Conecte-se conosco

Geral

HIGIENE NA ACADEMIA: COMO SE PROTEGER DE DOENÇAS?

Publicado em

em

Você tem o costume de limpar os equipamentos da academia antes de utilizá-los? Apesar de parecer simples, o hábito é fundamental para prevenir doenças diversas que podem ser contraídas por meio de superfícies contaminadas por bactérias, fungos ou vírus.

“Equipamentos de ginástica são terrenos férteis para germes”, afirma Rubens Pereira, infectologista e professor do curso de medicina da Universidade de Franca (Unifran), à CNN. “Dentre as principais doenças que podem ser adquiridas, destacamos as gastroenterites, conjuntivite, foliculites, escabiose, impetigo, pediculose, hepatite A, Covid-19, gripe e micoses”, acrescenta.

Isso acontece porque a academia é um ambiente que propicia o contato entre pessoas, além de facilitar o contágio de equipamentos por quem está com alguma infecção. “Uma pessoa infectada pode contaminar um equipamento. Além disso, a combinação de umidade e temperatura elevada propicia a proliferação de microrganismos”, esclarece Alexandre Piva, infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), à CNN.

Quanto tempo os microrganismos ficam nos aparelhos?

O tempo de sobrevivência desses microrganismos nos aparelhos de academia irá depender das características da superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Por exemplo, um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

Outro estudo publicado no Clinical Journal of Sports Medicine descobriu que 63% de todos os equipamentos de ginástica estão contaminados com rinovírus, que causa o resfriado comum. O vírus do resfriado pode viver em superfícies duras por até sete dias enquanto o vírus da gripe (influenza A e B) pode viver até 24 horas.

Suor pode transmitir doenças?

De acordo com os especialistas consultados pela CNN, o suor não transmite doenças e, inclusive, pode possuir propriedades antibacterianas.

“Geralmente, o suor não transmite infecções por não possuir células vivas para se multiplicar. O odor do suor é causado pelo produto do metabolismo de uma bactéria chamada propionibacterium. No entanto, a umidade favorece o desenvolvimento de fungos”, afirma Pereira.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser transmitidas na academia?

É mito que as ISTs podem ser transmitidas através do colchonete ou de um aparelho de academia. “Como o próprio nome diz, as infecções sexualmente transmissíveis necessitam do contato sexual para serem transmitidas”, reforça Piva.

Por isso, não se preocupe: não é possível pegar uma IST na academia. A principal forma de se prevenir contra esse tipo de infecção é utilizar preservativo nas relações sexuais e manter a vacinação em dia contra doenças que podem ser prevenidas por vacinas, como HPV e hepatite B.

Veja como manter a higiene na academia, antes, durante e depois do treino

A seguir, confira as principais orientações dos especialistas para manter a higiene na academia antes, durante e depois do treino:

  • Muitas academias oferecem álcool ou desinfectante em spray para os usuários. Utilize-o antes e após usar um aparelho;
  • Lave as mãos ou use álcool em gel antes de iniciar o treino e após o término;
  • Evite tocar os olhos, nariz e lábios durante o treino;
  • Não compartilhe garrafas de água e outros utensílios de uso pessoal;
  • Lave as roupas de academia e toalhas após o uso;
  • No caso de aulas de ioga ou pilates solo, leve seu próprio tapete/colchonete.
  • Mantenha bolsa/mochila, fones de ouvido e garrafas de água devidamente higienizados após o treino.

“Vale lembrar da regra de ouro: não faça com os outros o que não gostaria que fosse feito a você. Se estiver doente, não vá à academia e seja responsável”, enfatiza Pereira.

CNN BRASIL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

CADASTRO PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ENCERRA DIA 25 DE ABRIL

Publicado em

em

Por

O Passe Livre é um programa de esfera estadual que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer curso reconhecido pelo MEC (nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular, superior). Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Os estudantes interessados em fazer o cadastro, devem entrar em contato o quanto antes, com o Coordenador do Programa no Município, Patrick Savaris, para buscar informações referentes a documentação necessária. Pois o prazo para esse semestre encerra no dia 25 de abril.

