Conecte-se conosco

Geral

REPORTAGEM DO SBT CONTRADIZ GLOBO SOBRE MULTAS EM DOAÇÕES

Publicado em

em

Uma reportagem exibida no programa Tá na Hora, do SBT, flagrou caminhões que transportavam doações para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul sendo multados ao chegarem no estado. O assunto circulou bastante nas redes sociais nos últimos dias e chegou a ser classificado como fake news pelo governo do Rio Grande do Sul e por veículos do Grupo Globo.

Na matéria mostrada pelo SBT, um voluntário que levava doações ao estado gaúcho diz claramente que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estava barrando e multando caminhões da Defesa Civil com ajuda humanitária por ausência de nota fiscal dos itens doados e também por excesso de peso.

– Nós já tínhamos ouvido falar que estava dando alguns problemas, mas agora estamos vendo na prática o que está acontecendo, infelizmente – disse o voluntário Carlos Felipe.

A matéria também trouxe relatos de caminhoneiros que levavam doações e que foram multados. Um motorista que conversou com a reportagem do SBT relatou ter sido multado mesmo estando com a carga abaixo do limite de seu caminhão.

– Meu caminhão é para 55 mil quilos eu fui multado com 39 mil quilos, esse é o motivo. Eu estou com caminhão com tudo para levar para a região de Porto Alegre e eles [me] multaram por isso aí. Esse é o Brasil que a gente quer? – indagou o motorista Deiken Adriano Pereira.

Os relatos mostrados pelo SBT contradizem em partes as versões trazidas nos últimos dias pelo governo do Rio Grande do Sul e pelo Grupo Globo. Em uma postagem nas redes sociais, o governo gaúcho afirmou, por exemplo, que “não está impondo obstáculos para a necessária ajuda humanitária” no estado.

– Não está sendo exigida nota fiscal de doações. Não estão sendo multados os veículos de apoio a salvamentos. Não é obrigatória licença para pilotar barcos e jet skis em operações de salvamento. Não há fiscalização, pelo governo do Estado, de marmitas feitas por voluntários – disse o governo.

Já o Grupo Globo, em sua editoria de checagem intitulada Fato ou Fake, classificou como falsa a afirmação de que o Rio Grande do Sul estava “impedindo chegada de doações por falta de nota fiscal”. Ao contrário do SBT, porém, a reportagem não pareceu ter ido pessoalmente aos pontos de fiscalização para ver o que estava acontecendo.

NOTA DA ANTT
Ao comentar a denúncia sobre as multas, a ANTT declarou que não está retendo veículos com doações e que eles estariam passando, na verdade, por uma verificação de documentos do veículo e CNH. A agência confirmou, porém, que, caso sejam constatados autuações por causa das medidas emergenciais, as multas direcionadas aos motoristas serão canceladas.

– A ANTT reconhece que, se houve um excesso em uma situação emergencial como essa, a multa será cancelada e no caso, a Defesa Civil e esses caminhoneiros que forem multados eles podem recorrer sim dessas multas – explicou a apresentadora Márcia Dantas.

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

GABIGOL SE PRONUNCIA APÓS PUNIÇÃO E FOTO COM CAMISA DO CORINTHIANS

Publicado em

em

Por

 O atacante Gabriel Barbosa utilizou as redes sociais para mandar uma mensagem à torcida do Flamengo. Sem mencionar a imagem que viralizou nesta quinta (16), na qual aparece com a camisa do Corinthians, o atleta diz acatar a decisão da diretoria.

“Hoje fui comunicado pelos diretores do Flamengo que não vestirei mais a 10. Cabe a mim aceitar e respeitar o comando do clube. Mas isso jamais vai apagar a história que construí com meus companheiros de equipe. Aceito a próxima camisa e vou dar a vida em campo pelo Mengão até o fim da nossa história”, escreveu Gabigol.

Confira, na íntegra, o texto publicado por Gabigol:

“Naquele dia 12 de novembro de 2022, depois de ter sentido as maiores emoções da minha vida com as glórias e expressivas conquistas pelo Flamengo, o clube me presenteou com uma camisa muito especial, a 10, simplesmente o manto usado por nosso maior ídolo, o Zico.

Confesso que senti uma certa insegurança, pois junto com aquela camisa, vinha também um grande peso da responsabilidade.

No Flamengo, encontrei minha melhor versão e vivo o melhor ciclo da minha carreira. Sou fascinado por títulos e sempre expressei isso no excesso de vontade dentro de campo, que muitas vezes é interpretado de forma errada.

O Flamengo me proporcionou ganhar muitos títulos (2 Libertadores, 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana, 2 Supercopas do Brasil e 4 Cariocas) e viver esses momentos mágicos com a nação e ser acolhido pela maior torcida da América, isso sim é o verdadeiro significado da palavra felicidade.

Nesses mais de 5 anos de alegrias e algumas tristezas, sempre tive uma certeza, a do meu amor por esse clube, a do amor pela nação rubro-negra.

Hoje fui comunicado pelos diretores do Flamengo que não vestirei mais a 10. Cabe a mim aceitar e respeitar o comando do clube. Mas isso jamais vai apagar a história que construí com meus companheiros de equipe. Aceito a próxima camisa e vou dar a vida em campo pelo Mengão até o fim da nossa história. Te amo, Flamengo!”

CNN BRASIL

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 18/05/2024

Publicado em

em

Por

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

LEGISLATIVO REALIZOU 07ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024

Publicado em

em

Por

No dia 13/05 foi realizada a 07ª Sessão Ordinária de 2024, a qual teve início às 18h.

Projetos votados na ordem do dia:

✅ PROJETO DE LEI Nº. 047/2024 – ALTERA A REDAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 2º DA LEI MUNICIPAL 4.335 DE 05 DE MARÇO DE 2024 QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. (APROVADO POR UNANIMIDADE).

✅ PROJETO DE LEI Nº. 048/2024 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. (APROVADO POR UNANIMIDADE COM EMENDA 01).

✅ EMENDA 01 – PL 048/2024 (APROVADA POR UNANIMIDADE).

❎ PROJETO DE LEI Nº. 049/2024 – REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 4.329, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2024 QUE ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 3.330, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014, QUE “ESTABELECE O NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL, CONSOLIDA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, PARA INCLUIR PREVISÕES ESPECÍFICAS EM RELAÇÃO À TRIBUTAÇÃO DE CONDOMÍNIOS. (REJEITADO POR UNANIMIDADE).

✅ PROJETO DE LEI Nº. 050/2024 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. (APROVADO POR UNANIMIDADE COM EMENDA 01).

✅ EMENDA 01 – PL 050/2024 (APROVADA POR UNANIMIDADE).

✅ PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº. 05/2024 – ALTERA DISPOSITIVOS DOS ARTIGOS 45, 56 E 63 DA LEI MUNICIPAL Nº 3.390 DE 31 DE MARÇO DE 2015, QUE DISPÕE SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. (APROVADO POR UNANIMIDADE).

✅ PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº. 06/2024 – ALTERA DISPOSITIVOS DAS LEIS 4342, 4346 e 4352, ALTERANDO O PRAZO DE CONTRATAÇÃO PARA 31.03.2024 DAS LEIS QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO”. (APROVADO POR UNANIMIDADE).

✅ MOÇÃO DE APOIO N° 02/2024 – MOÇÃO DE APOIO A DESTINAÇÃO DE 50% DO FEFC PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS EMERGENCIAIS EM DECORRÊNCIA DAS ENCHENTES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. (APROVADO POR UNANIMIDADE).

Continue lendo