Conecte-se conosco

Geral

REPORTAGEM DO SBT CONTRADIZ GLOBO SOBRE MULTAS EM DOAÇÕES

Publicado em

em

Uma reportagem exibida no programa Tá na Hora, do SBT, flagrou caminhões que transportavam doações para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul sendo multados ao chegarem no estado. O assunto circulou bastante nas redes sociais nos últimos dias e chegou a ser classificado como fake news pelo governo do Rio Grande do Sul e por veículos do Grupo Globo.

Na matéria mostrada pelo SBT, um voluntário que levava doações ao estado gaúcho diz claramente que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estava barrando e multando caminhões da Defesa Civil com ajuda humanitária por ausência de nota fiscal dos itens doados e também por excesso de peso.

– Nós já tínhamos ouvido falar que estava dando alguns problemas, mas agora estamos vendo na prática o que está acontecendo, infelizmente – disse o voluntário Carlos Felipe.

A matéria também trouxe relatos de caminhoneiros que levavam doações e que foram multados. Um motorista que conversou com a reportagem do SBT relatou ter sido multado mesmo estando com a carga abaixo do limite de seu caminhão.

– Meu caminhão é para 55 mil quilos eu fui multado com 39 mil quilos, esse é o motivo. Eu estou com caminhão com tudo para levar para a região de Porto Alegre e eles [me] multaram por isso aí. Esse é o Brasil que a gente quer? – indagou o motorista Deiken Adriano Pereira.

Os relatos mostrados pelo SBT contradizem em partes as versões trazidas nos últimos dias pelo governo do Rio Grande do Sul e pelo Grupo Globo. Em uma postagem nas redes sociais, o governo gaúcho afirmou, por exemplo, que “não está impondo obstáculos para a necessária ajuda humanitária” no estado.

– Não está sendo exigida nota fiscal de doações. Não estão sendo multados os veículos de apoio a salvamentos. Não é obrigatória licença para pilotar barcos e jet skis em operações de salvamento. Não há fiscalização, pelo governo do Estado, de marmitas feitas por voluntários – disse o governo.

Já o Grupo Globo, em sua editoria de checagem intitulada Fato ou Fake, classificou como falsa a afirmação de que o Rio Grande do Sul estava “impedindo chegada de doações por falta de nota fiscal”. Ao contrário do SBT, porém, a reportagem não pareceu ter ido pessoalmente aos pontos de fiscalização para ver o que estava acontecendo.

NOTA DA ANTT
Ao comentar a denúncia sobre as multas, a ANTT declarou que não está retendo veículos com doações e que eles estariam passando, na verdade, por uma verificação de documentos do veículo e CNH. A agência confirmou, porém, que, caso sejam constatados autuações por causa das medidas emergenciais, as multas direcionadas aos motoristas serão canceladas.

– A ANTT reconhece que, se houve um excesso em uma situação emergencial como essa, a multa será cancelada e no caso, a Defesa Civil e esses caminhoneiros que forem multados eles podem recorrer sim dessas multas – explicou a apresentadora Márcia Dantas.

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MENOR ENGRAVIDOU NA CASA DE HYTALO SANTOS E PERDEU O BEBÊ

Publicado em

em

Por

Uma das adolescentes “adotadas” pelo influenciador Hytalo Santos engravidou do irmão dele, Hyago Santos, aos 17 anos, e perdeu o bebê. Ambos os acontecimentos se desenrolaram enquanto a menor estava aos cuidados do influencer, que hoje é investigado por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil.

A adolescente em questão chama-se Kamyla Santos, mais conhecida como Kamylinha. Ela passou a morar com o influenciador aos 12 anos de idade para fazer parte da chamada “Turma do Hytalo”, e desde então vinha gravando conteúdos considerados sexualizados, produzidos e divulgados por ele. O caso ganhou grande visibilidade após o youtuber Felca denunciar, em vídeo, a adultização da menor, e de outros que também vivem com Hytalo.

O companheiro do influenciador, Israel Natan Vicente, também é suspeito dos mesmos crimes. Ambos estão presos desde a última sexta-feira (15), após serem acusados de submeter adolescentes a festas com topless e consumo de álcool em que “todos bebiam sem restrição”.

Segundo uma ex-funcionária de Hytalo disse ao Ministério Público, os menores não tinham acesso livre aos próprios celulares, como uma forma de o próprio Hytalo controlar o que seria postado a seu respeito ou não. Para ela, os adolescentes viviam em uma espécie de cárcere privado, como “propriedade” do influencer e sendo vigiados constantemente.

– Inclusive, já teve filmagens que ele fez em que as crianças estavam indo para a escola e, após desligar as câmeras, elas não iam para a escola – denunciou outro ex-funcionário.

As investigações apontam que Hytalo dava benefícios, incluindo valores mensais entre R$ 2 e R$ 3 mil, para os familiares dos adolescentes permitirem que eles morassem em sua casa e fizessem as gravações.

Kamylinha é uma das principais figuras da “Turma do Hytalo”. Recentemente, ela teve seu perfil derrubado no Instagram por fazer publicidade para casas de apostas antes de completar a maioridade. Em vídeo publicado nesta terça-feira (19), ela defendeu o influenciador e o comparou a uma figura paterna.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

MULHER NUA É ABORDADA EM ORLA E CONFESSA TER MATADO O PAI

Publicado em

em

Por

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante por homicídio na cidade de Itanhaém (SP), neste sábado (16). Ela caminhava nua pela orla da praia quando foi abordada por guardas municipais, momento em que confessou ter esfaqueado o próprio pai, de 74 anos.

Os policiais foram até o apartamento onde pai e filha moravam e encontraram a vítima morta com várias perfurações causadas por faca. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A mulher recebeu atendimento médico e foi levada à delegacia do município, onde permaneceu presa. Ela disse à polícia que cometeu o crime devido ao estresse acumulado nas atribuições por cuidar do idoso.

– O cenário que nós colhemos é de uma pessoa que tinha a incumbência de cuidar do seu pai e esse cenário, essas atribuições dela, de cuidados com o pai foram se alargando ao longo do tempo por conta dele ter ficado mudo – disse o delegado Luiz Carlos Vieira.

A faca e equipamentos eletrônicos encontradas no local do crime foram recolhidos para perícia.

*Com informações AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 16/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo