de Francisco era de que seu sucessor fosse uma “forte oposição ao hiperindividualismo nacionalista, que tem em Trump presidente dos Estados Unidos sua figura mais destacada”.

Embora não possa influenciar diretamente na escolha, o governo Trump vem buscando criar um ambiente de pressão a fim de articular nomes que romperiam com a continuidade da gestão do papa Francisco. Entre os nomes que circulam na Casa Branca e que o presidente gostaria de emplacar está o do cardeal Raymond Burke. Como parte desses esforços, já em dezembro do ano passado, Trump escolheu Brian Burch, grande crítico de Francisco, como embaixador dos Estados Unidos na Santa Sé.

O conclave que definirá quem sucederá o papa ocorrerá na Capela Sistina e tudo o que acontece lá dentro será mantido sob sigilo. Os envolvidos ficam hospedados na Casa Santa Marta de forma reclusa, sem contato com o mundo exterior. Para que um novo papa seja eleito, são necessários dois terços dos votos.

A eleição pode durar dias e, enquanto não houver um consenso entre os cardeais, uma fumaça preta sairá da chaminé do local. Quando o novo papa finalmente for escolhido, a fumaça sairá na cor branca, e o mundo saberá que a Igreja Católica encontrou seu mais novo líder. Restará saber quais são suas convicções políticas e como elas influenciarão a sua administração.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MENOR ENGRAVIDOU NA CASA DE HYTALO SANTOS E PERDEU O BEBÊ

Publicado em

em

Por

Uma das adolescentes “adotadas” pelo influenciador Hytalo Santos engravidou do irmão dele, Hyago Santos, aos 17 anos, e perdeu o bebê. Ambos os acontecimentos se desenrolaram enquanto a menor estava aos cuidados do influencer, que hoje é investigado por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil.

A adolescente em questão chama-se Kamyla Santos, mais conhecida como Kamylinha. Ela passou a morar com o influenciador aos 12 anos de idade para fazer parte da chamada “Turma do Hytalo”, e desde então vinha gravando conteúdos considerados sexualizados, produzidos e divulgados por ele. O caso ganhou grande visibilidade após o youtuber Felca denunciar, em vídeo, a adultização da menor, e de outros que também vivem com Hytalo.

O companheiro do influenciador, Israel Natan Vicente, também é suspeito dos mesmos crimes. Ambos estão presos desde a última sexta-feira (15), após serem acusados de submeter adolescentes a festas com topless e consumo de álcool em que “todos bebiam sem restrição”.

Segundo uma ex-funcionária de Hytalo disse ao Ministério Público, os menores não tinham acesso livre aos próprios celulares, como uma forma de o próprio Hytalo controlar o que seria postado a seu respeito ou não. Para ela, os adolescentes viviam em uma espécie de cárcere privado, como “propriedade” do influencer e sendo vigiados constantemente.

– Inclusive, já teve filmagens que ele fez em que as crianças estavam indo para a escola e, após desligar as câmeras, elas não iam para a escola – denunciou outro ex-funcionário.

As investigações apontam que Hytalo dava benefícios, incluindo valores mensais entre R$ 2 e R$ 3 mil, para os familiares dos adolescentes permitirem que eles morassem em sua casa e fizessem as gravações.

Kamylinha é uma das principais figuras da “Turma do Hytalo”. Recentemente, ela teve seu perfil derrubado no Instagram por fazer publicidade para casas de apostas antes de completar a maioridade. Em vídeo publicado nesta terça-feira (19), ela defendeu o influenciador e o comparou a uma figura paterna.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

MULHER NUA É ABORDADA EM ORLA E CONFESSA TER MATADO O PAI

Publicado em

em

Por

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante por homicídio na cidade de Itanhaém (SP), neste sábado (16). Ela caminhava nua pela orla da praia quando foi abordada por guardas municipais, momento em que confessou ter esfaqueado o próprio pai, de 74 anos.

Os policiais foram até o apartamento onde pai e filha moravam e encontraram a vítima morta com várias perfurações causadas por faca. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A mulher recebeu atendimento médico e foi levada à delegacia do município, onde permaneceu presa. Ela disse à polícia que cometeu o crime devido ao estresse acumulado nas atribuições por cuidar do idoso.

– O cenário que nós colhemos é de uma pessoa que tinha a incumbência de cuidar do seu pai e esse cenário, essas atribuições dela, de cuidados com o pai foram se alargando ao longo do tempo por conta dele ter ficado mudo – disse o delegado Luiz Carlos Vieira.

A faca e equipamentos eletrônicos encontradas no local do crime foram recolhidos para perícia.

*Com informações AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 16/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo