Conecte-se conosco

Saúde

Vacinação contra a gripe começa dia 04 de abril

A campanha nacional ocorrerá em duas etapas.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde inicia no dia 4 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

APÓS 21 DIAS, INFLUENCER ISABEL VELOSO ACORDA DO COMA

Publicado em

em

Por

Joelson Veloso, pai da influenciadora Isabel Veloso, comunicou, por meio das redes sociais, que sua filha acordou do coma. A jovem de 18 anos, que luta contra um infoma de Hodgkin desde os 15, está há 21 dias na UTI do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, Paraná. Ela despertou após ter os sedativos interrompidos.

– Nossa princesa está acordada! Bem cuidada, forte e gigante na fé e na luta. Cada respiração dela é um milagre, cada olhar, um sinal de esperança. Seguimos firmes, agradecidos por cada passo e por todas as orações. Deus está conosco! – escreveu Joelson.

Isabel foi intubada após passar por um transplante de medula óssea. O procedimento foi necessário após os médicos identificarem excesso de magnésio em seu sangue.

O marido de Isabel, Lucas Borba, convidou os seguidores para estarem no dia 29 de dezembro no jardim do hospital para orarem pela vida de todos os pacientes. Ele disse que será um momento de louvor e intercessão.

Isabel e Lucas são pais do pequeno Arthur, que completa 1 ano neste mês.

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

ANVISA PROÍBE RAIA DROGASIL DE VENDER DUAS MARCAS DE REMÉDIOS

Publicado em

em

Por

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (23), o comércio e a propaganda de medicamentos da Bwell e da Needs. As marcas pertencem ao grupo RD Saúde, proprietário das redes de farmácias Raia e Drogasil.

Segundo a resolução da agência, a empresa não tem autorização para a produção de medicamentos, por isso a medida se aplica a todos eles, sem exceção. O grupo RD Saúde diz que os produtos são registrados no órgão regulador e afirma que vai entrar com recurso.

Além dos sites das farmácias, a proibição se estende para pessoas físicas, jurídicas ou meios de comunicação que comercializem ou divulguem medicamentos dessas marcas.

Nas redes sociais, usuários demonstraram preocupação em relação a outras categorias de produtos das marcas, como cosméticos e suplementos. No entanto, como a proibição fala apenas sobre medicamentos, a medida não se estende a itens de beleza ou de cuidados diários, como protetores solares ou curativos.

Já os suplementos e vitaminas podem depender de como foram classificados na agência.

A reportagem checou 11 vitaminas da Needs que aparecem no site da Drogasil e apenas cinco delas contêm advertência para o fato de não serem medicamentos. As demais, com exceção do Polivitamínico Needs Vita A-Z, levam aviso do Ministério da Saúde, que alerta para a falta de evidências científicas comprovadas de que previnam, tratem ou curem doenças.

PRONUNCIAMENTO
Em nota, a RD Saúde afirma que não é uma indústria e não produz medicamentos.

– Os medicamentos das marcas Bwell e Needs são produzidos por indústrias farmacêuticas devidamente licenciadas e autorizadas pela Anvisa, seguindo rigorosamente as normas regulatórias aplicáveis. Os produtos das duas marcas estão devidamente registrados na agência reguladora – diz o pronunciamento.

A empresa acrescenta que vai detalhar seus procedimentos em recurso administrativo, que ainda será apresentado à Anvisa.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo

Geral

ANVISA SUSPENDE LOTES DE SABÃO YPÊ POR CONTAMINAÇÃO BACTERIANA

Publicado em

em

Por

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quarta-feira (26), o recolhimento de lotes de sabão líquido para roupas da marca Ypê por contaminação microbiológica.

De acordo com a agência, uma análise conduzida pela própria fabricante constatou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nos produtos.

Foram reprovados os seguintes lotes:

Lava-roupas líquido Ypê Express

Lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011

Lava-roupas líquido Tixan Ypê

Lotes 254031 e 193021

Lava-roupas líquido Ypê Power Act

Lotes 190021, 223021 e 228031

A Ypê afirma que recolherá também o lote 097021 do lava-roupas líquido Tixan Ypê – versão Maciez. Além do recolhimento, a medida da agência estipula a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes reprovados, conforme publicação no Diário Oficial da União.

Em comunicado publicado em seu site, a Ypê orienta aqueles que possuem produtos desses lotes a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) pelo número 0800-1300-544.

– A Pseudomonas aeruginosa é um microrganismo comum no ambiente e, nas condições normais de uso de um lava-roupas, apresenta risco extremamente baixo para a população em geral e risco baixo para pessoas com sistema imunológico debilitado. Ainda assim, orientamos que você interrompa o uso do produto caso ele esteja entre os lotes identificados e entre em contato com nosso SAC para realizar a substituição gratuita – diz a empresa.

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista frequentemente associada a infecções hospitalares. Em pessoas saudáveis, ela pode provocar irritação na pele, por exemplo, enquanto em pessoas imunocomprometidas pode provocar pneumonia, entre outros quadros.

*AE

PLENO.NEWS

Continue lendo