Conecte-se conosco

Geral

CASOS DE COVID AUMENTAM 85% NO ESTADO DE SÃO PAULO APÓS CARNAVAL

Publicado em

em

Os casos de covid-19 dispararam no estado de São Paulo após a semana de Carnaval, indicam dados oficiais do governo coletados pela Info Tracker —plataforma da USP e Unesp que monitora a covid.

O que aconteceu
Os casos de covid no estado aumentaram ao menos 85% após o Carnaval. Os dados da oitava semana epidemiológica do ano, de 18 a 21 de fevereiro, indicam que 7.920 pessoas foram contaminadas nos dias anteriores, incluindo os dias de Carnaval, que aconteceu de 9 a 13 deste mês. Na semana de 11 a 17 de fevereiro, o governo de SP divulgou 4.291 contágios.

Esse número deve crescer, já que a oitava semana epidemiológica do ano —iniciada no dia 18— só acaba no dia 24. A divulgação dos dados, no entanto, será apenas na quarta-feira (28). “Na próxima atualização, esse percentual vai esticar”, diz Wallace Casaca, um dos coordenadores da Info Tracker.

Em um mês, o aumento de casos foi de 224%, segundo o governo de SP. Entre 21 e 27 de janeiro (quarta semana epidemiológica), o estado havia contabilizado 2.443 infectados pelo vírus da covid.

Na cidade de São Paulo, os casos aumentaram 438% desde o começo do ano. Os dados municipais, atualizados apenas até a sexta semana epidemiológica (de 31 de janeiro a 7 de fevereiro), informam 613 novos diagnósticos.

Já a média nacional de casos aumentou 37% no Brasil no pré-Carnaval. A alta, no entanto, se refere à sétima semana epidemiológica do ano, de 11 a 17 de fevereiro, quando 45.180 pessoas foram infectadas, contra 33.020 na semana epidemiológica anterior. “O aumento reflete as aglomerações do pré-Carnaval”, diz Wallace Casaca, um dos coordenadores da Info Tracker.

Esses números devem subir após o governo federal incluir as infecções registradas durante o Carnaval. “Como parte dos dados municipais e estaduais ainda estão sendo recebidos e contabilizados pelo governo, é esperado uma elevação nos casos na próxima atualização”, diz Casaca. Comparada à primeira semana de janeiro (19.950), a alta foi de 127%.

Entre 21 de dezembro e 10 de fevereiro, 1.325 pessoas morreram no Brasil vítimas da covid. O dado é do Ministério da Saúde.

´´A vacinação vem reduzindo os óbitos em decorrência da covid. Soma-se o fato de que parte da população adquiriu imunidade natural, e as cepas em circulação, todas da família ômicron, são menos letais que suas predecessoras´´.

Os números, que podem mudar em caso de atualização, se referem apenas ao que chegou aos órgãos oficiais.

Exames positivos aumentam no país
As infecções na região Norte estão caindo, enquanto sobem no Centro-Sul, diz boletim da Fiocruz. Embora não divulgue o total de infecções, a fundação afirma que a “tendência de longo prazo” é o que os casos aumentem na região.

Os exames de diagnósticos confirmam a tendência de alta para o Centro-sul. Paraná (46%), Minas Gerais (43%), Rio de Janeiro (38%), Distrito Federal (38%), São Paulo (35%) e Goiás (34%) têm os maiores percentuais de exames positivos para covid. Os dados são do Instituto Todos pela Saúde, que compilou os resultados dos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin.

Pela primeira vez desde dezembro, o Brasil registrou um percentual de testes positivos acima de 35%. Foram 36% entre 4 a 10 de fevereiro, ante 20% na primeira semana do ano. “O período analisado ainda não inclui o Carnaval, o que pode refletir em um aumento ainda maior de positividade, diz instituto.

O atendimento de pacientes com covid aumentou 31% nos 69 hospitais da Rede D’Or em 13 estados e DF. O levantamento, de 11 a 17 de fevereiro, comparou com a semana anterior, de 4 a 10. “Os casos subiram de 119 para 156”, diz a rede em nota. “São Paulo acumula quase metade do total, com 48,7% dos diagnósticos.”

No Einstein de São Paulo, o aumento foi de 44%. A comparação é entre a semana de 28 de janeiro e 3 de fevereiro e a semana de 4 a 10 de fevereiro. “Foram de 378 positivos para 545”, diz em nota.

Crianças e idosos sofrem mais
Em 2024, a covid responde por 43% dos brasileiros de 0 a 2 anos com alguma doença respiratória —como Influenza A, Influenza B e vírus sincicial respiratório—. O dado é da Fiocruz, e esse índice chega a 91% entre maiores de 65 anos.

“A preocupação com a covid persiste, especialmente diante do aumento dos registros após as aglomerações recentes”, declara Marco Cesar, diretor clínico da Salus Imunizações. “Essas aglomerações são propícias para a transmissão do vírus, especialmente entre não vacinados ou com imunidade comprometida.”

As recomendações permanecem as mesmas. “Vacinação com todas as doses, evitar contato com pessoas sintomáticas, uso do álcool gel e máscaras em aglomerações”, diz o infectologista da Fundação de Medicina Tropical de Manaus, Noado Lucena. “Se sintomático (dor na garganta, coriza, tosse), é preciso fazer teste e se isolar.”

UOL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo

Geral

MENINO DE 12 ANOS CHORA E PEDE AJUDA APÓS STF NEGAR REMÉDIO

Publicado em

em

Por

É com lágrimas nos olhos e com um apelo desesperado que o menino Felipe, de apenas 12 anos, aparece em um vídeo que tem mobilizado as redes sociais em prol da melhora de seu quadro de saúde. No choro, um desabafo: “Eu tô sempre sendo furado, está muito difícil”. A razão do relato é a dura batalha que Felipe enfrenta contra uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói (RJ) e, há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela SHUa estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

Mesmo diante desse quadro complexo, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em setembro do ano passado, que fosse concedido ao menino o medicamento Ravulizumabe, cujo preço de cada ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

Segundo a família, quando Felipe foi diagnosticado com a síndrome, ele foi retirado da fila de transplante e, só após o uso do medicamento, é que poderá voltar a ficar na lista para receber um novo órgão. Com a negativa do remédio, ele precisa enfrentar sessões de hemodiálise três vezes por semana para seguir vivo. Além da batalha contra a falência renal, ele tem sofrido com condições neurológicas, como convulsões.

Para tentar arrecadar recursos que possam custear o tratamento do menino e a aquisição do remédio Ravulizumabe, a família de Felipe criou uma vaquinha virtual para tentar alcançar uma meta de R$ 3 milhões. Até a manhã desta quarta-feira (16), a arrecadação já tinha chegado a R$ 1,4 milhão, com 59,5 mil doadores.

Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

PLENO.NEWS

Continue lendo