Conecte-se conosco

Geral

RÚSSIA DIZ QUE TROPAS UCRANIANAS CRUZARAM FRONTEIRA EM ´´ATAQUE MASSIVO´´

Publicado em

em

A Rússia acusou as tropas ucranianas de cruzarem a fronteira para a região de Kursk, o que, se confirmado, marca a primeira incursão deste tipo a partir da Ucrânia e coloca pressão sobre Moscou numa área em grande parte não afetada pela guerra que já dura dois anos.

O Ministério da Defesa russo, o Comitê de Investigação Russo e o Provedor de Justiça Russo para as Crianças disseram que as forças ucranianas lançaram um “ataque massivo” na terça-feira (6), tentando romper as defesas russas nas fronteiras da região de Kursk, que fica ao norte de Região de Sumy na Ucrânia.

As autoridades ucranianas não comentaram as alegações.

Autoridades russas e blogueiros militares disseram que as forças ucranianas atacaram por terra e ar para entrar na Rússia perto da cidade de Sudzha, a cerca de 10 quilômetros da fronteira.

O Ministério da Defesa russo disse que cerca de 300 soldados, apoiados por tanques e veículos blindados, atacaram posições russas perto das aldeias de Nikolayevo-Daryino e Oleshnya.

Inicialmente, o ministério disse que o ataque foi repelido, mas essa afirmação foi posteriormente corrigida para dizer que “o inimigo está sendo infligido com danos”.

Aleksey Smirnov, chefe interino da região de Kursk, disse nesta quarta-feira (7) que milhares de pessoas deixaram a área nas últimas 24 horas.

Não está claro por que as forças ucranianas lançariam um ataque na escala descrita pelas autoridades russas.

As tropas ucranianas encontraram-se sob pressão crescente ao longo da linha da frente, à medida que Moscou continua a sua lenta e opressora ofensiva, pelo que poderá ser uma tentativa de desviar os recursos russos para outro lugar. Dada a onda de desenvolvimentos mais negativos na linha da frente, as notícias de uma incursão bem-sucedida ajudam Kiev a aumentar o moral das suas tropas e da população civil.

Se confirmado, o ataque representaria um grande desenvolvimento no conflito – mesmo que o seu impacto imediato seja limitado.

Embora tenha havido relatos de grupos de sabotagem pró-ucranianos atravessando a Rússia, nenhum causou danos significativos. Os militares ucranianos têm atacado regularmente alvos dentro da Rússia com drones e mísseis, mas Kiev não lançou quaisquer incursões terrestres oficiais através da fronteira desde o início da guerra em grande escala.

O Instituto para o Estudo da Guerra, um grupo de monitoramento de conflitos com sede nos EUA, disse ter imagens geolocalizadas publicadas em 6 de agosto que mostram veículos blindados danificados e abandonados a cerca de 7 quilômetros ao norte da fronteira, mas disse que não poderia confirmar se eles eram russos, ucranianos ou ambos.

Entretanto, as forças russas avançam lentamente em direção à cidade estrategicamente importante de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, ameaçando uma linha de abastecimento vital da Ucrânia. Ao mesmo tempo, as forças russas afirmam ter tomado a aldeia de Niu York e estão se aproximando de Toretsk.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RS: PARENTE É PRESA APÓS TRAGÉDIA COM BOLO ENVENENADO EM TORRES

Publicado em

em

Por

A polícia prendeu neste domingo (5) uma parente da família que comeu bolo envenenado na cidade de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de Natal e resultou na morte de três mulheres.

A suspeita, que é nora de Zeli dos Anjos, de 60 anos, foi detida por triplo homicídio duplamente qualificado e tentativa de triplo homicídio. Zeli, que preparou o bolo, também foi intoxicada e está em estado de choque e permanece internada na UTI.

O envenenamento ocorreu durante uma confraternização natalina. Minutos após consumirem o bolo, cinco pessoas passaram mal. Duas morreram no mesmo dia, e a terceira vítima fatal foi confirmada horas depois.

Um menino de 10 anos, sobrinho-neto de Zeli – também foi intoxicado e chegou a ser tratado na UTI, mas já foi transferido para a ala pediátrica, onde está em observação, com quadro estável.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos toxicológicos para confirmar a substância usada e esclarecer o que ocorreu, mas análises laboratoriais iniciais detectaram a presença de arsênio no sangue das vítimas fatais.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo

Geral

EUA: QUEDA DE AVIÃO MATA DUAS PESSOAS E DEIXA VÁRIOS FERIDOS

Publicado em

em

Por

Ao menos duas pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas, nesta quinta-feira (2), quando um avião de pequeno porte se chocou contra o telhado de um edifício comercial em Fullerton, na Califórnia, nos Estados Unidos. A quantidade de feridos tem variado entre os veículos locais, mas a agência Associated Press informou que 19 pessoas teriam se ferido.

O avião caiu por volta das 14h (hora local, 19h pelo horário de Brasília) perto do Aeroporto Municipal de Fullerton, um aeroporto de aviação geral no Condado de Orange, a cerca de 10 quilômetros da Disneylândia, no sul de Los Angeles.

Em imagens transmitidas pela emissora KABC-TV, é possível ver uma coluna de fumaça negra saindo de um buraco no telhado de um dos vários armazéns da zona comercial. Equipes se deslocaram para a área para reforçar os esforços de resgate enquanto as causas do acidente são investigadas.

O prédio atingido pelo avião era ocupado pela Michael Nicholas Designs, uma fabricante de estofados de móveis, de acordo com uma placa na porta. Já o modelo da aeronave é um Van’s RV-10 monomotor, com quatro assentos.

*Com informações EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile