Conecte-se conosco

Geral

APÓS DÉBORA, MORAES PERMITE QUE OUTROS 11 PRESOS DEIXEM PRISÃO

Publicado em

em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que mais 11 presos em razão dos atos do 8 de janeiro deixem a prisão. As medidas ocorrem após a liberação emblemática de Débora Rodrigues dos Santos, que pichou a estátua da Justiça, e teve prisão domiciliar autorizada mediante pressão popular. Antes disso, somente uma pessoa havia sido liberada este ano.

As recentes autorizações foram expedidas entre a última sexta (28) e esta terça (1º). Entre os beneficiados está o empresário Leonardo Henrique Maia Gontijo, de 34 anos, que foi condenado a um ano de prisão, pena que pode ser convertida em medidas alternativas. Contudo, ele acabou detido por descumprir a regra de não sair da comarca, tendo se mudado de Belo Horizonte para Viçosa, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Ele foi localizado três meses depois e preso. Posteriormente, recebeu a condenação por crimes de associação criminosa e incitação ao crime. Sua pena acabou substituída por prestação de serviços comunitários e um curso do Ministério Público Federal sobre democracia.

O professor de artes marciais Isaias Ribeiro Serra Júnior, de 24 anos, também foi liberado. Ele havia sido condenado a um ano de prisão e teve a pena convertida em outras medidas. Entretanto, retornou à prisão em junho do último ano após deixar a bateria da tornozeleira eletrônica acabar 17 vezes.

Reginaldo Silveira, de 60 anos, também foi acusado de associação criminosa e incitação ao crime por ter acampado em frente ao quartel-general do Exército. Ele ficou preso entre os dias 19 de janeiro e 10 de março de 2023, tendo sido liberado posteriormente. Porém, após 73 ocorrências relacionadas à tornozeleira eletrônica, ele voltou à prisão em julho de 2024. Liberado nesta segunda, ele aguarda o julgamento.

O adestrador de cães Kenedy Martins Colvello, de 29 anos, foi condenado à mesma pena dos demais na última sexta-feira (28), e também teve imposição de medidas alternativas. Ele estava preso desde janeiro por ter ficado seis dias consecutivos fora de casa. Os advogados, contudo, justificaram que seu cliente precisava viajar a trabalho.

Como o Pleno.News já havia noticiado, o professor aposentado Jaime Junkes, de 68, também foi autorizado a deixar a prisão. Condenado a 14 anos de prisão, ele enfrenta um câncer de próstata e problemas cardíacos, tendo, por esse motivo, a prisão convertida em detenção domiciliar.

Além deles, foram liberados Anilton da Silva Santos, Paulo Cesar de Jesus, Claudio Fernando Gonçalvez, Márcia Rosa Vieira, Arthur André Silva Martins e Marcos Pereira. Eles ficaram entre 39 a 313 dias presos.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA

Publicado em

em

Por

Continue lendo

Geral

NIKOLAS ACIONA TCU APÓS AGU CONTRATAR DEFESA PARA MORAES

Publicado em

em

Por

Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele contesta a contratação de um escritório jurídico dos Estados Unidos, pela Advocacia Geral da União (AGU) que irá atuar contra as sanções da Lei Magnitsky impostas pelo governo americano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Nikolas apontou que a movimentação da AGU em defesa do magistrado seria ilegal.

– A contratação anunciada pela AGU suscita preocupação quanto ao emprego de recursos orçamentários da União para atender a interesse pessoal do ministro sancionado, sob o pretexto de defesa institucional do Estado – argumenta.

De acordo com o parlamentar, a despesa da AGU na defesa de Moraes representa desvio de finalidade na utilização de recursos públicos. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 23/08/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo