Conecte-se conosco

Geral

DONALD TRUMP TOMA POSSE E VOLTA AO CARGO DE PRESIDENTE DOS EUA

Publicado em

em

Após realizar o juramento às 14h01 (horário de Brasília), Donald Trump foi empossado e se tornou oficialmente o 47° presidente dos Estados Unidos no início da tarde desta segunda-feira (20). O republicano volta ao cargo de 1.461 dias após ter deixado a Casa Branca e passado o cargo para o democrata Joe Biden. O vice, J. D. Vance, realizou o juramento imediatamente antes de Trump e também assumiu o cargo.

Ao entrar na Rotunda do Capitólio, onde aconteceu a cerimônia, Trump foi ovacionado e recebido aos gritos de “Estados Unidos”.

Diferentemente do que tradicionalmente acontece, a posse do republicano teve de acontecer do lado de dentro do Capitólio, sede do Congresso, em razão da onda de frio em Washington. A última vez que o juramento do presidente americano tinha sido realizada em um local fechado foi em 1985, quando o presidente Ronald Reagan começou seu segundo mandato.

MEDIDAS INICIAIS
Trump planeja assinar nesta segunda ao menos dez ordens executivas sobre migração, incluindo uma que visa “fechar” a fronteira com o México por meio da mobilização de militares, e outra para declarar os cartéis de drogas como terroristas. Antes da posse de Trump, a equipe dele disse que a migração será um dos principais temas de seus primeiros decretos, que também abordarão energia e política externa.

Os assessores disseram que as ordens executivas incluíam a declaração de uma emergência nacional que permitirá ao Departamento de Defesa mobilizar militares da ativa, reservistas da Guarda Nacional e outros efetivos na fronteira. Trump ordenará que os militares priorizem o “fechamento” da fronteira e o combate à migração irregular e ao tráfico de drogas.

A equipe de Trump afirmou que outra ordem busca designar cartéis de drogas mexicanos e gangues criminosas como a Mara Salvatrucha e o Tren de Aragua como organizações terroristas, o que proibiria qualquer assistência ou colaboração com esses grupos. Além disso, emitirá outra ordem para restabelecer o programa “Fique no México”, que exigia que migrantes e requerentes de asilo permanecessem no México enquanto era tramitada sua papelada para entrar nos Estados Unidos.

Este programa, oficialmente chamado de Protocolos de Proteção a Migrantes, entrou em vigor em janeiro de 2019, durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), e continuou a ser aplicado nos primeiros meses do governo de Joe Biden, até ser eliminado em agosto de 2022.

Outra ordem executiva busca eliminar a cidadania por direito de nascença para filhos de imigrantes ilegais, um direito protegido pela Constituição, que estabelece que toda pessoa nascida nos Estados Unidos obtém automaticamente a nacionalidade, independentemente do status migratório de seus pais.

Entretanto, mesmo que Trump emita uma ordem executiva sobre essa questão, não está claro quais efeitos legais isso teria, já que mudar esse princípio poderia exigir uma mudança constitucional, um processo muito mais complexo. As ordens executivas também orientarão o governo federal a retomar a construção do muro na fronteira com o México, uma das principais promessas de campanha de Trump em 2016.

Além da migração, Trump declarará emergência nacional para impulsionar a produção de energia nos EUA, com medidas destinadas a aumentar a extração de petróleo no Alasca e reduzir os preços do petróleo bruto. Trump também assinará uma ordem para renomear o Golfo do México como “Golfo da América”, como anunciou há alguns dias em uma entrevista coletiva.

Em outra das ordens executivas que assinará nesta segunda, Trump também instruirá o governo a reconhecer apenas dois gêneros — masculino e feminino —, recuando nas proteções para a comunidade transgênero que o atual presidente, Joe Biden, promulgou em áreas como esportes e saúde.

MUDANÇAS NO MUNDO
Trump encontrará a partir desta segunda um mundo bem diferente daquele que presenciou quando deixou o cargo em 2021. A primeira mudança são os dois grandes conflitos foram deflagrados ao redor do mundo: o primeiro deles a partir da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e o outro entre o grupo terrorista Hamas e Israel, iniciado em outubro de 2023 a partir de um ataque realizado pela milícia palestina em território israelense que vitimou mais de 1,2 mil pessoas.

O conflito iniciado no Oriente Médio em 2023, por sinal, acabou gerando outros desdobramentos na região, como os embates de Israel contra o Irã e também contra o Líbano; este último focado principalmente em ataques israelenses contra o grupo terrorista libanês Hezbollah.

Outra notável transformação geopolítica foi a volta do Talibã ao comando do Afeganistão, em agosto de 2021, cerca de duas décadas depois de o movimento ter sido retirado da região por militares norte-americanos. Desde então, o grupo voltou a promover inúmeras violações de direitos humanos, especialmente contra as mulheres.

Em relação ao Brasil, Trump encontrará em seu segundo mandato uma relação bem diferente daquela que tinha com o governo brasileiro quando terminou sua primeira gestão.

Se entre 2019 e 2021 a parceria entre o Trump e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) marcava uma ótima relação entre Brasil e Estados Unidos, a ascensão de Lula (PT) à chefia do Executivo brasileiro deve resultar em um afastamento natural entre os americanos e a maior economia da América do Sul pelo forte distanciamento político e ideológico entre os dois.

*Com informações EFE

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo

Geral

MENINO DE 12 ANOS CHORA E PEDE AJUDA APÓS STF NEGAR REMÉDIO

Publicado em

em

Por

É com lágrimas nos olhos e com um apelo desesperado que o menino Felipe, de apenas 12 anos, aparece em um vídeo que tem mobilizado as redes sociais em prol da melhora de seu quadro de saúde. No choro, um desabafo: “Eu tô sempre sendo furado, está muito difícil”. A razão do relato é a dura batalha que Felipe enfrenta contra uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói (RJ) e, há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela SHUa estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

Mesmo diante desse quadro complexo, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em setembro do ano passado, que fosse concedido ao menino o medicamento Ravulizumabe, cujo preço de cada ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

Segundo a família, quando Felipe foi diagnosticado com a síndrome, ele foi retirado da fila de transplante e, só após o uso do medicamento, é que poderá voltar a ficar na lista para receber um novo órgão. Com a negativa do remédio, ele precisa enfrentar sessões de hemodiálise três vezes por semana para seguir vivo. Além da batalha contra a falência renal, ele tem sofrido com condições neurológicas, como convulsões.

Para tentar arrecadar recursos que possam custear o tratamento do menino e a aquisição do remédio Ravulizumabe, a família de Felipe criou uma vaquinha virtual para tentar alcançar uma meta de R$ 3 milhões. Até a manhã desta quarta-feira (16), a arrecadação já tinha chegado a R$ 1,4 milhão, com 59,5 mil doadores.

Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile