Conecte-se conosco

Geral

CANDIDATOS FRANCESES DESISTEM PARA TENTAR BARRAR ULTRADIREITA

Publicado em

em

Oponentes do partido francês Reunião Nacional (RN) intensificaram sua tentativa de impedir o partido de ultradireita de chegar ao poder, nesta terça-feira (2), quando mais candidatos disseram que não participarão do segundo turno das eleições deste fim de semana para evitar a divisão do voto anti-RN.

Mais de 180 candidatos confirmaram que não participarão do segundo turno de domingo para o Parlamento nacional da França, com 577 assentos, de acordo com estimativas da mídia local. Outros têm até 18h (13h de Brasília) para fazer sua escolha.

O partido de Marine Le Pen saiu bem à frente no primeiro turno da votação, no último domingo. Isso ocorre depois que a aposta do presidente Emmanuel Macron em uma eleição antecipada saiu pela culatra, deixando seu campo de centro em um modesto terceiro lugar, atrás de uma aliança de esquerda formada às pressas.

Mas, mesmo antes das manobras das últimas 24 horas para criar uma “frente republicana” para bloquear o partido eurocético e anti-imigração, estava longe de ser claro que o RN poderia conquistar os 289 assentos necessários para a maioria.

As pesquisas de opinião calcularam que o primeiro turno colocava o RN no caminho para algo entre 250 e 300 assentos. Mas isso foi antes das desistências táticas e dos apelos de todos os partidos para que os eleitores apoiassem o candidato que estivesse em melhor posição para derrotar o rival local do RN.

“A partida ainda não terminou”, disse a prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, à France 2. “Precisamos mobilizar todas as nossas forças.”

O RN é hostil a uma maior integração da União Europeia e cortaria o financiamento da UE. Grupos de direitos humanos levantaram preocupações sobre como suas políticas de “França em primeiro lugar” e antimigrantes se aplicariam às minorias étnicas, enquanto os economistas questionam se seus planos de gastos pesados são totalmente financiados.

Os mercados financeiros subiram na segunda-feira com o alívio de que a extrema-direita não teve um desempenho melhor, mas a reação foi silenciada pelo fato de que um Parlamento suspenso também arriscaria a paralisação das políticas pelo resto da Presidência de Macron até 2027.

“Frente Republicana”

Houve uma confusão inicial sobre a possibilidade de os aliados de Macron se retirarem das disputas locais em favor de candidatos rivais mais bem posicionados, caso fossem do partido de esquerda radical França Insubmissa (LFI), de Jean-Luc Mélenchon.

No entanto, Macron disse na segunda-feira em uma reunião a portas fechadas de ministros no Palácio do Eliseu que a prioridade máxima era barrar o RN do poder e que os candidatos do LFI poderiam ser endossados, se necessário.

A “frente republicana” já funcionou antes, como em 2002, quando eleitores de todos os campos se uniram a Jacques Chirac para derrotar o pai de Le Pen, Jean-Marie, em uma disputa presidencial.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PASTOR OSIEL GOMES SOFRE GRAVE ACIDENTE DE CARRO: “LIVRAMENTO”

Publicado em

em

Por

O pastor Osiel Gomes, presidente da Assembleia de Deus em Tirirical, no Maranhão, capotou o carro em uma estrada. O veículo, onde ele estava com sua esposa, Aderian, ficou com o teto destruído, mas eles não se machucaram.

No vídeo, divulgado pela página Assembleias de Valor, o pastor aparece falando em livramento:

– Foi livramento do céu – declarou o pastor.

Aderian também comentou o assunto em seu Instagram:

– Glória a Deus por este grande livramento!

Não há informações detalhadas sobre o ocorrido, mas as imagens sugerem que o carro capotou na noite deste domingo (5). No dia, o casal esteve na Assembleia de Deus em Tasso Fragoso, no interior do Maranhão.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

RS: PARENTE É PRESA APÓS TRAGÉDIA COM BOLO ENVENENADO EM TORRES

Publicado em

em

Por

A polícia prendeu neste domingo (5) uma parente da família que comeu bolo envenenado na cidade de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de Natal e resultou na morte de três mulheres.

A suspeita, que é nora de Zeli dos Anjos, de 60 anos, foi detida por triplo homicídio duplamente qualificado e tentativa de triplo homicídio. Zeli, que preparou o bolo, também foi intoxicada e está em estado de choque e permanece internada na UTI.

O envenenamento ocorreu durante uma confraternização natalina. Minutos após consumirem o bolo, cinco pessoas passaram mal. Duas morreram no mesmo dia, e a terceira vítima fatal foi confirmada horas depois.

Um menino de 10 anos, sobrinho-neto de Zeli – também foi intoxicado e chegou a ser tratado na UTI, mas já foi transferido para a ala pediátrica, onde está em observação, com quadro estável.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos toxicológicos para confirmar a substância usada e esclarecer o que ocorreu, mas análises laboratoriais iniciais detectaram a presença de arsênio no sangue das vítimas fatais.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Câmara de Vereadores de Constantina Informações

VISITA DE CORTESIA AO EXECUTIVO

Publicado em

em

Por

Hoje pela manhã como presidente da Câmara Municipal realizei uma visita de cortesia ao prefeito e ao vice-prefeito para reforçar o compromisso com a nova administração. Durante o encontro, destaquei a importância do diálogo e da parceria entre os poderes, colocando-me à disposição para colaborar na construção de projetos que beneficiem a população e fortaleçam o desenvolvimento do município.

Continue lendo