Conecte-se conosco

Geral

GAYER FALA SOBRE CANDIDATURA DE BOLSONARO E ANISTIA A PRESOS DO 8/1

Publicado em

em

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) recebeu o Pleno.News em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde nos concedeu uma entrevista exclusiva. Na oportunidade, ele falou sobre uma possível elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para 2026, sobre a crise do Supremo Tribunal Federal (STF) ante a opinião pública, o papel do Senado e a gestão Rodrigo Pacheco, além de criticar duramente o governo Lula e a doutrinação ideológica nas escolas e universidades.

O parlamentar pontuou a respeito da possibilidade do Congresso Nacional anistiar os manifestantes do 8 de janeiro que se encontram presos por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele revelou que os relatos que recebe acerca desses detentos é algo muito comovente e toca o coração “de qualquer parlamentar dessa Casa”.

– É impossível não se simpatizar, não se condoer com essa injustiça que está acontecendo. (…) A temperatura da anistia está crescendo muito; porque, na minha opinião, futuramente, eu espero que a gente faça um Senado grande, forte o bastante, com um presidente que seja, tenha convicção da defesa da democracia, um presidente do Senado, que tenha convicção de defesa da democracia (…). Eu vejo que a temperatura da anistia cresce aqui dentro do Congresso, é uma coisa que se fala muito nos corredores, e eu acredito que a gente vai sim conseguir, ainda neste governo, e não muito tempo para frente, aprovar a anistia e devolver essas pessoas para suas famílias, e voltar, se Deus quiser, um dia, a prender verdadeiramente os criminosos – disse.

Quanto à chance de Jair Bolsonaro conseguir seus direitos políticos para concorrer já em 2026, o deputado se mostrou otimista e falou em “duas vertentes”.

– Uma é a nova composição do TSE que, teoricamente daria uma votação de 4 a 3 para o bom senso, não vou nem usar a palavra direita, para o bom senso, e nós temos também projetos de lei aqui na Casa, que vão exatamente nesse sentido, de anistiar parlamentares ou políticos cometidos com crimes que não têm a ver com erário público, que não têm a ver com integridade física, com violência, para que essas pessoas possam, não precisem perder os seus direitos políticos.

Gayer falou sobre a esperança de uma renovação no Senado Federal em 2027 e os efeitos salutares à democracia que surgirão de uma nova composição da Câmara Alta.

– Eu espero que seja em 2027. Se não for em 2027, nas próximas eleições, mas em algum momento o que está acontecendo tem que acabar. A indignação, a insatisfação, a revolta, ela já é palpável. Embora ainda o medo, em uma parcela da população de reagir, possa ser maior do que o sentimento de revolta, isso vai mudar. As pessoas já não aguentam mais vendo senhorinhas sendo presas, corruptos sendo liberados. É um deboche na cara do povo. A gente aprova o fim da saidinha que é um clamor popular. O STF fala abertamente que vai derrubar. Então, em algum momento isso vai acabar. Eu espero que seja em 2027.

Em relação ao rumo do governo Lula, o deputado foi contundente.

– Se a gente for analisar pelo mesmo prisma gráficos, indicadores do governo Lula, do governo Dilma, o governo Lula tá seguindo o mesmo padrão, só que mais acelerado. Nós estamos vendo aí um colapso econômico, o dólar não para de subir, o dólar subiu 10% este ano, graças às declarações que ele fala. O investimento tá indo embora, o preço dos alimentos tá aumentando, os impostos e mais e mais tributos, cortes na educação, a insatisfação generalizada em relação a esse governo, isso com apenas um ano e seis meses. (…) O Congresso, o centro, eu digo, da Câmara dos Deputados, vai abandonar o governo. Inclusive, já está abandonando.

Respondendo sobre a solução para evitar a doutrinação ideológica de crianças e adolescentes nas escolas, Gayer falou sobre uma plataforma que age como antídoto dessa má prática antipedagógica.

– A gente criou uma plataforma que se chama “Nossos Filhos”. Nela, nós colocamos ali, listamos todas as escolas de Goiás, todas as escolas, e começamos a divulgar para os pais, em grupos de escolas, nas minhas redes sociais, falando o seguinte: “Olha, se houver alguma doutrinação na sua escola contra o seu filho, vamos fazer esse relato, colocar aqui nessa plataforma, e a gente vai atrás e mobilizar os pais daquela região”. Então, um professor de uma determinada escola fala que a polícia é responsável pela barbárie em uma escola caríssima, no setor mais nobre de Goiânia. Ele solta uma charge, vou dar um exemplo para você, falando que a polícia é responsável pela barbárie na sociedade. E o pai do aluno colocou na plataforma, eu recebi, joguei nas minhas redes, e mobilizei os pais. “Pais da escola tal, o professor falou isso, vocês vão aceitar?”. Os pais foram até a escola, reclamaram. Eu estou falando assim, 20, 30 pais ligando, indo lá, reclamaram, no final do dia, o que aconteceu? Esse professor foi demitido. (…) O que que eu fiz? Eu dei voz aos pais!

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo

Geral

MENINO DE 12 ANOS CHORA E PEDE AJUDA APÓS STF NEGAR REMÉDIO

Publicado em

em

Por

É com lágrimas nos olhos e com um apelo desesperado que o menino Felipe, de apenas 12 anos, aparece em um vídeo que tem mobilizado as redes sociais em prol da melhora de seu quadro de saúde. No choro, um desabafo: “Eu tô sempre sendo furado, está muito difícil”. A razão do relato é a dura batalha que Felipe enfrenta contra uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói (RJ) e, há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela SHUa estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

Mesmo diante desse quadro complexo, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em setembro do ano passado, que fosse concedido ao menino o medicamento Ravulizumabe, cujo preço de cada ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

Segundo a família, quando Felipe foi diagnosticado com a síndrome, ele foi retirado da fila de transplante e, só após o uso do medicamento, é que poderá voltar a ficar na lista para receber um novo órgão. Com a negativa do remédio, ele precisa enfrentar sessões de hemodiálise três vezes por semana para seguir vivo. Além da batalha contra a falência renal, ele tem sofrido com condições neurológicas, como convulsões.

Para tentar arrecadar recursos que possam custear o tratamento do menino e a aquisição do remédio Ravulizumabe, a família de Felipe criou uma vaquinha virtual para tentar alcançar uma meta de R$ 3 milhões. Até a manhã desta quarta-feira (16), a arrecadação já tinha chegado a R$ 1,4 milhão, com 59,5 mil doadores.

Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile