Conecte-se conosco

Geral

Acusada de assassinar e esconder os corpos do pai e da madrasta em Cachoeirinha volta para a prisão após decisão judicial

Publicado em

em

A Justiça decidiu, após pedido do Ministério Público (MP), que Cláudia de Almeida Heger deve voltar a responder na prisão pelos crimes dos quais é acusada. Segundo o MP, ela tem envolvimento nos assassinatos e ocultação dos cadáveres do pai e da madrasta, Rubem Heger, de 85 anos, e Marlene Heger, de 53, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A motivação para o crime envolveria questões financeiras. Cláudia voltou para o sistema prisional na quarta-feira (17).

O crime completou um ano em 27 de fevereiroO casal foi visto pela última vez em fevereiro do ano passado por meio de câmeras de segurança da casa de vizinhos. De acordo com a investigação da Polícia Civil, Cláudia e o neto do casal, Andrew Heger, foram as últimas pessoas a terem contato comprovado com as vítimas.

De acordo com o MP, Cláudia estava em prisão domiciliar desde 12 de agosto de 2022, após ter apresentado laudo médico que atesta paraplegia (perda da função muscular na metade inferior do corpo). Porém, foi vista caminhando dentro do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, quando esteve internada. Além disso, em 15 de março deste ano, compareceu a uma audiência dirigindo veículo não adaptado para pessoas com deficiências, conforme certificação feita por oficial de Justiça.

Por conta disso, o promotor Thomaz de La Rosa pediu à Justiça a prisão preventiva dela.

“De fato, da análise das imagens captadas pela câmera do fórum, vê-se que a denunciada não possui um quadro de saúde grave, pois, ao se evadir do prédio, dirige-se ao veículo, levanta da cadeira de rodas para se acomodar no banco do motorista e sai do local conduzindo veículo não adaptado”, afirma.

Além disso, ele lembra que o retorno dela ao sistema prisional é necessária tendo em vista o risco gerado pela sua liberdade, pois, durante o processo, “teve contra si registradas diversas ocorrências policiais, responde a processos criminais, possui sentença condenatória e, inclusive, já simulou o próprio sequestro”.

A defesa de Cláudia, conduzida pelo advogado Jean Severo, sustenta que confia na comprovação da inocência da sua cliente.

Já o advogado André von Berg afirma ter “convicção na inocência do Andrew e que será feita Justiça ao caso concreto”. O defensor acrescenta que “a expectativa é que ele seja absolvido, nem que seja pela inimputabilidade. Há laudos que apontam que ele sofre sofre de psicose não-orgânica não especificada e outros transtornos dissociativos”.

Conforme o Tribunal de Justiça, Andrew está internado no Instituto Psiquiátrico Forense.

Relembre o caso

A Polícia Civil iniciou as buscas pelo casal em 16 de maio. Dez dias antes, a filha e o neto foram presos preventivamente. O pedido de prisão dos dois à Justiça ocorreu após a perícia apontar que o sangue encontrado nas paredes da casa dos fundos onde o casal morava era de Rubem.

Conforme a Polícia Civil, provas indicam que a filha, acompanhada do neto, foi ao local do crime para almoçar com o pai e a madrasta. Quatro horas depois, a mulher colocou colchões nas portas da garagem e bloqueou a visão de quem passava pela rua. Logo depois, filha e neto saíram, fecharam o portão do imóvel e foram embora de carro. Não é possível ver se as vítimas também estava no carro.

A filha disse à polícia que levou o casal para sua residência, em Canoas, onde o pai e madrasta teriam permanecido por alguns dias. Após supostamente ir a uma unidade de saúde para uma consulta, a mulher voltou para casa e não encontrou mais Rubem e Marlene.

No dia 13 de maio, Cláudia e Andrew foram indiciados por duplo homicídio e dupla ocultação de cadáver. No mês seguinte, o juiz Bruno Jacoby De Lamare, da 1ª Vara Criminal, tornou os dois réus após receber a denúncia do MP.

A primeira audiência do processo ocorreu em 24 de janeiro. Na ocasião, foram ouvidas 11 testemunhas de acusação..

-G1

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PUTIN DIZ QUE RÚSSIA NÃO ATACARÁ OTAN, MAS JATOS DO OCIDENTE SERÃO ABATIDOS NA UCRÂNIA

Publicado em

em

Por

O presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia não tem planos para nenhum país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e não atacará a Polônia, os Estados Bálticos ou a República Tcheca, mas se o ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia, eles serão abatidos pelas forças russas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 desencadeou a crise mais profunda nas relações da Rússia com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Falando aos pilotos da força aérea russa, Putin disse que a aliança militar liderada pelos EUA se expandiu para o leste, em direção à Rússia, desde a queda da União Soviética, em 1991, mas que Moscou não tem planos de atacar um estado da Otan.

“Não temos intenções agressivas em relação a estes Estados”, disse Putin, segundo uma transcrição do Kremlin divulgada nesta quinta-feira (28).

“A ideia de que atacaremos outro país – a Polônia, os Estados Bálticos e os checos também estão assustados – é um completo disparate. É apenas uma baboseira.”

O Kremlin, que acusa os EUA de lutarem contra a Rússia apoiando a Ucrânia com dinheiro, armas e inteligência, afirma que as relações com Washington provavelmente nunca foram piores.

Questionado sobre os caças F-16 que o ocidente prometeu enviar para a Ucrânia, Putin disse que tais aeronaves não mudariam a situação na Ucrânia.

“Se eles fornecerem F-16, e estiverem falando sobre isso e aparentemente treinando pilotos, isso não mudará a situação no campo de batalha”, disse Putin.

“E destruiremos as aeronaves assim como destruímos hoje tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo vários lançadores de foguetes.”

Putin disse que o F-16 também poderia transportar armas nucleares.

“É claro que, se forem usados ​​em aeroportos de terceiros países, vão se tornar para nós alvos legítimos, onde quer que estejam localizados”, disse Putin.

Os comentários de Putin seguiram-se a comentários feitos no início do dia pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, de que a aeronave deveria chegar à Ucrânia nos próximos meses.

A Ucrânia, há mais de dois anos em guerra total contra a Rússia, tem procurado caças F-16 há muitos meses.

Bélgica, Dinamarca, Noruega e Holanda estão entre os países que se comprometeram a doar F-16. Uma coligação de países prometeu ajudar a treinar pilotos ucranianos na sua utilização.

Conflito com Moscou

A atividade da Otan na Europa Oriental e na área do Mar Negro visa preparar seus aliados para o conflito com Moscou, o que cria riscos adicionais para a segurança da Rússia, disse a agência de notícias RIA citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quinta-feira.

O ministério comentava os planos da Romênia de expandir uma base aérea militar no município de Constança.

(Reportagem de Guy Faulconbridge, em Moscou, e Ron Popeski; edição de Sandra Maler e Michael Perry; com informações adicionais da Reuters)

CNN BRASIL

Continue lendo

Geral

GENERAL CITADO NO CASO MARIELLE É CONFIRMADO COMO NOVO NÚMERO 2 DO EXÉRCITO

Publicado em

em

Por

O general Richard Nunes está confirmado como o novo número 2 do Exército brasileiro. O martelo foi batido durante reunião dos comandantes das forças armadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto.

Richard Nunes foi Secretário de Segurança do Rio de Janeiro em 2018. Assumiu o cargo por indicação do general Walter Braga Netto, então interventor por determinação do ex-presidente Michel Temer.

Foi nessa ocasião que Richard Nunes nomeou o delegado Rivaldo Barbosa como chefe da Polícia Civil do estado. Rivaldo é um dos suspeitos de articular a morte da ex-vereadora Marielle Franco. Foi preso no último domingo (24) junto com os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão.

Nos últimos dias, Lula teria reclamado a aliados sobre a possível promoção do general. Segundo relatos, Richard Nunes chegou a telefonar ao ministro da Defesa preocupado com a repercussão do caso em sua carreira.

A alta cúpula do Exército, no entanto, defendeu o general. Disse que a promoção segue critérios de antiguidade e convenceram o presidente.

Sob reserva, fontes ouvidas pela CNN disseram que outro argumento foi a proximidade de Nunes com o Comandante do Exército, Tomás Paiva e com o general Amaro, do Gabinete de Segurança Institucional.

Para esses militares, a aparição de Richard Nunes como responsável pela indicação de Rivaldo é um fato “incipiente”.

À CNN, o general disse nesta semana que a indicação de Rivaldo não é motivo para constrangimento.

“Não tenho nenhum constrangimento em confirmar isso, haja visto que a indicação seguiu critério de competência técnica, e naquele momento, inclusive, amplos setores da sociedade do Rio de Janeiro entenderam que tinha sido uma ótima escolha”, disse.

CNN BRASIL

Continue lendo

Geral

BOLSONARO FICA À FRENTE DE LULA EM PESQUISA PARA PRESIDENTE

Publicado em

em

Por

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do partido Progressistas (PP), apontou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria numericamente à frente do presidente Lula (PT) na disputa de uma eventual eleição presidencial. O ex-chefe do Executivo aparece com 37,1% do eleitorado, enquanto o petista tem 35,3%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um empate técnico entre os dois. Além de Bolsonaro e Lula, também aparecem no levantamento o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%.

A pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula até mesmo fora da margem de erro em alguns grupos do eleitorado, como homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40,0% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%), além dos votantes com ensino médio (41,9% a 32,3%) ou ensino superior (37,4% a 31,7%).

Apesar de ser cogitado no levantamento, Bolsonaro está proibido atualmente de disputar o próximo pleito presidencial por ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ações por suposto abuso de poder político em dois episódios em 2022: a reunião no Palácio do Alvorada com embaixadores e os eventos oficiais do Bicentenário da Independência.

SOBRE A PESQUISA
O levantamento do instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Os primeiros resultados tinham sido divulgados pelo senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, partido que encomendou a pesquisa.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile