Conecte-se conosco

Geral

RÚSSIA PROMETE RETALIAR EUA APÓS ANÚNCIO DE ARMAS DE LONGO ALCANCE NA ALEMANHA

Publicado em

em

A Rússia agirá para conter a planejada implantação dos EUA de mísseis de longo alcance na Alemanha, disse o Kremlin nesta quinta-feira (11), ao considerar as ações da aliança militar da Otan como uma séria ameaça à segurança nacional da Rússia.

Os Estados Unidos e a Alemanha anunciaram durante a cúpula da Otan em Washington, na quarta-feira (10), que iriam começar a implantar capacidades de fogo de longo alcance na Alemanha em 2026 para demonstrar o seu compromisso com a Otan e a defesa europeia, numa altura em que a Rússia está em guerra na Ucrânia.

Eles disseram que os “envios episódicos” estavam em preparação para um estacionamento de longo prazo que incluiria SM-6, mísseis de cruzeiro Tomahawk e armas hipersônicas com um alcance maior do que as capacidades atuais na Europa.

A Otan também disse na quarta-feira que uma nova base de defesa aérea dos EUA no norte da Polônia, projetada para detectar e interceptar ataques de mísseis balísticos como parte de um escudo antimísseis mais amplo da Otan, estava pronta para a missão.

Questionado num briefing com agências de notícias russas sobre o resultado da cúpula da Otan, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “A aliança do Atlântico Norte confirmou mais uma vez muito claramente a sua essência. É uma aliança criada numa era de confronto com o objetivo de manter o confronto”.

“As tensões no continente europeu estão subindo” como resultado, acrescentou, dizendo que o Kremlin estava observando a aproximação da infraestrutura militar da Otan.

“Vemos as decisões tomadas na Otan para criar centros logísticos separados nas cidades do Mar Negro, a abertura de instalações adicionais na Europa, e vemos que, de fato, a infraestrutura militar da Otan está se movendo constante e gradualmente em direção às nossas fronteiras”, disse Peskov.

“Isto nos obriga a analisar muito profundamente as decisões tomadas nessa discussão. Esta é uma ameaça muito grave à segurança nacional do nosso país. Tudo isto exigirá que tomemos respostas ponderadas, coordenadas e eficazes para dissuadir a Otan, para neutralizar a Otan”.

Desde que o presidente Vladimir Putin enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em fevereiro de 2022, Peskov descreveu o que Moscou chama de “operação militar especial” no país como um movimento que visa garantir a própria segurança da Rússia contra o Ocidente, classificando a política ucraniana como hostil e pró-Ocidente.

Kiev e o Ocidente rejeitam a caracterização do conflito feita pela Rússia, dizendo que Moscou está trava uma agressiva guerra de conquista de estilo colonial na Ucrânia, que se tornou independente quando a União Soviética dominada pela Rússia se desfez em 1991.

Rússia planeja resposta militar

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que Moscou antecipou o movimento dos mísseis EUA-Alemanha, que ele retratou como sendo projetado para intimidar a Rússia e que desestabilizou ainda mais a segurança regional e as relações estratégicas.

“O trabalho necessário na preparação de contramedidas de equilíbrio pelas agências estatais russas relevantes foi iniciado com bastante antecedência e está sendo realizado de forma sistemática”, disse Ryabkov em comunicado no site de seu ministério.

“Sem nervosismo, sem emoções, desenvolveremos uma resposta militar, antes de tudo, a este novo jogo”, disse ele, segundo a agência de notícias Interfax.

No mês passado, Putin disse que a Rússia deveria retomar a produção de mísseis com capacidade nuclear intermediária e de curto alcance e depois considerar onde implantá-los, depois que os EUA trouxeram mísseis semelhantes para a Europa e à Ásia.

Ele já havia falado em concordar em não implantar tais mísseis no enclave russo de Kaliningrado, no Báltico, mas disse que os EUA retomaram sua produção, os trouxeram para a Dinamarca para exercícios e também os levaram para as Filipinas.

Mísseis terrestres com alcance superior a 500 km foram proibidos até 2019 sob o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) assinado em 1987 por Mikhail Gorbachev da União Soviética e pelo então presidente dos EUA. Presidente Ronald Reagan.

Mas os Estados Unidos retiraram-se do Tratado INF em 2019, alegando que Moscou estava violando o acordo, algo que o Kremlin negou.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo

Geral

MENINO DE 12 ANOS CHORA E PEDE AJUDA APÓS STF NEGAR REMÉDIO

Publicado em

em

Por

É com lágrimas nos olhos e com um apelo desesperado que o menino Felipe, de apenas 12 anos, aparece em um vídeo que tem mobilizado as redes sociais em prol da melhora de seu quadro de saúde. No choro, um desabafo: “Eu tô sempre sendo furado, está muito difícil”. A razão do relato é a dura batalha que Felipe enfrenta contra uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói (RJ) e, há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela SHUa estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

Mesmo diante desse quadro complexo, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em setembro do ano passado, que fosse concedido ao menino o medicamento Ravulizumabe, cujo preço de cada ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

Segundo a família, quando Felipe foi diagnosticado com a síndrome, ele foi retirado da fila de transplante e, só após o uso do medicamento, é que poderá voltar a ficar na lista para receber um novo órgão. Com a negativa do remédio, ele precisa enfrentar sessões de hemodiálise três vezes por semana para seguir vivo. Além da batalha contra a falência renal, ele tem sofrido com condições neurológicas, como convulsões.

Para tentar arrecadar recursos que possam custear o tratamento do menino e a aquisição do remédio Ravulizumabe, a família de Felipe criou uma vaquinha virtual para tentar alcançar uma meta de R$ 3 milhões. Até a manhã desta quarta-feira (16), a arrecadação já tinha chegado a R$ 1,4 milhão, com 59,5 mil doadores.

Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

PLENO.NEWS

Continue lendo