A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris afirmou que, por enquanto, não tem intenção de concorrer a novos cargos públicos porque considera que o sistema político estadunidense está “quebrado”.
Harris, também ex-candidata presidencial democrata, fez as declarações na noite desta quinta-feira (31) no The Late Show, programa do humorista Stephen Colbert, em sua primeira entrevista televisiva desde a derrota eleitoral para Donald Trump no ano passado.
– Recentemente tomei a decisão de que, por enquanto, não quero voltar ao sistema. Acredito que ele está quebrado – destacou Harris, um dia após anunciar que, depois de meses de reflexão, não se candidatará ao governo da Califórnia em 2026.
– Sempre acreditei que, por mais frágil que nossa democracia fosse, nossos sistemas seriam fortes o suficiente para defender nossos princípios mais fundamentais. E acredito que, neste momento, não são. Por enquanto, não quero voltar a esse sistema – acrescentou.
A ex-vice-presidente concedeu a entrevista como parte da divulgação de seu livro 107 dias (em tradução livre), que será publicado em 23 de setembro e no qual relata os bastidores de sua fracassada campanha presidencial.
Harris escolheu o programa de Stephen Colbert, o mais assistido da televisão dos EUA na faixa noturna, após saber que a emissora CBS planeja cancelá-lo.
Colbert é conhecido por seu humor crítico em relação a Donald Trump e questionou publicamente um acordo econômico entre a Paramount, proprietária da CBS, e o presidente, que encerrou um litígio aberto por uma entrevista realizada com Harris durante a campanha.
Trump negou ter qualquer responsabilidade no cancelamento do programa de Colbert, e a empresa atribuiu a decisão a razões estritamente financeiras.
Harris, a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos (2021–2025), assumiu a candidatura presidencial democrata em plena campanha eleitoral, depois que Joe Biden se retirou por crescentes dúvidas sobre seu estado de saúde, mas foi derrotada por Trump nas eleições de 5 de novembro.
*EFE
PLENO.NEWS