Conecte-se conosco

Geral

EM EDITORIAL, ESTADÃO DIZ QUE LULA ´´DEBOCHA DA INTELIGÊNCIA ALHEIA´´

Publicado em

em

Em mais um editorial crítico ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicado nesta quinta-feira (29), o jornal O Estado de São Paulo afirmou que o petista “debocha da inteligência alheia” ao dizer que não usou a palavra Holocausto para criticar a ofensiva de Israel contra o Hamas.

A negativa sobre o uso da palavra Holocausto foi feita por Lula em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da RedeTV!, exibida na última terça (27). Na ocasião, o petista comentava a repercussão da declaração que ele fez durante uma coletiva de imprensa na Etiópia, no dia 18 de fevereiro, quando comparou a guerra no Oriente Médio ao massacre de judeus pelo nazismo.

– Primeiro que eu não disse a palavra “holocausto”. Holocausto foi interpretação do primeiro-ministro de Israel. Não foi minha – alegou o petista.

Ao comentar a mais nova declaração de Lula sobre a guerra na Faixa de Gaza, o Estadão chamou o presidente de “o irredutível” e disse que a desonestidade intelectual do chefe do Executivo “é gritante”. O jornal reforçou que Lula tinha conhecimento claro do impacto que seria criado por sua fala inicial.

– Evidentemente, Lula sabe muito bem o que foi o Holocausto. Sabia exatamente a reação que pretendia causar quando disse que a campanha militar de Israel contra o Hamas equivalia à resolução de Hitler de “matar os judeus”. Estamos diante, portanto, de pura má-fé – resumiu o veículo.

Em outro ponto, o jornal disse que Lula é um “caso perdido” e que o presidente escolheu ignorar a natureza terrorista e genocida do Hamas e condenar o país agredido, neste caso, Israel. Em claro e bom tom, o Estadão escreveu que “a imoralidade lulopetista é evidente”.

– Está claro que é ocioso esperar de Lula qualquer gesto público de grandeza, isto é, que reconsidere sua descabida comparação entre a guerra em Gaza e o Holocausto e que peça desculpas a todos os que se ofenderam com sua fala – prosseguiu.

O texto do Estadão encerrou dizendo que se impõe ao petista alguma retratação, mesmo que ela seja “um simples gesto político”, como uma demonstração de respeito “aos valores universais sobre os quais foi erigida” a República brasileira. No entanto, o próprio jornal reconheceu que há poucas chances de que isso aconteça de fato.

– Como chefe de Estado, como a voz do povo brasileiro que se faz ouvir entre a comunidade das nações, a Lula se impõe alguma retratação – mesmo como um simples gesto político, como um sinal de respeito, para o Brasil e para o mundo, aos valores universais sobre os quais foi erigida esta República. Infelizmente, ao que tudo indica, não vai acontecer – finalizou.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

REPRESENTANTES POLÍTICOS DE CONSTANTINA VISITAM A EXPOFRED 2025

Publicado em

em

Por

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Villa, acompanhado do prefeito Cristian Bratz, do vice-prefeito Roni Gheller, do secretário de Agricultura Jocemar Tonin e do representante da Emater, Rubens Bernardi, visitou a Expofred 2025, em Frederico Westphalen.

A comitiva percorreu os estandes da feira, conversou com expositores e destacou a importância do evento para o fortalecimento da economia local e regional, especialmente nos setores do agronegócio, comércio e inovação. A Expofred é reconhecida como uma das maiores feiras multissetoriais do Norte do Rio Grande do Sul, reunindo produtores, empresários, entidades e comunidade em geral.

Durante a visita, os representantes do Executivo e Legislativo reforçaram o apoio do poder público à realização da feira, que movimenta significativamente a economia e oferece oportunidades de negócios e integração entre os diversos segmentos da sociedade.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 03/05/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo

Geral

TRUMP SOBRE TIRAR ISENÇÃO FISCAL DE HARVARD: “É O QUE MERECEM”

Publicado em

em

Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, nesta sexta-feira (2), que vai derrubar a isenção fiscal da Universidade Harvard, por considerar que a instituição de ensino tem dado espaço para políticas antissemitas.

– Vamos tirar o status de isenção fiscal de Harvard. É o que eles merecem! – disse ele por meio de postagem na Truth Social.

Em meados de abril, o republicano mandou suspender 2,2 bilhões de dólares (R$ 12,9 bilhões) em verbas federais por promover “doenças inspiradas em política, ideologia e terrorismo”.

– Talvez Harvard devesse perder o status de isenção de impostos e ser tributada como uma entidade política, se continuar a promover doenças políticas, ideológicas e inspiradas por terroristas? Lembrem-se, o status de isenção de impostos depende totalmente de [a instituição] agir de acordo com o interesse público – escreveu Trump.

O congelamento da verba ocorreu após o presidente de Harvard, Alan Garber, desafiar Trump e dizer que “nenhum governo — independentemente do partido que estiver no poder — deve ditar o que universidades privadas podem ensinar, quem podem admitir ou contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”.

O embate entre o líder conservador e a universidade ocorre após a instituição de ensino ser palco de diversos protestos relacionados à guerra em Gaza. Em janeiro de 2024, a reitora Claudine Gay renunciou devido a seus polêmicos comentários sobre antissemitismo no Congresso dos Estados Unidos e acusações de plágio em seu trabalho acadêmico.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile