Conecte-se conosco

Geral

APÓS PACTO DE PUTIN E KIM, COREIA DO SUL QUER DAR ARMAS À UCRÂNIA

Publicado em

em

Um dia depois de a Coreia do Norte e a Rússia assinarem um pacto de defesa mútua em caso de agressão, a Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (20), que está considerando enviar armas para a Ucrânia, país invadido pelas forças russas em 2022. O presidente russo, Vladimir Putin, que chegou ao Vietnã nesta quarta na segunda etapa da sua viagem pela região, alertou Seul de que essa decisão seria “um grande erro”.

O gabinete do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, condenou o acordo fechado entre Putin e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que haveria consequências negativas nas relações entre Seul e Moscou. Esse acordo marca uma mudança política no leste asiático ao estabelecer a garantia de defesa mútua em caso de guerra.

– É absurdo que duas partes com um histórico de lançar guerras de invasão , a Guerra da Coreia e a guerra na Ucrânia, agora prometam cooperação militar mútua com base na premissa de um ataque preventivo por parte da comunidade internacional que nunca acontecerá – afirmou o comunicado do gabinete.

O pacto de segurança entre a Coreia do Norte e a Rússia faz parte de uma série de acordos descritos pelos dois líderes como uma atualização das relações bilaterais que abrangem comércio, investimento e laços culturais e humanitários, além da segurança.

No que diz respeito à segurança, os termos publicados pela agência estatal norte-coreana KCNA dizem que, se um dos países for invadido e levado a um estado de guerra, o outro deve mobilizar “todos os meios à sua disposição sem demora” para fornecer “militares e outras assistências”.

O acordo é a aproximação mais relevante entre os dois países desde o fim da Guerra Fria e reabriu a discussão sul-coreana sobre enviar armas à Ucrânia. Seul, um crescente exportador de armas com um Exército bem equipado com apoio dos EUA, havia considerado essa possibilidade no passado, mas a ideia não se materializou por uma política antiga de não fornecer armas a países envolvidos em conflitos ativos.

Nos dois anos de guerra, o apoio de Seul a Kiev foi restrito ao fornecimento de ajuda humanitária e à adesão a sanções econômicas lideradas pelos EUA contra a Rússia.

Segundo a pesquisadora sênior do Stimson Center (Washington) Jenny Town, essa posição da Coreia do Sul já havia prejudicado as relações com a Rússia, mas o último pacto pode elevar a tensão a um extremo entre os dois.

VIETNÃ
Em Hanói, no Vietnã, Putin reagiu à declaração de Seul dizendo que poderia responder enviando material bélico para a Coreia do Norte.

– Aqueles que enviam [mísseis para a Ucrânia] acham que não estão lutando contra nós, mas já disse, até em Pyongyang, que nos reservamos o direito de fornecer armas a outras regiões do mundo, em relação aos nossos acordos com a Coreia do Norte – afirmou Putin.

O pacto de segurança foi uma das recompensas mais visíveis que Kim extraiu de Moscou em troca das dezenas de mísseis balísticos e mais de 11 mil contêineres de embarque de munições que Washington disse que a Coreia do Norte forneceu, nos últimos meses, para apoiar a guerra de Putin na Ucrânia.

Além do pacto de defesa mútua, Putin prometeu ajuda tecnológica não especificada que poderia permitir à Coreia do Norte dar um passo significativo em seu programa nuclear e de mísseis, como a capacidade de mirar melhor em seus muitos adversários e atingir qualquer cidade americana com suas armas.

Os EUA consideraram a reação de Putin sobre o anúncio de Seul preocupante. Segundo o Departamento de Estado, o envio de armas russas ao país comunista asiático poderia desestabilizar a península coreana e violar as resoluções do Conselho de Segurança que a própria Rússia apoiou.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PASTOR OSIEL GOMES SOFRE GRAVE ACIDENTE DE CARRO: “LIVRAMENTO”

Publicado em

em

Por

O pastor Osiel Gomes, presidente da Assembleia de Deus em Tirirical, no Maranhão, capotou o carro em uma estrada. O veículo, onde ele estava com sua esposa, Aderian, ficou com o teto destruído, mas eles não se machucaram.

No vídeo, divulgado pela página Assembleias de Valor, o pastor aparece falando em livramento:

– Foi livramento do céu – declarou o pastor.

Aderian também comentou o assunto em seu Instagram:

– Glória a Deus por este grande livramento!

Não há informações detalhadas sobre o ocorrido, mas as imagens sugerem que o carro capotou na noite deste domingo (5). No dia, o casal esteve na Assembleia de Deus em Tasso Fragoso, no interior do Maranhão.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

RS: PARENTE É PRESA APÓS TRAGÉDIA COM BOLO ENVENENADO EM TORRES

Publicado em

em

Por

A polícia prendeu neste domingo (5) uma parente da família que comeu bolo envenenado na cidade de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de Natal e resultou na morte de três mulheres.

A suspeita, que é nora de Zeli dos Anjos, de 60 anos, foi detida por triplo homicídio duplamente qualificado e tentativa de triplo homicídio. Zeli, que preparou o bolo, também foi intoxicada e está em estado de choque e permanece internada na UTI.

O envenenamento ocorreu durante uma confraternização natalina. Minutos após consumirem o bolo, cinco pessoas passaram mal. Duas morreram no mesmo dia, e a terceira vítima fatal foi confirmada horas depois.

Um menino de 10 anos, sobrinho-neto de Zeli – também foi intoxicado e chegou a ser tratado na UTI, mas já foi transferido para a ala pediátrica, onde está em observação, com quadro estável.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos toxicológicos para confirmar a substância usada e esclarecer o que ocorreu, mas análises laboratoriais iniciais detectaram a presença de arsênio no sangue das vítimas fatais.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo
Sair da versão mobile