Conecte-se conosco

Geral

APAGÃO CIBERNÉTICO GLOBAL AFETA VOOS, BANCOS E COMUNICAÇÕES

Publicado em

em

Atrasos em voos, problemas para acessar serviços bancários e interrupção de transmissão de emissoras de TV são alguns dos problemas causados por um apagão cibernético que afeta diversos países ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Informações preliminares dão conta de que o “caos” estaria relacionado a uma companhia que fornece serviços de segurança digital.

A empresa em questão seria a CrowdStrike, que realiza serviços de cibersegurança para algumas das maiores companhias do mundo de forma a encontrar falhas em sistemas digitais e, assim, evitar ataques de hackers. O apagão que afeta inúmeros serviços na manhã desta sexta teria se originado em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor Falcon. Aparentemente, não há indícios de que o problema tenha sido causado por um ataque hacker.

Por causa do apagão, as principais companhias aéreas americanas – American Airlines, United e Delta – paralisaram todos os seus voos. Outra empresa de grande relevância em território americano, a JetBlue, conseguiu manter as operações normalmente.

No Brasil, usuários têm feito reclamações de que os aplicativos de bancos estariam aparentemente fora do ar. Além disso, bolsas de valores ao redor do mundo relataram intercorrências nas operações.

Além dos EUA, os maiores aeroportos da Europa e da Índia também relataram problemas técnicos, com atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. No Aeroporto de Singapura, diversas companhias aéreas estão fazendo o check-in de forma manual.

O problema na CrowdStrike também teria afetado a área de mídia, com a Sky News, uma das principais emissoras do Reino Unido, ficando fora do ar nesta sexta. Na Austrália, a rede ABC também teve a programação totalmente paralisando, enquanto a Sky News Austrália ficou parcialmente inativa. No Alasca, nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 ficou fora do ar.

Na Alemanha, cirurgias eletivas tiveram de ser canceladas em dois hospitais, enquanto que na África do Sul os maiores bancos enfrentam problemas de conexão, com todos os serviços afetados.

Nem mesmo os Jogos Olímpicos de Paris escaparam dos transtornos do apagão digital. Segundo o comitê organizador, alguns problemas de TI foram relatados, mas um plano de contingência foi ativado para continuar as operações. A venda de ingressos não teria sido afetada.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NIKOLAS ACIONA TCU APÓS AGU CONTRATAR DEFESA PARA MORAES

Publicado em

em

Por

Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele contesta a contratação de um escritório jurídico dos Estados Unidos, pela Advocacia Geral da União (AGU) que irá atuar contra as sanções da Lei Magnitsky impostas pelo governo americano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Nikolas apontou que a movimentação da AGU em defesa do magistrado seria ilegal.

– A contratação anunciada pela AGU suscita preocupação quanto ao emprego de recursos orçamentários da União para atender a interesse pessoal do ministro sancionado, sob o pretexto de defesa institucional do Estado – argumenta.

De acordo com o parlamentar, a despesa da AGU na defesa de Moraes representa desvio de finalidade na utilização de recursos públicos. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 23/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo

Geral

MENOR ENGRAVIDOU NA CASA DE HYTALO SANTOS E PERDEU O BEBÊ

Publicado em

em

Por

Uma das adolescentes “adotadas” pelo influenciador Hytalo Santos engravidou do irmão dele, Hyago Santos, aos 17 anos, e perdeu o bebê. Ambos os acontecimentos se desenrolaram enquanto a menor estava aos cuidados do influencer, que hoje é investigado por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil.

A adolescente em questão chama-se Kamyla Santos, mais conhecida como Kamylinha. Ela passou a morar com o influenciador aos 12 anos de idade para fazer parte da chamada “Turma do Hytalo”, e desde então vinha gravando conteúdos considerados sexualizados, produzidos e divulgados por ele. O caso ganhou grande visibilidade após o youtuber Felca denunciar, em vídeo, a adultização da menor, e de outros que também vivem com Hytalo.

O companheiro do influenciador, Israel Natan Vicente, também é suspeito dos mesmos crimes. Ambos estão presos desde a última sexta-feira (15), após serem acusados de submeter adolescentes a festas com topless e consumo de álcool em que “todos bebiam sem restrição”.

Segundo uma ex-funcionária de Hytalo disse ao Ministério Público, os menores não tinham acesso livre aos próprios celulares, como uma forma de o próprio Hytalo controlar o que seria postado a seu respeito ou não. Para ela, os adolescentes viviam em uma espécie de cárcere privado, como “propriedade” do influencer e sendo vigiados constantemente.

– Inclusive, já teve filmagens que ele fez em que as crianças estavam indo para a escola e, após desligar as câmeras, elas não iam para a escola – denunciou outro ex-funcionário.

As investigações apontam que Hytalo dava benefícios, incluindo valores mensais entre R$ 2 e R$ 3 mil, para os familiares dos adolescentes permitirem que eles morassem em sua casa e fizessem as gravações.

Kamylinha é uma das principais figuras da “Turma do Hytalo”. Recentemente, ela teve seu perfil derrubado no Instagram por fazer publicidade para casas de apostas antes de completar a maioridade. Em vídeo publicado nesta terça-feira (19), ela defendeu o influenciador e o comparou a uma figura paterna.

PLENO.NEWS

Continue lendo