O contato pode ser feito pelo Whats (54) 99614 6978 ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO:

• Residir em Constantina e frequentar instituição de ensino em outra cidade;

• Comprovar matrícula em instituição de ensino no primeiro semestre de 2025;

• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, (renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 2.484,78.) Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Carteira de identificação estudantil AERGS 2025;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• Ficha cadastral;

• Declaração do grupo familiar (autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica) para os estudantes que precisam comprovar renda per capita.

• Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos 03 meses, de acordo com a atividade exercida, ou declaração autenticada em cartório ou com assinatura eletrônica de que não possui renda (maiores de 16 anos).

• Está dispensada a apresentação do comprovante de renda os estudantes que:

A) Comprovarem ser beneficiários (100%) cem por cento do Programa Universidade para Todos – PROUNI;

B) Comprovarem matricula nas Universidades Federais e que possuam condição de carentes, comprovada mediante apresentação do benefício da Pró Reitoria de assistência Estudantil – PRAE;

C) Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;

D) Ou outros programas públicos assistenciais que identifiquem e caracterizem as famílias de baixa renda.

• Cópia de documento de identificação oficial do(a) estudante e do grupo familiar;

• Carteirinha de estudante 2025 (AERGS); https://nova-carteira.aergs.com.br/-passe-livre

• Atestado de matrícula 2025/1 que comprove os dias de aula do(a) aluno(a) beneficiado(a), bem como previsão do recesso letivo (início e termino do semestre), expedido pela instituição de ensino;

• Atestado do Prouni 2025/1, para os estudantes que são bolsistas 100%;

• Para renovação do cadastro: Atestado de frequência do semestre anterior (2024/2).

• Comprovante de residência;

• Uma foto digital 3×4 (pode ser com o celular) para anexar no sistema.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris, ou na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Acesse o link e imprima as fichas :

https://constantina.rs.gov.br/cadastro-para-o…/…

Continue lendo

Educação

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CONSTANTINA!

Publicado em

em

Por

Atenção estudantes de Constantina, inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil 2025 (1º Semestre) encerram no dia 25 de abril.

O Passe Livre é um programa de esfera estadual, que visa auxiliar no acesso ao transporte intermunicipal, com finalidade educacional.

São aceitas inscrições de estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior. Que são de Constantina e frequentam instituição de ensino em outra cidade.

Informações no Whats (54) 99614 6978 com Patrick Savaris ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – SMECTD.

Continue lendo

Geral

MENINO DE 12 ANOS CHORA E PEDE AJUDA APÓS STF NEGAR REMÉDIO

Publicado em

em

Por

É com lágrimas nos olhos e com um apelo desesperado que o menino Felipe, de apenas 12 anos, aparece em um vídeo que tem mobilizado as redes sociais em prol da melhora de seu quadro de saúde. No choro, um desabafo: “Eu tô sempre sendo furado, está muito difícil”. A razão do relato é a dura batalha que Felipe enfrenta contra uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói (RJ) e, há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela SHUa estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

Mesmo diante desse quadro complexo, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em setembro do ano passado, que fosse concedido ao menino o medicamento Ravulizumabe, cujo preço de cada ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

Segundo a família, quando Felipe foi diagnosticado com a síndrome, ele foi retirado da fila de transplante e, só após o uso do medicamento, é que poderá voltar a ficar na lista para receber um novo órgão. Com a negativa do remédio, ele precisa enfrentar sessões de hemodiálise três vezes por semana para seguir vivo. Além da batalha contra a falência renal, ele tem sofrido com condições neurológicas, como convulsões.

Para tentar arrecadar recursos que possam custear o tratamento do menino e a aquisição do remédio Ravulizumabe, a família de Felipe criou uma vaquinha virtual para tentar alcançar uma meta de R$ 3 milhões. Até a manhã desta quarta-feira (16), a arrecadação já tinha chegado a R$ 1,4 milhão, com 59,5 mil doadores.

Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

PLENO.NEWS

Continue lendo
Sair da versão mobile