Conecte-se conosco

Geral

´´VÁ VESTIR UMA FRALDA, CACHORRO´´, DIZ PRESO A JUIZ DURANTE AUDIÊNCIA

Publicado em

em

O juiz Felipe Barros, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, conduziu uma inusitada audiência de custódia na semana passada. Ao homologar a prisão de um homem acusado de furto, detido por populares, o magistrado ouviu: “O senhor tá me dando uma preventiva? Acho que o senhor nem usou cueca hoje para ir pro tribunal”.

– Preventiva sem eu estar devendo? Vá vestir uma fralda, cachorro – continuou o preso, chamado Alisson.

A audiência de custódia durou menos de dez minutos e terminou com o magistrado oficiando o Ministério Público para apuração de desacato a todos os presentes na audiência. Também foi determinado que o Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte “fique de olho” no acusado.

– Não me senti ameaçado, me parece mais ser um mal-educado do que qualquer outra coisa. Mas, por via das dúvidas, vou encaminhar – anotou o juiz pouco antes de encerrar a audiência.

O caso foi registrado na última quinta-feira (26), seguindo o rito de praxe de uma audiência de custódia – procedimento em que é avaliada a legalidade da prisão.

Alisson respondeu a perguntas sobre sua detenção.

Ele disse ser cabeleireiro e narrou que tinha “ferimentos de uma tentativa de homicídio”. Alisson foi detido por populares após um crime de furto, e, em seguida, foi levado à delegacia. Alegou que foi ferido ao ser contido.

Quando o juiz perguntou onde Alisson mora, ele citou um endereço em Afonso Bezerra (RN) e bradou:

– Lá onde eu toquei fogo numa viatura sem nem pegar nela, só com a minha ordem. Sou mais perigoso que Fernandinho Beira-Mar, só basta estalar dedo que o fórum, sua casa explode.

Alisson se referia ao líder da facção criminosa Comando Vermelho, que estava custodiado no presídio de Mossoró até março deste ano. Após a cadeia registrar a primeira fuga do sistema federal, ele foi transferido.

– E quem vai lá sou eu pipocar, se o senhor me der uma cadeia. Confirma o senhor? Com quem o senhor tá falando aqui? Que eu sou dos Carneiros – arrematou, em referência à facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte.

Durante a audiência, o juiz Felipe Barros não mudou o tom.

– Certo – disse após as ameaças de Alisson.

Enquanto o magistrado e o representante do Ministério Público se manifestavam na audiência, o preso deu risadas, fez caretas e bateu palmas.

– Ainda bem que o senhor sabe que é uma autoridade aqui também – retrucou o preso.

– Peguei três anos por desacato com as palavras. Acho que é três minutos de acréscimo que o senhor tem pra falar comigo – completou.

Em seguida, o juiz perguntou se Alisson tinha alguma reclamação sobre os policiais que o prenderam. Ele respondeu que não, que os agentes foram gentis com ele. Quando eles chegaram ao local, Alisson já estava detido pela população. Ele sustentou que feriu o olho na confusão com os populares.

– Faz dois dias que durmo numa delegacia com os policiais me dando salsicha. Vou reclamar da polícia? A polícia me tratando com respeito mais do que a população da cidade. A policia tá de parabéns – disse, batendo palmas.

A decisão de manter Alisson preso seguiu o parecer do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O promotor destacou que o preso já respondeu por crimes de ameaça, roubo e extorsão. Frisou que Alisson é uma pessoa perigosa e pode ameaçar o magistrado. O representante do MP na audiência chegou a “homenagear” a paciência do juiz Felipe Barros.

A prisão preventiva foi justificada pelo histórico de vários delitos atribuídos a Alisson, apesar de o furto que o levou à cadeia não ter sido praticado com violência ou grave ameaça, anotou o magistrado.

Uma mulher que foi presa na mesma confusão acabou liberada mediante o cumprimento de medidas cautelares, em razão de não ter antecedentes. Alisson bateu palmas quando o juiz anunciou a soltura da moça.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EM PROPOSTAS DE DELAÇÃO, VORCARO CITOU MINISTRO DO GOVERNO LULA

Publicado em

em

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nas propostas de colaboração premiada apresentadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). Segundo relatos atribuídos ao banqueiro, teriam sido realizados repasses não declarados à campanha de Silveira ao Senado nas eleições de 2022.

De acordo com informações ligadas às investigações, reveladas pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o ministro seria o único integrante do primeiro escalão do governo Lula mencionado nas minutas de delação entregues por Vorcaro. O ex-banqueiro teria afirmado que cerca de R$ 20 milhões foram destinados à campanha do então candidato do PSD em Minas Gerais por meio de caixa 2.

As propostas de colaboração, no entanto, enfrentam resistência entre investigadores. Integrantes da PF e do Ministério Público Federal avaliam que os relatos apresentados até agora não trazem detalhes suficientes para comprovar os fatos narrados. Entre os pontos apontados como frágeis está a ausência de informações sobre eventuais contrapartidas relacionadas aos supostos repasses.

Procurado, Alexandre Silveira não se manifestou sobre o conteúdo da delação. Pessoas próximas ao ministro afirmam que ele não mantinha relação com Vorcaro durante o período eleitoral de 2022 e consideram a acusação sem fundamento. Naquele ano, Silveira disputou a reeleição ao Senado por Minas Gerais com apoio da chapa encabeçada por Alexandre Kalil ao governo do estado. Ambos perderam.

Registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apontam doações oficiais à campanha de Silveira feitas por Daniel Vorcaro ou por seu cunhado, Fabiano Zettel, apontado como operador financeiro do empresário.

Apesar disso, Silveira e Vorcaro foram vistos juntos em ocasiões posteriores. O ministro participou, por exemplo, de uma reunião realizada com o banqueiro no Palácio do Planalto em dezembro de 2024, que contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do então ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ex-ministro Guido Mantega e de Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central.

Em abril, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo também registrou a presença de Silveira em um encontro na residência de Vorcaro, em Belo Horizonte, durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, ou seja, algumas semanas antes da reunião no Planalto.

Até o momento, as propostas de colaboração de Daniel Vorcaro não foram homologadas. As negociações seguem sob análise da PGR e da Polícia Federal, que avaliam a consistência das informações apresentadas pelo empresário.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

Constantina presente em capacitação sobre gestão de resíduos sólidos

Publicado em

em

O Município de Constantina esteve representado no evento “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da FAMURS, nesta quarta-feira (10), em Lajeado/RS.

Representando o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Vande Madaloz participou da capacitação, que reuniu gestores e servidores municipais para debater temas relacionados à organização dos serviços de coleta, destinação adequada de resíduos, sustentabilidade, planejamento de políticas públicas e alternativas para o aprimoramento da gestão ambiental nos municípios.

A participação no encontro reforça o compromisso da Administração Municipal com a qualificação técnica dos servidores e com a busca constante por soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Continue lendo

Educação

DESAFIO, CONHECIMENTO E SUPERAÇÃO!

Publicado em

em

Os alunos da Escola Santa Júlia Billiart estão participando da 1ª fase da OBMEP 2026 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Nesta etapa, estudantes do 6º ao 9º ano colocam à prova seus conhecimentos, raciocínio lógico e dedicação aos estudos. A competição é realizada em duas fases, sendo que os melhores colocados avançam para a etapa seguinte.

A expectativa é grande, pois os alunos classificados para a 2ª fase poderão conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, reconhecimentos que destacam o talento e o esforço dos participantes.

A Escola Santa Júlia Billiart já tem motivos de sobra para se orgulhar! Em 2025, o estudante Henrique Zanela Schutz levou o nome da escola ainda mais longe ao conquistar a Medalha de Ouro em nível nacional, tornando-se referência e inspiração para os demais colegas.

Parabenizamos todos os participantes pela dedicação e desejamos muito sucesso nesta jornada. Que esta experiência seja mais um passo rumo a grandes conquistas!

Continue lendo