Conecte-se conosco

Geral

NIKOLAS ACIONA TCU APÓS AGU CONTRATAR DEFESA PARA MORAES

Publicado em

em

Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele contesta a contratação de um escritório jurídico dos Estados Unidos, pela Advocacia Geral da União (AGU) que irá atuar contra as sanções da Lei Magnitsky impostas pelo governo americano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Nikolas apontou que a movimentação da AGU em defesa do magistrado seria ilegal.

– A contratação anunciada pela AGU suscita preocupação quanto ao emprego de recursos orçamentários da União para atender a interesse pessoal do ministro sancionado, sob o pretexto de defesa institucional do Estado – argumenta.

De acordo com o parlamentar, a despesa da AGU na defesa de Moraes representa desvio de finalidade na utilização de recursos públicos. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EM PROPOSTAS DE DELAÇÃO, VORCARO CITOU MINISTRO DO GOVERNO LULA

Publicado em

em

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nas propostas de colaboração premiada apresentadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). Segundo relatos atribuídos ao banqueiro, teriam sido realizados repasses não declarados à campanha de Silveira ao Senado nas eleições de 2022.

De acordo com informações ligadas às investigações, reveladas pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o ministro seria o único integrante do primeiro escalão do governo Lula mencionado nas minutas de delação entregues por Vorcaro. O ex-banqueiro teria afirmado que cerca de R$ 20 milhões foram destinados à campanha do então candidato do PSD em Minas Gerais por meio de caixa 2.

As propostas de colaboração, no entanto, enfrentam resistência entre investigadores. Integrantes da PF e do Ministério Público Federal avaliam que os relatos apresentados até agora não trazem detalhes suficientes para comprovar os fatos narrados. Entre os pontos apontados como frágeis está a ausência de informações sobre eventuais contrapartidas relacionadas aos supostos repasses.

Procurado, Alexandre Silveira não se manifestou sobre o conteúdo da delação. Pessoas próximas ao ministro afirmam que ele não mantinha relação com Vorcaro durante o período eleitoral de 2022 e consideram a acusação sem fundamento. Naquele ano, Silveira disputou a reeleição ao Senado por Minas Gerais com apoio da chapa encabeçada por Alexandre Kalil ao governo do estado. Ambos perderam.

Registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apontam doações oficiais à campanha de Silveira feitas por Daniel Vorcaro ou por seu cunhado, Fabiano Zettel, apontado como operador financeiro do empresário.

Apesar disso, Silveira e Vorcaro foram vistos juntos em ocasiões posteriores. O ministro participou, por exemplo, de uma reunião realizada com o banqueiro no Palácio do Planalto em dezembro de 2024, que contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do então ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ex-ministro Guido Mantega e de Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central.

Em abril, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo também registrou a presença de Silveira em um encontro na residência de Vorcaro, em Belo Horizonte, durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, ou seja, algumas semanas antes da reunião no Planalto.

Até o momento, as propostas de colaboração de Daniel Vorcaro não foram homologadas. As negociações seguem sob análise da PGR e da Polícia Federal, que avaliam a consistência das informações apresentadas pelo empresário.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

Constantina presente em capacitação sobre gestão de resíduos sólidos

Publicado em

em

O Município de Constantina esteve representado no evento “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da FAMURS, nesta quarta-feira (10), em Lajeado/RS.

Representando o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Vande Madaloz participou da capacitação, que reuniu gestores e servidores municipais para debater temas relacionados à organização dos serviços de coleta, destinação adequada de resíduos, sustentabilidade, planejamento de políticas públicas e alternativas para o aprimoramento da gestão ambiental nos municípios.

A participação no encontro reforça o compromisso da Administração Municipal com a qualificação técnica dos servidores e com a busca constante por soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Continue lendo

Educação

DESAFIO, CONHECIMENTO E SUPERAÇÃO!

Publicado em

em

Os alunos da Escola Santa Júlia Billiart estão participando da 1ª fase da OBMEP 2026 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Nesta etapa, estudantes do 6º ao 9º ano colocam à prova seus conhecimentos, raciocínio lógico e dedicação aos estudos. A competição é realizada em duas fases, sendo que os melhores colocados avançam para a etapa seguinte.

A expectativa é grande, pois os alunos classificados para a 2ª fase poderão conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, reconhecimentos que destacam o talento e o esforço dos participantes.

A Escola Santa Júlia Billiart já tem motivos de sobra para se orgulhar! Em 2025, o estudante Henrique Zanela Schutz levou o nome da escola ainda mais longe ao conquistar a Medalha de Ouro em nível nacional, tornando-se referência e inspiração para os demais colegas.

Parabenizamos todos os participantes pela dedicação e desejamos muito sucesso nesta jornada. Que esta experiência seja mais um passo rumo a grandes conquistas!

Continue lendo