Conecte-se conosco

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

Pronunciamento da vereadora na sessão do dia 04/05

Publicado em

em

Vereadora Neli:

Saudou e destacou o trabalho da APAC.

Destacou o projeto que apresentou na Casa Legislativa que, segundo a edil, tem o objetivo de prestar uma justa e merecida homenagem a Dona Domingas. Disse que a Dona Domingas foi uma pessoa que deixou um legado maravilhoso, fantástico, trabalhando para todos, sem olhar a quem. Que desde cedo aprendeu ao valor do trabalho, da coragem e da união. Que a mesma não tinha hora para atender a quem precisasse. Realizava partos, fazia curativos, atendimentos de urgência, sem jamais medir esforços para atender a comunidade. Trabalhou com vários médicos e sempre teve admiração e respeito de todos pelo seu trabalho de zelo e humanidade. Quem com o passar dos anos ampliou a sua missão de cuidar através da Farmácia Domingas, onde o atendimento era marcado pela solidariedade, que não havia hora marcada e nem distinção de quem podia ou não pagar, jamais se negou a atender alguém. Pontou ainda a vereadora que a vida da Dona Domingas foi exemplo de generosidade, de justiça e empatia. Que a mesma recursou cargos políticos, que devido a sua liderança foi convidada várias vezes a concorrer a cargos políticos, mas que preferiu ao lado do seu esposo ser ativa em entidades como o Lions Clube, Rotary Clube e casa da Amizade, sempre contribuindo para o fortalecimento da comunidade. Era um exemplo no lar, como esposa, mãe exemplar, vô e bisavô amorosa. Deixou um legado de humanidade e compaixão, e que diante de tudo o que a Dona Domingas fez, entendia ser justo e merecida colocar o nome da piscina térmica de “Piscina Térmica Dona Domingas”. Disse que hoje tem cerca de 300 pessoas que praticam a hidroginástica entre outras atividades na área da saúde. Que a homenagem a sua memoria e uma forma de simbolizar e eternizar a sua presença na história de Constantina, reconhecendo o exemplo de vida de uma mulher que fez da solidariedade e do cuidado ao próximo a sua missão.

Agradeceu os vereadores que aprovaram o seu projeto.

Disse que a Festa da Família da Escola Santa Terezinha foi linda, que houve integração de todas as famílias e foi muito bem organizada pelos educadores. Lembrou que a Escola é um espaço fundamental na formação das crianças, não só no aprendizado, mas também na construção de valores, respeito e cidadania. Que quando a família está presente e participa da Escola a educação se fortalece ainda mais, refletindo no futuro da comunidade.

Parabenizou o ex-vereador Ademar pelo lançamento da sua segunda obra, relatando a sua história e emocionando muitos presentes que estavam presentes no evento. Que o Ademar é corajoso é um exemplo de superação.

Colocou que esteve na secretaria de obras levando reivindicações que recebeu de munícipes, entre elas e que a muito tempo já pediu, de que seja colocado um contêiner na Avenida Amândio Araújo, esquina com a Sabino Fiorentin. Que a lixeira que tem lá não comporta o volume de lixos que é colocado. Pediu também que seja feita a recuperação do asfalto na saída para o Xingu. Ainda, pediu que seja arrumado o letreiro junto a BR 386 do nome de Constantina.

Ponderou que no final da tarde esteve na secretaria de Obras conversando com os funcionários da mesma, parabenizando os mesmos pelo Dia do Trabalho.

Destacou e elogiou o início dos trabalhos do Coral Municipal.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

*CONSTANTINA- Audiência Pública

Publicado em

em

A Câmara Municipal de Constantina convida a comunidade para participar da audiência pública que discutirá o Projeto de Lei nº 077/2026, que estabelece regras para a circulação e utilização de bicicletas elétricas, equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e ciclomotores nas vias urbanas do município.

Data: 17/06

Horário:19h

Local: Câmara Municipal de Constantina

Sua participação é importante para contribuir com este debate e acompanhar uma proposta que impacta a mobilidade e a segurança no trânsito de nossa cidade.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

CÂMARA MUNICIPAL DE CONSTANTINA REALIZA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA

Publicado em

em

Na noite de segunda-feira (04/05), a Câmara de Vereadores de Constantina realizou a 7ª Sessão Ordinária, com a aprovação de importantes projetos para o município.

Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem à Dona Domingas, primeira farmacêutica e parteira de Constantina. Com atuação fundamental em uma época de acesso limitado à saúde, ela se tornou referência de cuidado para muitas famílias. O projeto, de autoria da vereadora Neli Volpi, denomina a piscina térmica do município com seu nome. A entrega simbólica foi realizada ao esposo da homenageada.

Também foram aprovados:

Projeto que destina mais de R$ 1,6 milhão para a duplicação da Avenida Presidente Vargas, sendo R$ 1 milhão em recursos do Governo do Estado e o restante de contrapartida do Município;

Repasse de recursos à Liga Feminina de Combate ao Câncer

Repasse de R$ 25 mil à Associação de Proteção aos Animais (APAC)

A sessão ainda contou com indicações e pedidos de providências dos vereadores.

As sessões são abertas ao público e transmitidas pelo YouTube da Câmara.

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

Pronunciamento do presidente na sessão do dia 04/05

Publicado em

em

Vereador André Zanella:

Concordou com o vereador Villa da necessidade de se realizar melhorias na entrada do Distrito do São Marcos.

Saudou e elogiou o trabalho da APAC. Destacou a aprovação do valor de R$ 25 mil reais para a entidade por parte do município e disse saber do trabalho essencial que a APAC faz no município, e que se a APAC não fizesse o que faz seria muito mais difícil para o Poder Público tomar providências. Ponderou que foi criado o Fundo Municipal de Bem-Estar dos Animais através de uma agenda que teve no ano passado na capital gaúcha, onde, através deste fundo será aportado recursos do Estado para o município através de uma lei, e os municípios que tem esse fundo serão beneficiados.

Parabenizou a Escolinha AFC que se sagrou campeã no dia 26 de abril em competição de futebol de campo envolvendo vários municípios. Parabenizou o professor Rogerio Berlezzi e todos os pais que acompanham seus filhos nas atividades esportivas.

Parabenizou a comunidade da Linha Bressan pela belíssima festa que organizou.

Parabenizou a colega Neli por ter prestado homenagem a Dona Domingas.

Colocou que esteve em contato com o chefe de gabinete do DAER, e que este disse que está finalizado o projeto do acesso asfáltico de Constantina ao Engenho Velho e que agora está aguardando o parecer da Junta de Coordenação Orçamentária Financeira do RS, que vai possibilitar o processo de licitação desta importante obra.

Lembrou que a regularização do titulo de eleitor se encerra dia 06 de maio (hoje). Das 10h às 17h junto ao Cartório Eleitoral de Constantina.

Parabenizou o ex-vereador Ademar pelo lançamento do seu segundo livro. Disse que o mesmo é um exemplo de superação.

Desejou e felicitou todas as mães pelo dia que virá em homenagem a elas.

Continue lendo