Conecte-se conosco

Geral

CIRO GOMES CRITICA INQUÉRITOS DE MORAES NO STF: ´´ISTO TUDO É NULO´´

Publicado em

em

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou, nesta quarta-feira (21), a condução dos inquéritos criminais relatados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para o ex-governador, o magistrado está “produzindo nulidades” que podem, “inclusive, garantir a impunidade dos malfeitores”.

Em vídeo publicado no Instagram, Ciro critica não só o uso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fora do rito para a produção de provas contra alvos do inquérito das fake news e das milícias digitais, como revelado pelo jornal Folha de S.Paulo no dia 12 de agosto, como toda a condução das investigações pelo relator, desde a abertura do inquérito das fake news, em 2019.

Em uma analogia com futebol, Ciro criticou Alexandre de Moraes por ser, de forma concomitante, parte, relator e juiz dos inquéritos.

– Ele bate lateral, faz o gol de cabeça, como juiz, valida, embora haja uma queixa de impedimento, e faz ele mesmo a perícia do VAR no lance. Como é ele mesmo [Moraes] o agredido, ele está aparentemente, perdendo a isenção e o distanciamento – disse o ex-presidenciável.

Para Ciro Gomes, a duração do inquérito das fake news é anômala e, a essa altura, os implicados já deveriam ter sido julgados. Como a investigação permanece sem prazo para ser concluída, essa condição, na opinião do ex-governador, pode acarretar em “impunidade dos malfeitores”.

– Desde 2019, Moraes resolveu transformar esse inquérito numa coisa que não tem fim, no inquérito do fim do mundo. Isso, data máxima vênia (com o devido respeito), não é direito. É incorreto. Está simplesmente produzindo nulidade para, inclusive, garantir a impunidade dos malfeitores – disse Ciro, criticando a própria abertura do inquérito, de responsabilidade do então presidente do STF Dias Toffoli, que também designou, a dedo, Moraes como relator.

O ex-presidenciável concluiu sua crítica pontuando que a troca de mensagens revelada pela Folha é mais um aspecto anômalo ao devido processo legal. O jornal revelou que Moraes pediu, fora do rito oficial, a produção de relatórios contra os alvos da investigação do STF.

– Isto tudo é nulo. Tudo isso vai ganhar a impunidade dos grandes canalhas que agrediram os ministros [do STF] – disse Ciro Gomes.

Ele criticou também a justificativa apresentada por Moraes para a solicitação fora do rito previsto. O ministro alegou que, se o fizesse pela via oficial, precisaria se auto-oficiar, em um comportamento “esquizofrênico”.

– Não importa que ele considere esquizofrênico isso, porque vão se passar anos daqui até o julgamento e esses ofícios é que ficarão com a memória das tramitações. Isto tudo enfraquece, diante da opinião pública, a autoridade que precisamos que seja amada, mais do que respeitada, pelo povo brasileiro – declarou Ciro.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo

Geral

EUA: QUEDA DE AVIÃO MATA DUAS PESSOAS E DEIXA VÁRIOS FERIDOS

Publicado em

em

Por

Ao menos duas pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas, nesta quinta-feira (2), quando um avião de pequeno porte se chocou contra o telhado de um edifício comercial em Fullerton, na Califórnia, nos Estados Unidos. A quantidade de feridos tem variado entre os veículos locais, mas a agência Associated Press informou que 19 pessoas teriam se ferido.

O avião caiu por volta das 14h (hora local, 19h pelo horário de Brasília) perto do Aeroporto Municipal de Fullerton, um aeroporto de aviação geral no Condado de Orange, a cerca de 10 quilômetros da Disneylândia, no sul de Los Angeles.

Em imagens transmitidas pela emissora KABC-TV, é possível ver uma coluna de fumaça negra saindo de um buraco no telhado de um dos vários armazéns da zona comercial. Equipes se deslocaram para a área para reforçar os esforços de resgate enquanto as causas do acidente são investigadas.

O prédio atingido pelo avião era ocupado pela Michael Nicholas Designs, uma fabricante de estofados de móveis, de acordo com uma placa na porta. Já o modelo da aeronave é um Van’s RV-10 monomotor, com quatro assentos.

*Com informações EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

PAVANATO CONSEGUE ASSINATURAS PARA DUAS CPIs JÁ NO DIA DA POSSE

Publicado em

em

Por

O vereador Lucas Pavanato (PL-SP) garantiu o número de assinaturas necessárias para protocolar o pedido de abertura de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) já em seu primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal de São Paulo. As assinaturas começaram a ser coletadas antes mesmo do fim da cerimônia de posse, que ocorreu nesta quarta-feira (1°).

Eleito como vereador mais votado da cidade, Pavanato quer criar dois colegiados, um deles focado na apuração das invasões de propriedades e terrenos da cidade por parte de movimentos como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

A outra CPI teria como objetivo investigar a atuação de ONGs (Organizações Não Governamentais) voltadas para prestar assistência a moradores de rua e dependentes químicos. A ideia é apurar o uso de recursos públicos destinados a essas instituições.

– Infelizmente, nós temos hoje muito recurso destinado para ONGs em São Paulo, caminhões de dinheiro, e essas ONGs que teoricamente deveriam recuperar os dependentes químicos não recuperam, não dão satisfação suficiente de para onde está indo esse dinheiro – disse ele à CNN em outubro.

Eram necessárias ao menos 19 assinaturas para protocolar o pedido de abertura das CPIs. Entretanto, a sessão que definirá quais comissões serão instauradas e seus respectivos membros deve acontecer somente em fevereiro.

PLENO.NEWS

Continue lendo