Conecte-se conosco

Geral

ALIANÇA CONTRA CHINA PREPARA EXPANSÃO E PODE INCLUIR JAPÃO

Publicado em

em

A Aukus, aliança de defesa anti-China criada em 2021 por Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, deu o primeiro passo para atrair novos membros, começando pelo Japão. Os aliados correm contra o tempo, diante das possibilidades concretas de Donald Trump voltar à Casa Branca ou a China invadir Taiwan.

“Reconhecendo as forças do Japão e suas estreitas parcerias bilaterais com os três países, estamos considerando a cooperação com o Japão no Pilar 2 da Aukus para projetos de capacidade avançada”, informa documento assinado nessa segunda-feira pelos secretários de Defesa americano, britânico e australiano.

O encontro precedeu reunião de cúpula na quarta-feira do presidente dos EUA, Joe Biden, e do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que no dia seguinte discursará no Congresso americano. Na quinta-feira, será a vez de Biden reunir-se com Ferdinand Marcos, presidente das Filipinas, outro país ameaçado pelo expansionismo chinês.

O Pilar 2 da Aukus prevê o compartilhamento de alta tecnologia de uso militar, incluindo computação quântica, inteligência artificial, guerra cibernética, armas submarinas e hipersônicas. Já o Pilar 1, que não inclui o Japão por ora, diz respeito ao fornecimento de submarinos de propulsão nuclear para a Austrália.

O Japão já está integrado no âmbito da defesa aos Estados Unidos e à Austrália , por meio do Diálogo Quadrilateral de Segurança (Quad), que inclui também a Índia, outro importante rival regional da China.

Criado em 2007, o Quad tem promovido exercícios militares conjuntos de dimensões sem precedentes no Pacífico. Entretanto, ele não prevê o compartilhamento de tecnologia militar, como faz a Aukus.

A Constituição do Japão permite apenas atuação defensiva de suas forças militares. Diante das ameaças da China e da Coreia do Norte, bem como de Trump, de não honrar os compromissos de defesa mútua dos Estados Unidos, o Japão tem elevado seus gastos militares e se preparado para um eventual confronto.

Os integrantes da Aukus, no entanto, esperam que os japoneses aprovem novas leis de proteção de informação sensível para a segurança nacional, antes de firmar uma parceria de compartilhamento de tecnologia de uso militar com eles.

Em fevereiro, o governo japonês anunciou que proporia projetos de lei para lhe permitir classificar um conjunto mais abrangente de informações como confidenciais. E prometeu também reforçar a segurança cibernética, com a criação de um efetivo de 20 mil agentes dedicados a essa tarefa.

De sua parte, Reino Unido e Austrália, aliados muito próximos dos Estados Unidos, reclamam de leis americanas que restringem o acesso desses e outros países a tecnologia sensível à segurança nacional. Os três países formam, com Canadá e Nova Zelândia, o grupo Cinco Olhos, de compartilhamento de informações de espionagem.

A expansão da Aukus para o que já está sendo chamado de Jaukus não deve parar no Japão. A corrida para ampliar a aliança, considerada uma ameaça pela China, lembra o que aconteceu com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos anos 90.

Naquele momento, a unificação da Alemanha e o fim da União Soviética levaram a uma corrida dos países do Leste Europeu em direção à Otan, para se proteger contra o recorrente expansionismo russo. As invasões da Geórgia em 2008 e da Ucrânia em 2014 e 2022 provaram que os temores daqueles países eram fundados.

Taiwan é o único país efetivamente ameaçado de invasão pela China. Com relação às outras nações do Indo-Pacífico, a ameaça chinesa assume a forma de disputas por arquipélagos, como Senkaku, do Japão, e Spratly das Filipinas. Além disso, a Força Aérea e a Marinha da China realizam cotidianamente incursões agressivas nos mares do Leste e do Sul da China, para controlar rotas de navegação e áreas de pesca e de exploração de recursos minerais.

Assim como ocorreu com os países do Leste Europeu, as nações do Pacífico também vivem o dilema entre se organizar de forma mais explícita para se defender, de um lado, e provocar a agressividade da potência imperialista, de outro. A experiência da Ucrânia mostra que é melhor se preparar para o pior.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MENOR ENGRAVIDOU NA CASA DE HYTALO SANTOS E PERDEU O BEBÊ

Publicado em

em

Por

Uma das adolescentes “adotadas” pelo influenciador Hytalo Santos engravidou do irmão dele, Hyago Santos, aos 17 anos, e perdeu o bebê. Ambos os acontecimentos se desenrolaram enquanto a menor estava aos cuidados do influencer, que hoje é investigado por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil.

A adolescente em questão chama-se Kamyla Santos, mais conhecida como Kamylinha. Ela passou a morar com o influenciador aos 12 anos de idade para fazer parte da chamada “Turma do Hytalo”, e desde então vinha gravando conteúdos considerados sexualizados, produzidos e divulgados por ele. O caso ganhou grande visibilidade após o youtuber Felca denunciar, em vídeo, a adultização da menor, e de outros que também vivem com Hytalo.

O companheiro do influenciador, Israel Natan Vicente, também é suspeito dos mesmos crimes. Ambos estão presos desde a última sexta-feira (15), após serem acusados de submeter adolescentes a festas com topless e consumo de álcool em que “todos bebiam sem restrição”.

Segundo uma ex-funcionária de Hytalo disse ao Ministério Público, os menores não tinham acesso livre aos próprios celulares, como uma forma de o próprio Hytalo controlar o que seria postado a seu respeito ou não. Para ela, os adolescentes viviam em uma espécie de cárcere privado, como “propriedade” do influencer e sendo vigiados constantemente.

– Inclusive, já teve filmagens que ele fez em que as crianças estavam indo para a escola e, após desligar as câmeras, elas não iam para a escola – denunciou outro ex-funcionário.

As investigações apontam que Hytalo dava benefícios, incluindo valores mensais entre R$ 2 e R$ 3 mil, para os familiares dos adolescentes permitirem que eles morassem em sua casa e fizessem as gravações.

Kamylinha é uma das principais figuras da “Turma do Hytalo”. Recentemente, ela teve seu perfil derrubado no Instagram por fazer publicidade para casas de apostas antes de completar a maioridade. Em vídeo publicado nesta terça-feira (19), ela defendeu o influenciador e o comparou a uma figura paterna.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

MULHER NUA É ABORDADA EM ORLA E CONFESSA TER MATADO O PAI

Publicado em

em

Por

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante por homicídio na cidade de Itanhaém (SP), neste sábado (16). Ela caminhava nua pela orla da praia quando foi abordada por guardas municipais, momento em que confessou ter esfaqueado o próprio pai, de 74 anos.

Os policiais foram até o apartamento onde pai e filha moravam e encontraram a vítima morta com várias perfurações causadas por faca. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A mulher recebeu atendimento médico e foi levada à delegacia do município, onde permaneceu presa. Ela disse à polícia que cometeu o crime devido ao estresse acumulado nas atribuições por cuidar do idoso.

– O cenário que nós colhemos é de uma pessoa que tinha a incumbência de cuidar do seu pai e esse cenário, essas atribuições dela, de cuidados com o pai foram se alargando ao longo do tempo por conta dele ter ficado mudo – disse o delegado Luiz Carlos Vieira.

A faca e equipamentos eletrônicos encontradas no local do crime foram recolhidos para perícia.

*Com informações AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 16/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo
Sair da versão mobile