Conecte-se conosco

Geral

AUTORIDADES MUNDIAIS REAGEM À DESISTÊNCIA DE JOE BIDEN

Publicado em

em

Autoridades mundiais reagiram neste domingo (21), à desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à reeleição pelo Partido Democrata. Biden publicou no começo da tarde uma nota informando sua desistência na rede social X, e endossou apoio a Kamala Harris, sua vice, na corrida presidencial.

– Respeito a decisão do presidente Biden e espero que trabalhemos juntos durante o resto da sua presidência. Sei que, tal como fez ao longo da sua notável carreira, terá tomado a sua decisão com base no que acredita ser melhor para o povo americano – ressaltou Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido.

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, também demonstrou apoio ao democrata.

– O meu amigo Joe Biden conseguiu muito: pelo seu país, pela Europa, pelo mundo. Graças a ele, a cooperação transatlântica é estreita, a Otan é forte e os EUA são um parceiro bom e confiável para nós. Sua decisão de não concorrer novamente merece respeito – enfatizou.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, também se manifestou.

– Toda minha admiração e reconhecimento pela corajosa e digna decisão do presidente Joe Biden. Graças à sua determinação e liderança, os EUA superaram a crise econômica após a pandemia e o grave ataque ao Capitólio e têm sido exemplares no seu apoio à Ucrânia face à agressão russa de Putin. Um grande gesto de um grande presidente que sempre lutou pela democracia e pela liberdade – publicou.

Ainda, o presidente de Israel, Isaac Herzog, mostrou solidariedade a Biden.

– Quero estender os meus sinceros agradecimentos a Joe Biden pela sua amizade e apoio inabalável ao povo israelita ao longo das suas décadas de carreira. Como o primeiro presidente dos EUA a visitar Israel em tempo de guerra, como destinatário da Medalha de Honra Presidencial Israelita e como um verdadeiro aliado do povo judeu, ele é um símbolo do vínculo inquebrável entre os nossos dois povos. Envio a ele, Jill Biden, e a toda sua família, meus mais calorosos votos de Jerusalém – escreveu.

Outros líderes políticos também expressaram apoio ao presidente norte-americano.

– Caro Presidente Joe Biden. Você tomou muitas decisões difíceis graças às quais a Polônia, os EUA e o mundo estão mais seguros e a democracia mais forte. Sei que você foi movido pelas mesmas motivações ao anunciar sua decisão final. Provavelmente a mais difícil da sua vida – publicou o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, em seu perfil no X.

– Ouvi a notícia da decisão do presidente Biden com tristeza e admiração. Ele tem sido um amigo permanente da Irlanda, proporcionando um apoio inestimável para a paz e a prosperidade nesta ilha. A sua visita no ano passado será lembrada por muito tempo como uma celebração poderosa e alegre da nossa relação com os EUA. Esta foi sem dúvida a decisão mais difícil, mas feita, como sempre, com dignidade e classe. Eu sei que o povo da Irlanda desejará o melhor ao presidente Biden – escreveu Micheál Martin, ministro de Relações Exteriores da Irlanda.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

CAMISA VERMELHA DA SELEÇÃO VAI CONTRA REGULAMENTO DA CBF

Publicado em

em

Por

Nesta segunda-feira (28), os brasileiros foram surpreendidos com a divulgação da notícia de que o segundo uniforme do Brasil na Copa do Mundo de 2026 será vermelho, não o tradicional azul usado desde a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Divulgada pelo site Footy Headlines, a decisão teve ampla repercussão e muitas críticas, visto que a cor nada tem a ver com a bandeira nacional. Mas será que o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite essa alteração?

O Capítulo III, artigo 13, inciso III do regulamento de 2017 determina que as camisas da Seleção Brasileira se restrinjam as cores da bandeira brasileira, ou seja, se atenham ao verde, amarelo, azul ou branco.

As regras indicam não ser necessário que as quatro cores estejam presentes na camisa, e dão espaço para cores diversas somente em edições comemorativas. Um exemplo foi a camisa preta feita em homenagem a Vinícius Júnior, usada em amistoso contra a Espanha em março de 2024 como parte de uma ação contra o racismo.

– Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria – diz o estatuto.

A norma foi citada pelo narrador Galvão Bueno, em vídeo no qual ele expressa sua indignação contra a escolha pela camisa vermelha.

– Apareceu alguém para cometer aquilo que eu digo ser um crime. Para a Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir, e vai ter uma camisa vermelha. O que tem isso a ver com a história…? Isso é uma ofensa sem tamanho à história do futebol brasileiro! – avaliou.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

CARDEAIS DECIDEM QUE CONCLAVE COMEÇARÁ NO DIA 7 DE MAIO

Publicado em

em

Por

O conclave para eleger um novo papa começará no dia 7 de maio na Capela Sistina, após a decisão tomada nesta segunda-feira (28) pelos cardeais na quinta congregação geral, segundo confirmou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Os mais de 180 cardeais presentes na reunião, dos quais mais de 100 serão eleitores, decidiram a data após um encontro que durou aproximadamente duas horas.

Pelo menos 20 cardeais tomaram a palavra durante a congregação e falaram sobre a Igreja, sua relação com o mundo e as características que o novo papa deve ter diante desses desafios, detalhou o porta-voz.

Entre os que se dirigiram aos outros cardeais estavam o alemão Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising; o filipino Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, e o francês Dominique Mamberti, prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

Na manhã de 7 de maio, os cardeais celebrarão a missa “Pro eligendo pontífice” e à tarde irão à Capela Sistina para realizar o juramento dos cardeais e dar início à eleição.

Embora nenhuma decisão tenha sido tomada, a reunião abordou a possível participação do cardeal Angelo Becciu, de quem Francisco retirou seus privilégios como purpurado por seu envolvimento em um escândalo financeiro pelo qual foi condenado e que ainda assim insiste que mantém o direito de participar do conclave.

*EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 26/04/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo