Conecte-se conosco

Geral

RÚSSIA PROMETE RETALIAR EUA APÓS ANÚNCIO DE ARMAS DE LONGO ALCANCE NA ALEMANHA

Publicado em

em

A Rússia agirá para conter a planejada implantação dos EUA de mísseis de longo alcance na Alemanha, disse o Kremlin nesta quinta-feira (11), ao considerar as ações da aliança militar da Otan como uma séria ameaça à segurança nacional da Rússia.

Os Estados Unidos e a Alemanha anunciaram durante a cúpula da Otan em Washington, na quarta-feira (10), que iriam começar a implantar capacidades de fogo de longo alcance na Alemanha em 2026 para demonstrar o seu compromisso com a Otan e a defesa europeia, numa altura em que a Rússia está em guerra na Ucrânia.

Eles disseram que os “envios episódicos” estavam em preparação para um estacionamento de longo prazo que incluiria SM-6, mísseis de cruzeiro Tomahawk e armas hipersônicas com um alcance maior do que as capacidades atuais na Europa.

A Otan também disse na quarta-feira que uma nova base de defesa aérea dos EUA no norte da Polônia, projetada para detectar e interceptar ataques de mísseis balísticos como parte de um escudo antimísseis mais amplo da Otan, estava pronta para a missão.

Questionado num briefing com agências de notícias russas sobre o resultado da cúpula da Otan, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “A aliança do Atlântico Norte confirmou mais uma vez muito claramente a sua essência. É uma aliança criada numa era de confronto com o objetivo de manter o confronto”.

“As tensões no continente europeu estão subindo” como resultado, acrescentou, dizendo que o Kremlin estava observando a aproximação da infraestrutura militar da Otan.

“Vemos as decisões tomadas na Otan para criar centros logísticos separados nas cidades do Mar Negro, a abertura de instalações adicionais na Europa, e vemos que, de fato, a infraestrutura militar da Otan está se movendo constante e gradualmente em direção às nossas fronteiras”, disse Peskov.

“Isto nos obriga a analisar muito profundamente as decisões tomadas nessa discussão. Esta é uma ameaça muito grave à segurança nacional do nosso país. Tudo isto exigirá que tomemos respostas ponderadas, coordenadas e eficazes para dissuadir a Otan, para neutralizar a Otan”.

Desde que o presidente Vladimir Putin enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em fevereiro de 2022, Peskov descreveu o que Moscou chama de “operação militar especial” no país como um movimento que visa garantir a própria segurança da Rússia contra o Ocidente, classificando a política ucraniana como hostil e pró-Ocidente.

Kiev e o Ocidente rejeitam a caracterização do conflito feita pela Rússia, dizendo que Moscou está trava uma agressiva guerra de conquista de estilo colonial na Ucrânia, que se tornou independente quando a União Soviética dominada pela Rússia se desfez em 1991.

Rússia planeja resposta militar

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que Moscou antecipou o movimento dos mísseis EUA-Alemanha, que ele retratou como sendo projetado para intimidar a Rússia e que desestabilizou ainda mais a segurança regional e as relações estratégicas.

“O trabalho necessário na preparação de contramedidas de equilíbrio pelas agências estatais russas relevantes foi iniciado com bastante antecedência e está sendo realizado de forma sistemática”, disse Ryabkov em comunicado no site de seu ministério.

“Sem nervosismo, sem emoções, desenvolveremos uma resposta militar, antes de tudo, a este novo jogo”, disse ele, segundo a agência de notícias Interfax.

No mês passado, Putin disse que a Rússia deveria retomar a produção de mísseis com capacidade nuclear intermediária e de curto alcance e depois considerar onde implantá-los, depois que os EUA trouxeram mísseis semelhantes para a Europa e à Ásia.

Ele já havia falado em concordar em não implantar tais mísseis no enclave russo de Kaliningrado, no Báltico, mas disse que os EUA retomaram sua produção, os trouxeram para a Dinamarca para exercícios e também os levaram para as Filipinas.

Mísseis terrestres com alcance superior a 500 km foram proibidos até 2019 sob o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) assinado em 1987 por Mikhail Gorbachev da União Soviética e pelo então presidente dos EUA. Presidente Ronald Reagan.

Mas os Estados Unidos retiraram-se do Tratado INF em 2019, alegando que Moscou estava violando o acordo, algo que o Kremlin negou.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RS: PARENTE É PRESA APÓS TRAGÉDIA COM BOLO ENVENENADO EM TORRES

Publicado em

em

Por

A polícia prendeu neste domingo (5) uma parente da família que comeu bolo envenenado na cidade de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de Natal e resultou na morte de três mulheres.

A suspeita, que é nora de Zeli dos Anjos, de 60 anos, foi detida por triplo homicídio duplamente qualificado e tentativa de triplo homicídio. Zeli, que preparou o bolo, também foi intoxicada e está em estado de choque e permanece internada na UTI.

O envenenamento ocorreu durante uma confraternização natalina. Minutos após consumirem o bolo, cinco pessoas passaram mal. Duas morreram no mesmo dia, e a terceira vítima fatal foi confirmada horas depois.

Um menino de 10 anos, sobrinho-neto de Zeli – também foi intoxicado e chegou a ser tratado na UTI, mas já foi transferido para a ala pediátrica, onde está em observação, com quadro estável.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos toxicológicos para confirmar a substância usada e esclarecer o que ocorreu, mas análises laboratoriais iniciais detectaram a presença de arsênio no sangue das vítimas fatais.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo

Geral

EUA: QUEDA DE AVIÃO MATA DUAS PESSOAS E DEIXA VÁRIOS FERIDOS

Publicado em

em

Por

Ao menos duas pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas, nesta quinta-feira (2), quando um avião de pequeno porte se chocou contra o telhado de um edifício comercial em Fullerton, na Califórnia, nos Estados Unidos. A quantidade de feridos tem variado entre os veículos locais, mas a agência Associated Press informou que 19 pessoas teriam se ferido.

O avião caiu por volta das 14h (hora local, 19h pelo horário de Brasília) perto do Aeroporto Municipal de Fullerton, um aeroporto de aviação geral no Condado de Orange, a cerca de 10 quilômetros da Disneylândia, no sul de Los Angeles.

Em imagens transmitidas pela emissora KABC-TV, é possível ver uma coluna de fumaça negra saindo de um buraco no telhado de um dos vários armazéns da zona comercial. Equipes se deslocaram para a área para reforçar os esforços de resgate enquanto as causas do acidente são investigadas.

O prédio atingido pelo avião era ocupado pela Michael Nicholas Designs, uma fabricante de estofados de móveis, de acordo com uma placa na porta. Já o modelo da aeronave é um Van’s RV-10 monomotor, com quatro assentos.

*Com informações EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo