Conecte-se conosco

Geral

TRUMP SOBRE TIRAR ISENÇÃO FISCAL DE HARVARD: “É O QUE MERECEM”

Publicado em

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, nesta sexta-feira (2), que vai derrubar a isenção fiscal da Universidade Harvard, por considerar que a instituição de ensino tem dado espaço para políticas antissemitas.

– Vamos tirar o status de isenção fiscal de Harvard. É o que eles merecem! – disse ele por meio de postagem na Truth Social.

Em meados de abril, o republicano mandou suspender 2,2 bilhões de dólares (R$ 12,9 bilhões) em verbas federais por promover “doenças inspiradas em política, ideologia e terrorismo”.

– Talvez Harvard devesse perder o status de isenção de impostos e ser tributada como uma entidade política, se continuar a promover doenças políticas, ideológicas e inspiradas por terroristas? Lembrem-se, o status de isenção de impostos depende totalmente de [a instituição] agir de acordo com o interesse público – escreveu Trump.

O congelamento da verba ocorreu após o presidente de Harvard, Alan Garber, desafiar Trump e dizer que “nenhum governo — independentemente do partido que estiver no poder — deve ditar o que universidades privadas podem ensinar, quem podem admitir ou contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”.

O embate entre o líder conservador e a universidade ocorre após a instituição de ensino ser palco de diversos protestos relacionados à guerra em Gaza. Em janeiro de 2024, a reitora Claudine Gay renunciou devido a seus polêmicos comentários sobre antissemitismo no Congresso dos Estados Unidos e acusações de plágio em seu trabalho acadêmico.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

REPRESENTANTES POLÍTICOS DE CONSTANTINA VISITAM A EXPOFRED 2025

Publicado em

em

Por

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Villa, acompanhado do prefeito Cristian Bratz, do vice-prefeito Roni Gheller, do secretário de Agricultura Jocemar Tonin e do representante da Emater, Rubens Bernardi, visitou a Expofred 2025, em Frederico Westphalen.

A comitiva percorreu os estandes da feira, conversou com expositores e destacou a importância do evento para o fortalecimento da economia local e regional, especialmente nos setores do agronegócio, comércio e inovação. A Expofred é reconhecida como uma das maiores feiras multissetoriais do Norte do Rio Grande do Sul, reunindo produtores, empresários, entidades e comunidade em geral.

Durante a visita, os representantes do Executivo e Legislativo reforçaram o apoio do poder público à realização da feira, que movimenta significativamente a economia e oferece oportunidades de negócios e integração entre os diversos segmentos da sociedade.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CONSTANTINA 03/05/2025

Publicado em

em

Por

Continue lendo

Economia

JURUS DO CARTÃO DE CRÉDITO ROTATIVO AVANÇAM E CHEGAM A 445% AO ANO

Publicado em

em

Por

As taxas médias de juros cobrados pelos bancos subiram para famílias e empresas em março, tanto no crédito livre quanto nas concessões de empréstimos direcionados. Nas operações de crédito livre para pessoas físicas, o destaque foi o avanço de 2,5 pontos percentuais (pp) na taxa média do cartão de crédito rotativo, chegando a 445% ao ano.

A modalidade é uma das mais altas do mercado. Mesmo com a limitação de cobrança dos juros do rotativo, em vigor desde janeiro do ano passado, os juros seguem variando sem uma queda expressiva ao longo dos meses.

Isso porque a medida visa reduzir o endividamento, mas não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito, aplicando-se apenas a novos financiamentos. Nos 12 meses encerrados em março, os juros da modalidade subiram 23,7 pp para as famílias.

Os dados são das Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quarta-feira (30), pelo Banco Central (BC). O crédito rotativo dura 30 dias e é tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão de crédito. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 0,1 pp no mês e caíram 9,6 pp em 12 meses, indo para 181,1% ao ano.

*Agência Brasil

PLENO NEWS

Continue lendo